O retinol, assim como o ácido hialurônico, é considerado um ativo “milagroso” do skincare! Ele continua sendo uma das substâncias mais eficazes que atua na prevenção do envelhecimento da pele. Isso porque o retinol ajuda a estimular a regeneração celular, aumentar a síntese de colágeno e diminuir rugas acentuadas, sendo uma excelente cuidado para as rugas, flacidez, linhas de expressão, além de reduzir marcas e minimizar os poros. Quer saber mais sobre essa substância poderosa do rejuvenescimento? O DermaClub entrevistou a dermatologista Lilia Guadanhim que explicou tudo sobre o retinol.
Retinol: o que é? Conheça os benefícios do ácido retinóico para a pele
O retinol é um precursor do ácido retinóico, conforme explica a dermatologista. Ele também é conhecido como vitamina A, outra nomenclatura muito famosa na formulação dos dermocosméticos, que, ao ser absorvida pela pele, se transforma no tão desejado ácido retinóico. Independentemente do nome que ele é apresentado, o ativo proporciona os mesmos benefícios para a pele do paciente:
- Estimula a produção de colágeno;
- Melhora a textura da pele;
- Contribui para aparência de poros,
- Ação despigmentante;
- Trata rugas superficiais.
O retinol é indicado para todos os pacientes? Existe contraindicação?
O retinol, pesar de ter um perfil de tolerância muito bom, pode sim irritar a pele: “Em geral, ele não é indicado para pacientes com pele sensível, rosácea ou com intolerância a retinóides”. A solução para esses casos é apostar em um produto com retinol que tenha ativos calmantes e hidratantes na mesma formulação. Desta forma, o paciente com a pele reativa consegue alcançar o equilíbrio esperado e seguir com o tratamento anti-idade sem se preocupar com efeitos colaterais.
Como o retinol ajuda no combate aos sinais da idade?
Uma das funções mais pontuais do retinol são as de regeneração celular, esfoliação e síntese de colágeno, que conseguem garantir à pele uma aparência saudável e jovem por muito mais tempo. “Não é à toa que ele é indicado na prevenção e no tratamento do envelhecimento, no controle de oleosidade e da acne, redução da hiperpigmentação, além de atuar sobre a textura da pele, na aparência dos poros e viço”, ressaltou a especialista.
Uso do retinol: conheça os cuidados necessários com o ativo
Produtos relacionados
A primeira dica da Drª Lilia é sempre consultar o seu médico dermatologista de confiança antes de iniciar o uso de produtos para cuidar da sua pele, inclusive aqueles que contém retinol. Além disso, a médica lista outros cuidados importantes para se ter com o uso dessa substância:
- - Capriche no protetor solar;
- - Aplique um hidratante antes do retinol para diminuir o risco de irritações;
- - Opte por uma camada bem fina, o equivalente a uma ervilha de produto para o rosto todo;
- - Inicie o uso devagar e aumente a frequência de acordo com a tolerância da pele.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 21 de Agosto de 2020
Modificada em: 18 de Janeiro de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Lilia Guadanhim
CRM: 133850
Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!