Produtos relacionados
Você costuma ter manchas na pele? Além da alteração hormonal, e da exposição à radiação solar, existem outros fatores capazes de deixar a pele manchada, como a depilação. Da luz pulsada ao microagulhamento, passando pelo peeling químico, qual será o melhor tratamento? Confira!
Por que a pele pode ficar manchada depois da depilação com cera?
A depilação, a cera ou laser, dependendo da intensidade e da forma de aplicação, pode causar uma reação inflamatória na pele. Essa reação gera uma mancha, classificada como hiperpigmentação pós-inflamatória. Esse tipo de reação é muito comum em peles mais sensíveis e alérgicas.
Qual é o melhor tratamento para clarear as manchas na pele?
Para cada tipo de mancha na pele, existe um tratamento específico. No caso de manchas escuras originadas pela depilação, também chamadas hiperpigmentação pós-inflamatória, os tratamentos mais indicados são com dermocosméticos de uso tópico que contenham ativos clareadores como o ácido tranexâmico, ácido kójico e a niacinamida. Além disso, procedimentos dermatológicos também podem acelerar o clareamento dessas manchas, como: peelings e laser. Não deixe de procurar um dermatologista para indicar a melhor terapia para o seu caso.
Cuidados para evitar o escurecimento da pele
- Usar o filtro solar de amplo espectro e alto FPS na região depilada;
- Evitar o uso de substâncias irritantes e agressivas no local;
- Usar substâncias e ativos com propriedades cicatrizantes.
Publicada em: 07 de Janeiro de 2019
Modificada em: 28 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!