Vem pro clube! quer ganhar descontos o ano todo e ainda trocar seus pontos por produtos? cadastre-se

ja faz parte
do clube?

como comprar

ainda não faz
parte do clube?

cadastre-se

Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Óleo de coco faz bem para a pele? Posso aplicar no rosto antes de dormir? Causa acne? Entenda!

O óleo de coco realmente faz bem para a pele? Entenda! / Foto: Getty Images
O óleo de coco realmente faz bem para a pele? Entenda! / Foto: Getty Images

Entrevista com Dra. Betina Stefanello, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Você já usou óleo de coco? Esse ingrediente natural se tornou o queridinho na rotina de beleza de muitas mulheres. Além de funcionar como um excelente hidratante capilar, tem gente que já está incluindo esse produto até no ritual de skincare. Mas será que o óleo de coco, assim como nas madeixas, faz bem para a pele? O DermaClub esclareceu os benefícios, indicou a melhor maneira de usá-lo e revelou seus mitos e verdades. Confira!

Óleo de coco faz bem para a pele? Conheça os benefícios do ingrediente

O óleo de coco pode fazer muito bem a pele, mas deve ser usado com moderação e recomendação médica.

Além de ter um excelente poder umectante, o ingrediente natural também possui outras funções, como explica a médica: “Ele pode funcionar como hidratante já que tem um grande poder de hidratação e não permite que a água da pele seja perdida e evaporada. Além disso, tem propriedades antissépticas (antibacterianas e antifúngicas), sendo utilizado também no tratamento coadjuvante da acne, e como cleansing oil para a limpeza do rosto e remoção da maquiagem”, revelou.

No entanto, ele pode ser comedogênico (ou seja, pode causar comedões), por isso, é importante ter alguma atenção na hora de usá-lo. Ao aplicar na pele do rosto, que possui bastante concentração de glândulas sebáceas, é essencial remover o óleo depois de usar para tirar a maquiagem ou fazer uma máscara hidratante, por exemplo.

No corpo, você pode até deixar o óleo na pele, mas se você sofre com acne corporal, evite regiões oleosas como peito e costas. Assim, você evita o entupimento dos poros e, consequentemente, o surgimento de cravos e espinhas. Se você não quer correr o risco de ter esse problema, uma opção seria investir em uma loção hidratante com ativos que melhorem o ressecamento da pele, como as ceramidas e o ácido hialurônico.

Produtos relacionados

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

3 mitos e verdades sobre o óleo de coco

1) Aplicar óleo de coco no rosto antes de dormir só tem vantagens. Mito ou verdade?

A dermatologista conta que tudo vai depender do seu tipo de pele. “Pode, desde que sua pele seja muito seca, pois se tiver propensão para cravos e espinhas corre o risco de obstruir os poros e aumentar a chance de acne, mesmo o óleo tendo características anti-inflamatórias e antibacterianas. Mas há quem utilize como hidratante em peles extra secas com resultados incríveis”, apontou.

Para evitar qualquer problema, você também pode usar o óleo e lavar o rosto com gel de limpeza em seguida, para não causar nenhum acúmulo do produto na pele. Uma outra opção seria investir em um sérum hidratante que ajuda a nutrir e ao mesmo tempo tratar o excesso de oleosidade no rosto.

Produtos relacionados

2) Óleo de coco pode causar acne. Mito ou verdade?

Parcialmente verdade. Tudo em excesso pode fazer mal - isso também vale para o uso de óleo de coco na pele. Embora a substância seja antibacteriana e antifúngica, é importante frisar que seu uso exagerado pode aumentar a oleosidade e causar acne. 

Por isso, a Drª Betina ressalta: “Ele pode obstruir os poros se for aplicado em quem tem propensão a acne e não for retirado logo em seguida”. Para evitar esse problema, após aplicar o óleo de coco, lave o rosto com um gel de limpeza próprio para a pele oleosa. Invista em um produto que limpe profundamente sem prejudicar a pele e ainda ajude a tratar e prevenir cravos e espinhas.

Produtos relacionados

3) Óleo de coco ajuda a clarear olheiras. Mito ou verdade?

Parcialmente verdade. “Se a olheira for causada por ressecamento e falta de hidratação a resposta é sim, mas existem outros tipos de olheira, onde ele não contribui com a melhora, como as vasculares, encovadas estruturais e as melânicas (por pigmento)”, atentou a profissional.

5 maneiras de usar óleo de coco na pele

1) Como hidratante facial e corporal;

2) Como esfoliante de pele e lábios - que pode ser usado em conjunto com açúcar;

3) Como demaquilante para remover maquiagem e outras impurezas;

4) Como máscara facial hidratante e calmante;

5) Como cuidado pós-praia para aliviar as queimaduras solares.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 20 de Setembro de 2019
Modificada em: 14 de Outubro de 2020

Dra. Betina Stefanello

Palavra do Dermatologista

Dra. Betina Stefanello

CRM: 52-913715

Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

O tratamento oncológico e as consequências na pele

O tratamento oncológico e as consequências na pele

Hidratação

Como e por que devemos cuidar da pele durante o tratamento de radioterapia?

Como e por que devemos cuidar da pele durante o tratamento de radioterapia?

Hidratação

Saiba porque o cuidado com a pele durante o tratamento oncológico pode ser vital

Saiba porque o cuidado com a pele durante o tratamento oncológico pode ser vital

Hidratação

Para que serve o Cicaplast Baume B5 de LRP? 4 motivos para manter esse produto na sua nécessaire sempre!

Para que serve o Cicaplast Baume B5 de LRP? 4 motivos para manter esse produto na sua nécessaire sempre!

Hidratação

Jato de plasma: benefícios + como cuidar da pele após o procedimento que trata acne, manchas e rugas

Jato de plasma: benefícios + como cuidar da pele após o procedimento que trata acne, manchas e rugas

Tendências

SKINCONSULT: saiba como a Inteligência Artificial de Vichy pode identificar sinais de envelhecimento da pele

SKINCONSULT: saiba como a Inteligência Artificial de Vichy pode identificar sinais de envelhecimento da pele

Tendências

Últimas Matérias

Cicatriz hipertrófica de acne no rosto: dermatologista lista 6 tratamentos para as marcas de espinhas Eczema, dermatite atópica, psoríase: entenda as diferenças entre cada doença de pele Como reduzir rugas e diminuir a flacidez do rosto sem botox: 7 dicas de produtos e procedimentos 5 dúvidas sobre pele com rosácea: pode fazer peeling? Limpeza de pele? Saiba mais sobre as manchas vermelhas Dia do médico: conheça a origem dessa data e a importância desses profissionais para o sistema de saúde Preenchimento de olheiras profundas com ácido hialurônico: 6 dúvidas sobre o procedimento
Ver mais