Você que tem a pele oleosa, já pensou em incluir um produto com ácido hialurônico na rotina de skincare? Esse tipo de pele é conhecida por sua alta produção de sebo e, para controlar essa oleosidade, é importante incluir no ritual de cuidados dermocosméticos leves e adstringentes, além de excluir os mais cremosos e comedogênicos (ou seja, aqueles que entopem os poros).
Com isso, muitas pessoas acabam tendo um certo preconceito com produtos que possuem ativos mais hidratantes, como o ácido hialurônico. Afinal de contas, essa substância pode ser usada na pele oleosa sem o risco de causar cravos e espinhas? O DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, que esclareceu a dúvida
Para que serve ácido hialurônico?
De acordo com a médica, a função do ácido hialurônico vai depender muito do que a sua pele precisa no momento. “Os produtos com ácido hialurônico podem ter como função hidratação da pele ou ação anti-envelhecimento, com estímulo da produção endógena de ácido hialurônico”, explicou. Tudo vai depender do peso molecular e do tamanho da cadeia de ácido hialurônico contida na fórmula.
Mas falando de maneira geral, o ácido hialurônico tem o poder de hidratar a pele e reter essa hidratação, evitando a degradação do colágeno e, consequentemente, o surgimento de rugas e linhas finas de expressão. Sendo um ativo dois em um para a rotina de skincare.
O ácido hialurônico é bom para pele oleosa?
Produtos relacionados
O ácido hialurônico por si só não deixa a pele oleosa, mas tudo vai depender do veículo em que o ativo foi depositado. “Produtos em textura sérum, aqua-gel ou gel creme em geral são mais adequados para pacientes com peles oleosas do que produtos cremosos ou bálsamos”, ressaltou.
Sendo assim, pode-se dizer que o ácido hialurônico é o cuidado hidratante ou anti-idade perfeito para a pele oleosa. Se você tinha a preocupação do ativo causar o aumento da oleosidade, formação de cravos e espinhas, pode ficar tranquilo, pois o ácido hialurônico, quando é escolhido na textura certa, como a sérum, não proporciona nenhum desses efeitos colaterais.
Ácido hialurônico para pele oleosa: quais características o produto deve ter?
- - Ter uma textura leve que seja oil free - de preferência sérum;
- - Efeito matte, que deixe a pele mais sequinha;
- - Não pode ser comedogênico;
- - Outros ativos e substâncias que tratam a oleosidade e a formação de acne;
- - Toque seco, que evita aquela sensação pegajosa.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 15 de Janeiro de 2021
Modificada em: 21 de Junho de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Lilia Guadanhim
CRM: 133850
Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!