PRODUTOS RELACIONADOS
Assim como outras substâncias naturais produzidas pelo nosso organismo, o colágeno possui uma função muito importante para a pele, atuando como responsável por dar firmeza à região cutânea. No entanto, com o passar do tempo, o corpo acaba perdendo, aos poucos, essa substância. Por que isso acontece? Existe alguma forma de prevenir a perda de colágeno e minimizar a flacidez da pele? A fim de entender mais sobre o assunto, o DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Di Perrelli, de São Paulo. Confira!
Saiba mais sobre o colágeno e sua principal função na pele
De acordo com a médica, “o colágeno é uma proteína produzida pelos fibroblastos (células da pele) que dá a estrutura, firmeza e elasticidade à região”, esclareceu. Porém, em torno dos 23 e 25 anos, a produção dessa substância vai diminuindo ano a ano, com isso, começam a surgir as primeiras rugas e sulcos faciais - sinais de um processo inerente ao envelhecimento intrínseco, também conhecido como cronológico.
Por que o nosso corpo é impactado com a perda de colágeno?
Existem vários fatores que podem causar a perda dessa substância no corpo: “Há pessoas que podem ter menos colágeno por ingerirem poucas fontes da proteína, como carnes brancas e vermelhas”, explicou. Quem costuma fazer dietas muito restritivas ou passam por processos de catabolismo intenso, como atletas, também possuem uma necessidade maior de fontes de colágeno. Além disso, existe a questão da falta de estímulo da substância na pele, através do uso tópicos de dermocosméticos e de medicações.
Não perca essa proteína: saiba como estimular o colágeno na pele
Embora seja inevitável perder essa proteína natural com o passar dos anos, para ser preservado, o colágeno deve ser estimulado. Mas, de que maneira? Segundo a Dra. Tatiana, “através de medicações e do uso tópico de dermocosméticos retinoides, como o retinol, e os alfa-hidroxiácidos, que estimulam a pele a produzir o colágeno que vamos perdendo com o tempo”, esclareceu. Além disso, é importante apostar no uso de produtos noturnos, que melhoram a hidratação, o viço e estimulam a firmeza do rosto - principalmente no caso de peles maduras, que estão mais propícias à falta de colágeno. Invista também em ativos que controlam os sinais do fotoenvelhecimento, como o pro-xylane, hediona, HEPES e o ácido hialurônico - que possui grande potencial hidratante, promovendo o remodelamento de tecidos e auxiliando na regulação da cicatrização.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 07 de Novembro de 2017
Modificada em: 28 de Julho de 2021