Você já ouviu falar no jato de plasma? Esse procedimento estético promete fazer milagres na pele, como tratar rugas, os famosos pés de galinha, manchas - até mesmo as de melasma -, além de espinhas, cicatrizes de acne, entre outras imperfeições. Para que o jato de plasma tenha o devido efeito, é importante focar nos cuidados pós-procedimento para cicatrizar a região tratada e otimizar os resultados. Conversamos com a dermatologista Tatiana Matos que explicou todos os benefícios desse tratamento e revelou dicas de como cuidar da pele depois.
O que é jato de plasma? Entenda como esse procedimento estético é feito
O jato de plasma é um procedimento estético feito com uma caneta dermatológica que emite o plasma através de um tipo de radiação luminosa, formado por uma corrente de alta tensão. O plasma é o quarto estado da matéria onde os elétrons se separam dos átomos, produzindo uma espécie de gás ionizado. Quando essa radiação entra em contato com outro gás ou com o próprio ar atmosférico, acontece toda a mágica do procedimento!
A médica conta com mais detalhes a função dessa nova tecnologia: “Trata-se de uma tecnologia que reequilibra o potencial elétrico das membranas celulares e, assim, ocorre um aumento da síntese metabólica culminando na formação de colágeno, na produção de fibras elásticas, na melhora de irregularidades e imperfeições na pele”.
Quais são os benefícios do jato de plasma na pele?
A radiação emitida pela caneta causa uma espécie de lesão na pele que resulta no rejuvenescimento celular acelerado e no estímulo da formação de colágeno, que colabora para o tratamento de cicatrizes, estrias, linhas de expressão, rugas e acne.
Como devemos cuidar da pele após o procedimento?
Para que o tratamento seja eficaz, também é importante focar nos cuidados após o procedimento, já que a pele fica cheia de pequenas "queimaduras". A Drª Tatiana indica alguns produtos que não podem ficar de fora da sua rotina neste momento: “Devemos usar gel de limpeza suave para lavar a região, uso de água termal para hidratar, hidratantes em veículos calmantes e bastante filtro solar”. Foque bastante em dermocosméticos de estimulam a cicatrização! Se você faz tratamento com algum despigmentante, só poderá usar novamente após a recuperação completa.
Produtos relacionados
Com que frequência o jato de plasma deve ser feito?
Como todo procedimento que estimula a formação de colágeno, a especialista indica que o ideal é esperar de 2 a 3 meses para observar a necessidade de novas sessões. Não peque pelo excesso de tratamentos e confie no seu dermatologista para garantir o melhor resultado!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 12 de Setembro de 2020
Modificada em: 26 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiana Nogueira Matos
CRM: BA16601
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, formada pela Universidade Federal da Bahia , realizou residência em clínica médica no Hospital Santo Antônio/ Ba e dermatologia na Universidade de Santo Amaro/ São Paulo. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos nacionais e internacionais para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!