Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Como diminuir a caspa da dermatite seborreica: rotina capilar + cuidados com o couro cabeludo descamando

 Não sabe como eliminar a caspa no cabelo? Descubra aqui as principais causas para dermatite seborreica e como tratar o quadro!

Não sabe como eliminar a caspa no cabelo? Descubra aqui as principais causas para dermatite seborreica e como tratar o quadro!

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Você tem lidado com o couro cabeludo descamando? Então é importante ligar o sinal de alerta! Isso porque a formação dessas escamas brancas é um dos principais sintomas da dermatite seborreica. Popularmente conhecida como caspa no cabelo, a condição é mais comum do que se imagina e pode afetar diretamente a sua saúde e bem-estar. Para driblar esse incômodo no couro cabeludo, o DermaClub bateu um papo com a dermatologista Carolina Marçon, que revelou dicas de como diminuir a caspa no cabelo causada pela inflamação - incluindo o melhor shampoo para dermatite seborreica. Dá só uma olhada!

Dermatite seborreica: entenda como o quadro surge

Antes de descobrir como diminuir a caspa no cabelo, é importante entender o que causa a dermatite seborreica. Afinal, a prevenção é sempre o melhor remédio, certo? De maneira geral, o quadro é uma condição determinada geneticamente que pode ser agravada por outros fatores, como o excesso de oleosidade e o contato com água quente.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Nesse sentido, a especialista adianta: “A dermatite seborreica possui uma tendência à inflamação do couro cabeludo que, por sua vez, leva a irritação e descamação”. Outro fator que pode resultar nesse problema são os fungos presentes no nosso couro cabeludo em simbiose. “Mediante à algumas condições, como a própria inflamação e a oleosidade da raiz, eles se proliferam e contribuem ainda mais para um couro cabeludo descamando e inflamado”, revela.

Os cuidados necessários para diminuir a caspa no cabelo

Por se tratar de uma doença definida geneticamente, a dermatite seborreica não possui cura. No entanto, existem alguns fatores que predispõem o couro cabelo descamando e que podem ser evitados para que as crises não fiquem constantes. O uso de água quente durante o banho no inverno, por exemplo, é o principal deles. “Além de favorecer a inflamação, ela estimula o aumento da oleosidade no couro cabeludo”, relaciona a profissional. Na prática, isso pode desencadear o processo de inflamação dos fungos presentes na região e a caspa no cabelo.

A frequência de lavagem do couro cabeludo é outro ponto importante que pode aumentar os riscos de dermatite seborreica. Ao contrário do que muitos pensam, o intervalo entre a limpeza dos fios deve ser pensado de acordo com a oleosidade da raiz - já que a quantidade de sebo pode variar de uma pessoa para outra. “Quando a raiz fica oleosa ela favorece a dermatite seborreica, o enfraquecimento do bulbo e a queda do fio”, afirma. Além disso, o consumo excessivo de bebidas alcóolicas é outra condição que pode piorar o quadro de caspa no cabelo.

Shampoo para dermatite seborreica é fundamental na rotina capilar

Produtos relacionados

Se você tem caspa no cabelo e quer controlar essa condição, saiba que é preciso de uma boa rotina capilar. Nesse caso, o uso do shampoo para dermatite seborreica é o principal cuidado para tratar o couro cabeludo descamando. “Existem produtos com componentes antifúngicos e ativos anti-inflamatórios, como ácido salicílico, cetoconazol e piritionato de zinco, que podem ser utilizados”, recomenda a dermatologista.

No entanto, não basta apenas fazer uso de apenas um shampoo para dermatite seborreica. De acordo com a especialista, o ideal é intercalar produtos com diferentes funções, como controle da oleosidade, ação esfoliante e propriedades calmantes. “O shampoo para raiz oleosa tende a ressecar os fios e, por isso, é importante alternar os itens”, relaciona.

Além disso, é preciso evitar o uso de bonés e gorros enquanto os fios estiverem úmidos, assim como dormir de cabelo molhado. Dessa forma, é possível impedir a proliferação de fungos no couro cabeludo e, consequentemente, a dermatite seborreica.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Publicada em: 27 de Setembro de 2021
Modificada em: 27 de Setembro de 2021

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Hiperpigmentação da pele negra: porque as manchas aparecem com mais facilidade?

Hiperpigmentação da pele negra: porque as manchas aparecem com mais facilidade?

Dermatologista

Qual é o melhor shampoo para caspa? Saiba qual produto escolher para tratar a dermatite seborreica

Qual é o melhor shampoo para caspa? Saiba qual produto escolher para tratar a dermatite seborreica

Caspa

Neurodermatite e dermatite atópica são a mesma coisa?

Neurodermatite e dermatite atópica são a mesma coisa?

Dermatologista

Linhas de expressão na testa: veja como é possível amenizar esses sinais da pele!

Linhas de expressão na testa: veja como é possível amenizar esses sinais da pele!

Dermatologista

O que causa a acne adulta? Dermatologista explica todos os motivos da formação de cravos e espinhas na pele

O que causa a acne adulta? Dermatologista explica todos os motivos da formação de cravos e espinhas na pele

Dermatologista

Manchas nas costas podem ser melasma? Dermatologista indica o melhor tratamento para as marcas

Manchas nas costas podem ser melasma? Dermatologista indica o melhor tratamento para as marcas

Dermatologista

Últimas Matérias

Pele hidratada: veja como o verão pode deixar sua pele ressecada e saiba como corrigir o problema Acne hormonal: como tratar a oleosidade, cravos e espinhas no rosto por ovários policísticos (SOP) Tratamento com ácido hialurônico: em quanto tempo dá resultados? Hiperpigmentação pós-inflamatória: o que é? Acne e foliculite causam esse quadro? Peeling químico, depilação a laser: como cuidar da pele sensível após esses procedimentos no verão? Envelhecimento precoce antes dos 30: como tratar e prevenir manchas, flacidez e rugas na pele
Ver mais

escolha a loja de sua preferência