Cravos na pele são bem incômodos! Esses pontinhos pretos, além de serem muito incômodos, também influenciam no aumento da oleosidade, na formação de espinhas e na dilatação dos poros. Mas, afinal de contas, será que sabemos tudo sobre cravos? O DermaClub esclareceu 6 mitos e verdades dos comedões que muitas pessoas ainda têm dúvidas. Confira!
1) O cravo é formado pelo acúmulo de sebo na pele
Verdade. Os cravos, também conhecidos como comedões,se formam na pele por conta do aumento da produção de sebo e queratina, que formam uma barreira no poro do folículo - gerando assim o chamado cravo. Embora sejam mais conhecidos por sua coloração escura, os cravos, de início, costumam surgir na cor branca, mas se tornam pretos quando entram em contato com o ar.
2) Não tem problema em espremer cravos. Isso é até bom pra pele
Mito. Em hipótese alguma podemos manipular qualquer lesão na pele por conta própria, sejam elas espinhas ou cravos. Embora pareça fácil e inofensivo remover cravos da pele, isso não significa que não possa causar problemas. Espremer um comedão pode causar cicatrizes, manchas e até transformá-lo em uma espinha. Por isso, antes de tomar qualquer decisão precipitada, procure um dermatologista e veja a melhor solução para essa situação.
3) A limpeza de pele profunda ajuda a remover cravos da pele
Verdade. A limpeza de pele profissional feita na clínica de estética ou no consultório do dermatologista é o tratamento mais recomendado para extrair cravos. Nessa técnica, é realizada a dilatação dos poros com calor ou vapor, em seguida, são aplicados produtos emolientes que favorecem a abertura dos poros e o amolecimento da secreção sebácea acumulada. Por fim, o dermatologista realiza a remoção dos cravos da pele.
4) Em casa, você pode remover cravos da pele com esfoliação e vaporização
Verdade. Como não é recomendado espremer os cravos, podemos apostar em alguns cuidados caseiros, como a vaporização e esfoliação, para minimizar os cravos. Primeiro, faça a vaporização durante o banho, aproveitando o vapor da água do chuveiro por alguns minutos. Em seguida, aplique o esfoliante com grânulos finos, fazendo movimentos leves e giratórios - eles vão auxiliar na remoção dos cravinhos.
5) Use uma máscara facial que remove cravos do nariz e do rosto
Verdade. Mas ao invés de investir naquelas máscaras pretas que precisam ser puxadas para remover os cravos da pele (que podem causar algum tipo de lesão), opte por um produto que tenha a fórmula purificante e possa ser removido com água corrente, como a argila branca.
Produtos relacionados
6) Só quem tem a pele oleosa pode ter cravos
Mito. Qualquer tipo de pele pode ter cravos, mesmo que a oleosa tenha uma tendência maior para o problema. Para não correr o risco de ganhar essas lesões na pele, tenha uma rotina de cuidados bastante regrada e não deixe de realizar a higiene com sabonete ou gel de limpeza duas vezes ao dia (ao acordar e antes de dormir).
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 01 de Julho de 2019
Modificada em: 09 de Fevereiro de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!