Você sabe o que é rosácea? Caracterizada pelo surgimento de manchas vermelhas na pele, a doença crônica é mais comum do que se imagina e pode se manifestar devido a uma série de fatores. Embora seja uma condição sem cura, uma rotina de skincare pode ajudar a controlar os sintomas e as crises - variando de acordo com o estágio da doença. Para te ajudar nessa missão, o time de DermaClub reuniu tudo o que você precisa saber sobre os cuidados necessários para tratar a rosácea. Veja só!
Entenda o que é rosácea e como a doença surge na pele
De maneira geral, a rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica bastante comum que costuma aparecer na pele do rosto. Com períodos de remissão e outros de exacerbação, os sinais de rosácea podem surgir depois de ações externas, como ingestão de bebidas quentes, situações de estresse, atividades físicas, ingestão excessiva de cafeína e alimentos picantes e outros hábitos que favorecem a dilatação dos vasos sanguíneos.
Geralmente, a rosácea costuma ocorrer em pessoas de pele bem clara, mas isso não é uma regra. Assim como as manchas vermelhas na pele são mais comuns em mulheres a partir dos 25 anos, mas também podem se desenvolver em homens, e neles, o quadro tende a ser mais grave.
Os principais sintomas da rosácea
Embora a rosácea seja quase sempre caracterizada por manchas vermelhas na pele, existem outros sintomas que podem servir de alerta para a doença. Ressecamento e irritação após o uso de produtos mais reativos, por exemplo, é o principal deles. Nesse caso, a vermelhidão tende a se tornar permanente e ser acompanhada de vasos finos, pápulas e pústulas muito parecidas com espinhas.
Além disso, alguns sintomas oculares, como olho seco, sensível e inflamação nas bordas palpebrais também podem servir de alerta para a rosácea. Antes de diagnosticada, a doença tende a deixar a pele mais rosada, até que a vermelhidão se agrava com surtos de duração variável. Com o passar do tempo, os episódios da rosácea podem se tornar frequentes e até permanentes, exigindo um tratamento mais efetivo.
Rotina de skincare para quem tem rosácea
A rosácea é uma condição que não dá para controlar. Afinal, as manchas vermelhas na pele tendem a surgir já nos primeiros episódios da doença, causando sensibilidade e até mesmo ardência na região. Por isso, é importante que depois de diagnosticar o quadro, o paciente busque pelo melhor tratamento para a rosácea. Nesse caso, o uso de alguns produtos específicos na rotina de skincare pode ajudar. Veja, a seguir, o ritual de beleza ideal para tratar a rosácea.
1º passo) Loção de limpeza: quando há presença de rosácea na pele sensível ou ressecada, é importante que a limpeza da pele seja feita com um sabonete adequado para a pele sensível. Nesse caso, os produtos com ativos calmantes e hidratantes em sua composição são os mais recomendados.
PRODUTOS RELACIONADOS
2º passo) água termal: a água termal é um item coringa. Além de proporcionar uma série de benefícios, o produto é capaz de proteger a pele das agressões diárias, o que suaviza a irritação e ressecamento na região. Para garantir um bom resultado, você deve borrifar o produto ao longo do dia e, principalmente, após fazer atividades físicas.
PRODUTOS RELACIONADOS
3º passo) Hidratante facial: a hidratação é uma etapa fundamental. Para preservar a barreira protetora da pele e amenizar o ressecamento e a irritação, o truque é apostar em um hidratante facial com ativos prebióticos que ajudam a fortalecer a região e, de quebra, combatem a ação de fatores externos, como o sol, a poluição e o clima.
PRODUTOS RELACIONADOS
4º passo) Protetor solar: justamente por ser caracterizada por manchas vermelhas na pele, a rosácea requer o uso contínuo de protetor solar facial. Isso porque a exposição ao sol sem proteção pode estimular os sintomas da doença, além de marcas pigmentadas no rosto. Nesse caso, o recomendado é apostar em um protetor solar com FPS acima de 50 e amplo espectro - assim você garante uma boa proteção contra raios UVB e também UVA.
PRODUTOS RELACIONADOS
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 30 de Agosto de 2021
Modificada em: 30 de Agosto de 2021