Não adianta fugir: as linhas de expressão na testa vão surgir em algum momento na sua pele. Os temidos sinais de envelhecimento são resultados da perda de colágeno e da renovação celular mais lenta, que costuma ocorrer a partir dos 30 anos. Embora essas rugas sejam inevitáveis, existem algumas medidas que podem ajudar a amenizá-las. Para te deixar por dentro do assunto, o DermaClub conversou com a dermatologista Gabriela Albuquerque, que revelou opções de tratamento anti-idade para driblar essas linhas de expressão. Dá só uma olhada!
Rugas na testa são sinais do envelhecimento da pele
De maneira geral, é possível dizer que as linhas de expressão na testa nada mais são do que sinais do envelhecimento da pele. Com o avanço da idade e a ação de agentes externos, como a exposição solar, o estresse e a má alimentação, é comum que a pele se torne mais fina e seca. Na prática, isso favorece o surgimento das rugas e outras condições. “Elas surgem na testa justamente porque a pele é muito fina e não há tecido de gordura na região”, ressalta a especialista.
Além do avanço da idade, existem outros fatores que podem contribuir para o aparecimento dessas linhas de expressão. Os movimentos repetitivos, por exemplo, são um deles. “As rugas na testa são marcas decorrentes dos movimentos de contração repetitiva dos músculos faciais, que se desenvolvem devido ao pouco tecido de gordura entre a pele e a musculatura da mímica facial”, explica a Dra. Gabriela.
Como tratar as linhas de expressão na testa?
Embora muitos não se incomodem com as rugas na testa, é comum que algumas pessoas busquem amenizar o aspecto envelhecido dessas linhas de expressão. Nesse caso, a dermatologista revela que existem algumas técnicas para quem deseja eliminá-las. “A toxina botulínica é uma das mais consagradas como tratamento padrão para amenizar essas rugas”, ressalta.
Além deste, também é possível lançar mão de outros tratamentos, tanto através de produtos com retinol para o rosto, como nos consultórios dermatológicos com uso de laser e ultrassom microfocado. “Os cremes e as tecnologias ajudam a estimular o colágeno, fazendo com que as linhas de expressão na testa se modifiquem”, afirma. No entanto, vale ressaltar que, em casos de rugas mais acentuadas, a utilização de preenchedores bem finos pode ser necessária para um bom resultado.
O uso de produtos anti-idade pode ajudar a prevenir as rugas na testa
PRODUTOS RELACIONADOS
Para a dermatologista, a principal forma de prevenir essas linhas de expressão é através de uma boa rotina de skincare com produtos anti-idade. Isso porque investir nesses cuidados garante uma dose extra de colágeno que, por sua vez, impede a formação das rugas na testa.
“Neste caso, o uso de produtos retinóides, como o retinol, é fundamental porque atua diretamente no fibroblasto, estimulando a produção dessa proteína”, aconselha. Ainda assim, existem outros itens de skincare que podem contribuir para a prevenção das linhas de expressão na testa. “Alguns produtos, como o ácido glicólico, também promovem o estímulo de colágeno”, finaliza.
PRODUTOS RELACIONADOS
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 21 de Outubro de 2021
Modificada em: 17 de Agosto de 2022