Ela não é só seca, nem oleosa- na verdade, a pele mista é uma junção dessas duas características bem marcantes do rosto. Com a zona T (formada pela testa, nariz e queixo) oleosa e o restante mais ressecado, o principal objetivo de quem tem esse tipo de pele é encontrar o equilíbrio entre essas duas condições. Assim, é possível evitar problemas de sensibilidade, surgimento de espinhas e cravos na região.
Quer entender qual é a melhor rotina de cuidados para a pele mista? Quais produtos são mais indicados nesse caso? O Dermaclub conversou com a dermatologista Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, que deu as melhores dicas!
Índice
- Pele mista: quais são as características e como cuidar?
- Quais são as características da pele mista?
- Qual a diferença da pele mista e pele oleosa?
- Como saber se a minha pele é mista?
- Quais são os tipos de problema da pele mista?
- Quais cuidados devemos ter com a pele mista?
- Como criar uma rotina de skincare para pele mista?
- Como escolher os melhores produtos de skincare para pele mista?
Quais são as características da pele mista?
Pele mista é um tipo de pele que apresenta características tanto da pele seca quanto da pele oleosa. Esta condição é caracterizada por uma zona T (testa, nariz e queixo) oleosa, enquanto as bochechas e outras partes do rosto podem ser normais ou secas.
A principal causa dessa combinação é a distribuição desigual das glândulas sebáceas na pele, resultando em áreas com produção excessiva de sebo e áreas com produção insuficiente. Além disso, fatores ambientais como clima e poluição, bem como genética e alterações hormonais, também podem influenciar o equilíbrio de oleosidade da pele.
As pessoas com pele mista geralmente têm poros dilatados e são propensas a cravos, especialmente na zona T. A pele pode, inclusive, parecer brilhante ou oleosa em algumas áreas e seca ou até mesmo descamativa em outras, sendo assim, os cuidados com a pele mista precisam ser personalizados para tratar adequadamente cada área do rosto.
Isso pode incluir o uso de produtos hidratantes nas áreas secas e produtos que controlam a oleosidade nas áreas oleosas. Além, é claro, o uso diário do protetor solar diariamente e escolher produtos de maquiagem que não obstruem os poros.
Qual a diferença da pele mista e pele oleosa?
Pele mista e pele oleosa são dois tipos diferentes de pele que têm características distintas. A pele mista é caracterizada por uma combinação de áreas secas e oleosas no rosto, poros dilatados, cravos e um brilho relativamente saudável da pele, caso não hajam outras complicações. Isso porque a distribuição das glândulas sebáceas na pele é desigual.
Por outro lado, a pele oleosa é o resultado da produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas por toda a pele, e não em apenas algumas partes como nas peles mistas. Esta condição que deixa a pele oleosa, com um aspecto brilhante, úmido e propensa a cravos e espinhas pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo genética, alterações hormonais, estresse e clima quente e úmido.
A principal diferença entre a pele mista e a pele oleosa reside na quantidade e distribuição do óleo na pele. Enquanto a pele mista tem áreas tanto secas quanto oleosas, a pele oleosa é uniformemente oleosa em todo o rosto, além de ser mais propensa a problemas de acne do que a pele mista.
Como saber se a minha pele é mista?
Identificar se você tem pele mista pode ser um pouco desafiador, pois envolve observar cuidadosamente as características e comportamentos da sua pele. A principal característica da pele mista é a presença de áreas oleosas e secas ou normais no rosto, poros dilatados e cravos na zona T, enquanto as áreas secas podem parecer ou dar uma sensação de esticadas ou descamativas.
Quais são os tipos de problema da pele mista?
Pessoas que apresentam esse tipo de pele, possuem uma certa dificuldade de encontrar produtos que combinam com a sua rotina de cuidados. “Alguns pacientes ficam com o rosto oleoso demais, piorando a acne, e outros não percebem nenhuma melhora significativa”, disse a médica
Além disso, outro problema bem comum é a falta de hidratação da pele mista. Muita gente pensa que a região não precisa ser hidratada devido à oleosidade em pontos específicos do rosto e acaba excluindo essa etapa da rotina de beleza facial - o que pode acarretar problemas como o efeito rebote ou crises de ressecamento da pele. Na maioria das vezes essa produção de sebo excessiva significa a falta de hidratação, sabia? Então, para evitar as espinhas e a oleosidade, aposte em um hidratante facial com textura leve.
Quais cuidados devemos ter com a pele mista?
Um dos maiores cuidados que todo paciente com a pele mista precisa ter é a higienização adequada. “Devemos usar sabonetes que atuem de forma mais eficaz, controlando a oleosidade. E, o mais importante, procurar produtos que ajudam a proteger e hidratar a pele sem ativos altamente gordurosos e oclusivos, para não “pesar” na pele, aumentando produção do sebo.”, disse a dermatologista. O ácido salicílico é um ótimo ativo para limpeza da pele mista, por exemplo.
Confira essas dicas do Dermaclub para você aprender de vez a lidar com a sua pele mista:
- Controle de Oleosidade: Nas áreas críticas, onde a produção de sebo é excessiva, como na zona T, é recomendado o uso de produtos específicos para controle de oleosidade.
- Hidratação: A hidratação diária é fundamental para manter a pele saudável e resistente. Para a pele mista, é importante escolher hidratantes não gordurosos que não obstruam os poros.
- Escolha de Ativos: Opte por ativos menos irritantes que não causem vermelhidão ou descamação na pele. Produtos com ácido hialurônico, niacinamida e antioxidantes são geralmente bem tolerados.
- Evitar Extremos: Evite usar produtos muito gordurosos nas áreas secas, pois isso pode levar à obstrução dos poros. Da mesma forma, evite produtos muito agressivos nas áreas oleosas, pois isso pode desencadear uma produção ainda maior de sebo.
- Aplicação de Produtos: Ao aplicar produtos, seja de cuidado ou maquiagem, opte sempre por camadas finas. Isso permite que a pele respire e evita a obstrução dos poros.
- Limpeza Suave: Para limpar o rosto, opte por soluções suaves que não retirem a barreira natural de proteção da pele. As soluções micelares, como a Solução Micelar da La Roche Posay, é ideal para isso, pois limpam a pele sem causar ressecamento ou irritação.
Como criar uma rotina de skincare para pele mista?
- Limpeza: Comece lavando o rosto com um sabonete adequado para pele mista. O Gel de Limpeza Acne Control da CeraVe é uma excelente opção, pois remove o excesso de oleosidade sem deixar a pele ressecada e sensível. Este produto ajuda a limpar profundamente os poros, reduzindo a probabilidade de cravos e espinhas.
- Hidratação: Após a limpeza, aplique um hidratante suave que não pese na pele. O Sérum Minéral 89 da Vichy é uma ótima escolha. Sua textura em gel ou sérum é leve e contém ingredientes naturais e hidratantes, como o ácido hialurônico, que ajudam a manter a pele hidratada sem pesar.
- Proteção Solar: Finalize sua rotina matinal com a aplicação de um filtro solar com toque seco. O Anthelios Airlicium Fluido da La Roche Posay, é recomendado para pele mista, pois controla a produção de oleosidade ao longo do dia e protege a pele contra a radiação solar e luz visível.
Como escolher os melhores produtos de skincare para pele mista?
Escolher os melhores produtos de cuidados com a pele para pele mista pode ser um desafio, pois é necessário encontrar produtos que possam tratar eficazmente tanto as áreas oleosas quanto as secas do rosto. O primeiro passo é identificar os produtos especificamente formulados para pele mista.
Estes produtos são geralmente equilibrados, significando que eles hidratam as áreas secas sem adicionar excesso de óleo nas áreas já oleosas. Além disso, é importante escolher produtos que sejam não comedogênicos, ou seja, que não obstruem os poros, e livres de óleo.
Ao escolher produtos de limpeza, opte por aqueles que podem remover suavemente o excesso de sebo sem retirar a pele de sua umidade natural. Gel de limpeza ou espumas são geralmente uma boa opção. Para hidratantes, procure por fórmulas leves, como géis ou loções, que podem fornecer hidratação sem deixar a pele oleosa. Os ingredientes a procurar incluem ácido hialurônico, glicerina e aloe vera, que são hidratantes eficazes que não pesam na pele.
Finalmente, não se esqueça da proteção solar. Escolha um protetor solar com toque seco ou controle de oleosidade para evitar um acabamento brilhante. Lembre-se, a chave para cuidar da pele mista é equilibrar a hidratação e o controle de oleosidade, portanto, sempre preste atenção à forma como sua pele reage aos produtos e ajuste sua rotina de cuidados conforme necessário.
Publicado em 26 de Junho de 2019
Modificado em 20 de Maio de 2024
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.