A pele oleosa é conhecida por sua alta produção de sebo. Para controlar esse problema, é importante incluir na rotina de skincare produtos leves e adstringentes, além de excluir os mais cremosos e comedogênicos (ou seja, que entopem os poros). Com isso, muitas pessoas acabam tendo um certo preconceito com dermocosméticos que possuem ativos hidratantes, como o ácido hialurônico. Afinal de contas, essa substância pode ser usada na pele oleosa? O DermaClub entrevistou a dermatologista Lilia Guadanhim, que esclareceu o assunto.
Qual é a função de um produto com ácido hialurônico?
De acordo com a médica, a função do ativo vai depender muito do que a sua pele precisa no momento. “Os produtos com ácido hialurônico podem ter como função hidratação da pele ou ação anti-envelhecimento, com estímulo da produção endógena de ácido hialurônico”, explicou. Tudo vai depender do peso molecular e do tamanho da cadeia de ácido hialurônico contida na fórmula.
O ácido hialurônico é bom para pele oleosa?
O ácido hialurônico por si só não deixa a pele oleosa, mas tudo vai depender do veículo em que o ativo foi depositado. “Produtos em textura sérum, aqua-gel ou gel creme em geral são mais adequados para pacientes com peles oleosas do que produtos cremosos ou bálsamos”, ressaltou.
Produtos relacionados
Quais características um produto com ácido hialurônico para a pele oleosa deve ter?
- Ter uma textura leve que seja oil free - de preferência sérum;
- Efeito matte, que deixe a pele mais sequinha;
- Não pode ser comedogênico;
- Toque seco, que evita aquela sensação pegajosa.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 15 de Janeiro de 2021
Modificada em: 15 de Janeiro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Lilia Guadanhim
CRM: 133850
Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!