Main content
Mulher aplicando produtos delicados para cuidar da pele sensivel

Pele sensível: saiba os fatores que estimulam a sensibilidade

Veja o Post: Pele Sensível Saiba Os Fatores Que Estimulam A Sensibilidade Da Região E Os Principais Cuidados Para Adotar | Acesse o Blog Dermaclub para Dicas!
17 nov 2015

PRODUTOS RELACIONADOS

Saiba quais os danos de depilar o rosto com lâmina e como manter a pele lisinha e livre de pelos encravados.

Cuidar da pele sensível nem sempre é uma tarefa fácil! Essa condição incomoda com o ressecamento, vermelhidão, aspecto opaco e até mesmo com o surgimento de algumas lesões. Descobrir com que tipo de sensibilidade você está lidando pode ajudar a diminuir esses sintomas da pele. O DermaClub conversou com a dermatologista Gabriella Albuquerque, que explicou todos os fatores que podem influenciar esse problema e como tratá-lo. Confira!

O que é a pele sensível?

A pele que está sensível, que também pode ser chamada de intolerante ou reativa, é aquela que possui maior grau de sensibilidade ou sintomas sensoriais anormais. Ela apresenta uma condição bastante complexa que pode despertar muitas reações, que são causadas por uma série de fatores, como a médica explica: “A sensibilidade pode ser hereditária, induzida por uso de cosméticos inadequados, alimentos, mudanças climáticas, uso de certos medicamentos, peeling ou laser ou por alterações sistêmicas, como o caso de doenças autoimunes”.

Conheça os sintomas da pele sensível:

- Vermelhidão;
- Coceira;
- Ardor;
- Irritação;
- Queimação;
- Repuxamento.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Diferentes tipos e causas da sensibilidade

Diversos fatores, combinados ou não, podem estimular ou mesmo induzir a sensibilidade na pele. As causas podem ser:

Vasculares: quando as paredes dos vasos sanguíneos estão fragilizadas devido a fatores externos - como a ingestão de temperos fortes e bebidas alcoólicas;

Ambientais: coceira ou queimação causadas pelo vento, ar seco, exposição solar, calor ou frio em excesso e poluição;

Procedimentos dermatológicos: a pele pode reagir à aplicação de ingredientes mal tolerados, além de sabonetes muito adstringentes ou tratamentos com ácidos;

Atopia: é uma tendência hereditária em que a pessoa desenvolve manifestações alérgicas;

Doenças da pele: as rosáceas e dermatites podem induzir a sensibilidade da pele.

Entenda como cuidar da pele sensível

Os três principais passos para cuidar de uma pele com sensibilidade são: limpeza suave, hidratação e proteção solar. é a mesma rotina básica de skincare de qualquer tipo pele, mas usando produtos específicos para tratar essa condição. A Drª Gabriela indica os principais cuidados: - Dar preferência para uso de cremes ou loções;
- Preferir cosméticos facilmente removíveis;
- Descartar cosméticos fora da validade;
- Optar por protetores solares que sejam hipoalergênicos;
- Manter a pele hidratada com substâncias prebióticas;
- Evitar produtos com mais de 10 componentes, preferir fórmulas minimalistas.

Rotina de cuidados com a pele sensível

1ª passo) Limpeza: usando produtos hipoalergênicos e específicos para o seu tipo de pele, limpe o rosto com delicadeza;

2ª passo) Hidratação: em seguida, aplique o hidratante, livre de fragrâncias e corantes, e aposte em formulações que contenham glicerina, ceramida ou hidroxietiluréia;

3º passo) Proteção: para finalizar, passe a quantidade de uma colher de chá de protetor solar com FPS maior ou igual a 30, e reaplique a cada duas horas. Quanto mais simples for a sua rotina e constante o uso de dermocosméticos com formulações minimalistas, menos sensível a sua pele ficará!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 17 de Novembro de 2015
Modificada em: 27 de Julho de 2021


Image

palavra do dermatologista

DRA. GABRIELLA ALBUQUERQUE
CRM: 52.71503-4

A Dra. Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ao longo de sua carreira, a Dra. Gabriella tem capítulos de livros publicados, artigos em revistas dermatológicas e ministra aulas em diversos congressos, cursos e workshops para outros dermatologistas.


palavra do dermatologista

Image

DRA. GABRIELLA ALBUQUERQUE
CRM: 52.71503-4

A Dra. Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ao longo de sua carreira, a Dra. Gabriella tem capítulos de livros publicados, artigos em revistas dermatológicas e ministra aulas em diversos congressos, cursos e workshops para outros dermatologistas.

Orientation message
For the best experience, please turn your device