Produtos relacionados
Você tem a pele oleosa? Sabia que existem muitos fatores que podem causar o aumento da oleosidade na pele? Além do uso de produtos indevidos, não lavar o rosto corretamente e descartar a etapa de hidratação da pele, outra situação capaz de induzir a produção exagerada de sebo é o efeito rebote da oleosidade. Você já ouviu falar nesse processo? O DermaClub bateu um papo com a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, que esclareceu melhor como funciona + todos os cuidados para evitar o efeito rebote. Confira!
O que é o efeito rebote da oleosidade? Entenda como ele é causado
O efeito rebote da oleosidade é um mecanismo de defesa da pele - ou seja, o aumento da produção de sebo que ocorre justamente quando removemos toda a gordura da região, até mesmo aquela que ajuda a manter a pele hidratada e protegida. A Drª Betina explica como isso acontece: “Ele é causado quando utilizamos produtos que retiram toda a oleosidade e hidratação natural do local. Com isso, nosso organismo entende que precisa produzir mais óleo para repor essa gordura e acaba fabricando em excesso”, contou.
O efeito rebote acontece apenas em pele oleosa?
Se você pensa que o efeito rebote só acontece no rosto de quem tem pele oleosa, engana-se! O problema pode ocorrer em todos os tipos de pele. A médica descreve como: “adotando hábitos ou usando produtos que ressecam demais o rosto e retiram toda a hidratação natural. Por isso, peles secas, normais, mistas e oleosas podem ter o efeito rebote”.
É possível evitar o efeito rebote?
A dermatologista garante que sim, é possível evitar o efeito rebote. Basta investir nos produtos adequados para o seu tipo de pele. Portanto, além de lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete ou gel de limpeza adstringente que não resseque a sua pele, também é importante investir em um cuidado hidratante que ajude a controlar a oleosidade, proteger a barreira cutânea e prevenir os danos causados pela poluição. Com essas medidas + o uso do protetor solar com ação antioleosidade, é possível evitar o efeito rebote e ter uma pele muito mais bonita e saudável.
Quais produtos para a pele oleosa devemos usar?
Para as peles oleosa e mista, a médica explica que, o ideal, é optar por fórmulas em gel ou sérum oil free de rápida absorção. “Além disso, é importante que os produtos tenham ativos específicos, como ácido salicílico, retinóico e glicólico que são ótimos para tratar a oleosidade - desde que não utilizados em grande quantidade ou frequência”.
Entenda a importância da hidratação para evitar esse efeito rebote
A hidratação é muito importante para evitar esse efeito, mas a Drª Betina diz que não é qualquer hidratante que deve ser utilizado na sua rotina de skincare. “Quando você mantém a pele corretamente hidratada, o corpo não entende que precisa produzir mais óleo, assim você fará seu tratamento antioleosidade e não terá tantas espinhas”, concluiu.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 09 de Fevereiro de 2017
Modificada em: 19 de Novembro de 2019

Palavra do Dermatologista
Dra. Betina Stefanello
CRM: 52-913715
Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!