O filtro solar é um produto indispensável na nossa rotina de cuidados, não só para evitar doenças de pele como o câncer e o melasma, mas também para evitar o envelhecimento precoce. Cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando desse propósito, mas você costuma usá-lo todos os dias? Para incentivar esse hábito, o DermaClub listou 8 vantagens em aplicar e reaplicar o filtro diariamente no rosto e nas áreas mais expostas do corpo. Confira!
1) Previne o câncer da pele
O câncer da pele é o tipo mais comum da doença no Brasil, tanto que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. Para prevenir essa doença de pele, é importante usar filtro solar todos os dias no rosto e no corpo, inclusive nas regiões mais expostas, como pescoço, colo, mãos, braços e ombros.
2) Controla a oleosidade
Você não usa filtro solar porque sente que o rosto fica um tanto oleoso? Pode ser que esteja usando o produto errado. Protetores solares que possuem textura matte, toque seco ou limpo ou fórmula oil free são feitos para a pele oleosa e ajudam a controlar a produção de sebo das glândulas sebáceas, principalmente na zona T, formada pela testa, nariz e queixo. Com isso, evitamos o entupimento dos poros, a formação de acne e o excesso de brilho.
3) Clareia as manchas de pele
Você sabia que todos os protetores solares ajudam a clarear a pele de modo preventivo, tendo ou não ativos com ação clareadora associados? Basta usar o produto todos os dias, reaplicar na frequência indicada pelo seu dermatologista e na quantidade correta. Assim, o dermocosmético vai proporcionar o clareamento das manchas naturalmente, de acordo com a renovação da sua pele, evitando também o surgimento de futuras marcas.
4) Previne manchas na pele, como o melasma e marcas de acne
A exposição solar excessiva sem proteção pode aumentar a produção de melanina e causar manchas na pele, como o melasma. Quem tem espinhas também pode ficar com marcas de acne ao se expor ao sol. Por isso, é indicado aplicar o filtro solar com amplo espectro no rosto e corpo. Se for à praia ou à piscina e ficar bronzeando o corpo por longos períodos, o indicado é reaplicar o produto a cada três ou quatro horas.
5) Evita a acne solar
Os raios solares são capazes de diminuir a imunidade da pele, o que facilita a proliferação da bactéria Propionibacterium acnes, que favorece o desenvolvimento de cravos e espinhas, além de aumentar a quantidade e gravidade das lesões já existentes - assim se forma a acne solar. E para evitar a doença de pele, o uso do filtro solar é indispensável.
6) Previne o surgimento de rugas e linhas de expressão
Não usar protetor pode resultar no acúmulo de danos solares na pele, que, ao longo dos anos, acaba resultando no envelhecimento precoce e, consequentemente, na formação de rugas. Essas linhas marcadas que surgem no rosto, pescoço e nas mãos não podem ser evitadas para sempre, mas o filtro solar ajuda a amenizar as marcas.
7) Ajuda na hidratação
Ao mesmo tempo que o produto protege, também pode hidratar a sua pele. Para quem tem o corpo e rosto mais ressecados, é importante investir em um produto com a textura mais cremosa e hidratante para manter a região macia, viçosa e evitar aquele efeito desidratado.
8) Disfarça as imperfeições
Se você investir em um protetor solar com cor, além de garantir proteção contra a radiação solar e a luz visível, a cobertura ajuda a uniformizar o tom de pele e disfarçar imperfeições do rosto, como marcas de acne, manchas de melasma e solares, poros aparentes e olheiras escuras. Agora que você já conhece todos os benefícios do protetor solar, o que acha de usar o produto todos os dias na sua rotina de cuidados com a pele?