A melanina é uma proteína presente na pele e nos cabelos. Sua maior função é dar cor a essas respectivas áreas, além de garantir uma proteção natural para elas. Por outro lado, o excesso dessa substância ajuda na formação de manchas na pele, como é o caso do melasma e das melanoses - aquelas manchinhas amarronzadas que aparecem nas mãos. Contudo, será que o protetor solar é capaz de inibir a formação de melanina na região e evita esses problemas? O DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo.
É verdade que o protetor solar inibe a formação de melanina na pele?
De acordo com a médica, o filtro solar além de proteger a pele contra a radiação UVA e UVB, reduzindo o risco do melanoma e diminuir os sinais do envelhecimento, ele pode, sim, retardar a formação de melanina, prevenindo também a formação de manchas na pele.
6 maneiras de prevenir a formação de melanina e manchas na pele
1) O protetor solar deve ser um hábito diário na rotina de cuidados com a pele;
2) Deve ser usado todos os dias, mesmo no inverno, em tempos nublados, chuvosos ou quando ficamos em ambientes fechados;
3) O protetor deve ter amplo espectro contra os raios UVA e UVB e FPS 30, no mínimo;
4) Usar filtro com cor traz proteção adicional contra a luz visível, que também causa manchas na pele;
5) O filtro deve ser reaplicado a cada 2h;
6) Não se esqueça de abusar de óculos escuros, guarda-sol e chapéus de aba larga para curtir o calor bem protegido.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 11 de Fevereiro de 2019
Modificada em: 26 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Lilia Guadanhim
CRM: 133850
Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!