A estação mais quente do ano, apesar de deliciosa, pode se tornar um grande inimigo do cabelo saudável, principalmente quando falamos de cabelo crespo. O sol e os ventos fortes característicos do verão podem afetar a qualidade e a saúde dos fios e acabar com o visual das que ostentam a curvatura tipo 4. O Dermaclub te conta tudo sobre os principais prejuízos dos dias de calor para o cabelo crespo e o que fazer para mantê-lo bonito e saudável em qualquer clima!
Cabelo crespo no verão pode ter frizz e ressecamento
O sol intenso e o vento são fatores que agridem os fios, em especial os crespos. O vento forte e quente, por exemplo, é responsável pelas pontas duplas e o frizz, aquele efeito “elétrico” tão indesejado e comum no verão. Além deles, o cloro da piscina e a água do mar também podem ajudar a deixar os cabelos mais frágeis, ressecados e sem vida.
Já o forte calor faz com que o cabelo preso a todo o tempo seja a melhor opção para se manter mais refrescada. No entanto, o uso constante de prendedores pode quebrar os fios, além de dificultar o transporte da oleosidade natural do couro cabeludo da raiz até as pontas, contribuindo ainda mais para que o cabelo crespo fique ressecado e áspero.
Hidratação para cabelo crespo é fundamental nos dias quentes
A hidratação capilar é o melhor trunfo para manter o cabelo crespo saudável durante todo o verão. Por isso, não dá para abrir mão dessa rotina pelo menos 1 vez por semana. O ideal é manter um cronograma capilar de acordo com a demanda que o seu cabelo apresenta. é bem simples de descobrir: coloque um fio de cabelo em um pequeno recipiente com água. Se o fio boiar, é sinal de que o foco do cronograma deve ser a hidratação para cabelo crespo; se afundar, é hora de turbinar a reconstrução. Se, no entanto, o fio ficar no meio do copo, sem boiar nem afundar, a estrela principal da sua rotina deve ser a nutrição.
Produtos para cabelos crespos: usar cosméticos específicos é muito importante
PRODUTOS RELACIONADOS
Tão importante quanto manter um cronograma capilar disciplinado é utilizar ingredientes específicos para o seu tipo de cabelo. Isso porque os ativos voltados para cabelos crespos são os mais indicados para recuperar a saúde dos fios tipo 4, fragilizados com os efeitos do sol e vento. Entre essas substâncias estão a queratina e o ácido hialurônico, por exemplo.
A dica Dermaclub é uma combinação infalível. A Máscara Antirrigidez Kera Solutions , de Vichy, é perfeita para cabelos danificados e sem vida, graças ao seu Pro Keratin Complex, que proporciona uma microrreconstrução nos fios. Ela também contém vitamina B5 e ácido hialurônico, garantindo máxima hidratação. Para turbinar ainda mais o resultado, use a Dercos Super Ampola Reequilibrante, que proporciona hidratação em 5 minutos. Com esse kit de produtos para cabelos crespos, você garante brilho e maciez ao longo de todo o verão.
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!