Existem diversos tipos de manchas que podem aparecer no corpo por diferentes causas, porém, há uma característica comum entre elas: todas são agravadas com a exposição excessiva ao sol. Dermaclub conversou com um time de dermatologistas e juntos iremos responder todas as suas perguntas sobre o tema!
Como surgem as manchas na pele?
Geralmente, as manchas na pele são fruto de processos inflamatórios, como espinhas, machucados, queimaduras, exposição solar excessiva, procedimentos ou até reações causadas pelo uso de algum produto. Isso acontece principalmente em quem tem pele negra ou com facilidade para bronzeamento.
Funciona assim: “Você lesiona a pele, ela inflama e aí vai acontecer uma série de fatores que vão estimular o melanócito (célula responsável pela produção de melanina) naquela região, causando assim, a mancha”, contou uma de nossas dermatos.
Quais são os tipos de manchas na pele?
Você já entendeu que cada mancha costuma aparecer após um processo inflamatório diferente que pode ocorrer em nossos corpos, certo? Vem descobrir um pouco mais sobre cada uma delas.
Melanoses ou manchas senis
Costumam ser escuras, arredondadas e surgem com o passar dos anos no corpo devido à exposição prolongada ao sol. Essas manchas nos mostram o histórico de exposição solar ao longo da vida e podem ser evitadas com o uso de roupas compridas ou bons protetores solares, como o Anthelios AE-Pigmentation, que além de protetor solar possui funções anti-idade e de preenchimento de rugas, graças aos ativos em sua composição, como o ácido hialurônico, que reduz rugas, linhas finas e aumenta a firmeza da pele, a niacinamida que auxilia na suavidade da pele, reduz irritações e vermelhidão, o LHA, que ajuda na renovação celular e disfarce dos poros e o PHE-Resorcionol um poderoso inibidor de umas das principais etapas do mecanismo de formação da hiperpigmentação da pele.
Efélides ou sardas
Geralmente se manifestam na face de crianças ou jovens de pele muito clara, em sua grande maioria, mas outros fatores também podem resultar em seu aparecimento, como exposição solar em excesso e predisposição genética. Também podem ser evitadas com o uso de protetores solares.
Melasma
Muitas pessoas relatam com recorrência o surgimento de melasma após a gravidez, uso de pílula anticoncepcional ou exposição ao sol, e acontece com maior probabilidade na região das maçãs do rosto, buço e testa, podendo aparecer também em outros locais, como colo e braços, mas em casos mais raros. Converse com seu médico sempre que sentir reações adversas a qualquer medicamento e utilize sempre bons protetores solares.
Manchas de pós-acne
Manchas de pós-acne geralmente são escuras e costumam aparecer depois do processo inflamatório da acne. No início, são manchas avermelhadas, mas com o tempo, e sem o auxílio de protetores solares, podem se tornar amarronzadas graças a ação dos raios solares.
Ceratose seborreica
Costumam ser lesões ásperas, escuras ou esbranquiçadas e podem ocorrer na face, couro cabeludo, membros e tórax. Muitos pacientes confundem o problema com verrugas, porém esse quadro é benigno e só traz incômodo estético.
Se sua pele tiver alguma tendência a manchar com facilidade, todo cuidado é importante. Por isso, Dermaclub recomenda algumas medidas importantes para você ter com a região, como ter atenção ao realizar procedimentos estéticos que podem causar algum tipo de inflamação, como laser e peeling, evitar ao máximo se ferir ou se machucar, controlar qualquer quadro de acne com ajuda do dermatologista e usar protetor solar todos os dias.
Dermatite
Existem diferentes tipos de dermatite e cada uma delas possui uma peculiaridade e tratamento, geralmente caracterizadas pela inflamação, coceira, vermelhidão e por vezes até mesmo erupções cutâneas, elas costumam ocorrer nas mãos, braços, pernas e joelhos que podem sim piorar com a exposição ao sol, já que a pele fica sensibilizada. Procure sempre manter a pele forte e hidratada com a Loção Hidratante facial e corporal de CeraVe, que possui textura fluida de rápida absorção. Apenas CeraVe tem a tecnologia MVE que garante 24h de hidratação da sua pele, contando ainda com diversas ceramidas e lipídios além do ácido hialurônico, que ajuda a reduzir rugas, linhas finas de expressão e aumentar a firmeza da pele.
Alergia
As alergias na pele são reações alérgicas que afetam a pele e podem se manifestar com sintomas como vermelhidão, coceira, inchaço, erupções cutâneas, bolhas e descamação da pele, principalmente no rosto, mãos, braços, pernas e tronco. As alergias podem ser desencadeadas por uma série de fatores, por isso é importante que você procure um médico especialista em alergias.
O Lipikar Baume AP+ é um hidratante que restaura o microbioma e a barreira da pele. Possui ação calmante, promovendo alívio imediato e reduzindo a coceira, além de ajudar a espaçar as crises de ressecamento extremo. Ele é adaptado para toda a família e pode ser usado em recém-nascidos, fornecendo a tolerância ideal desde os primeiros dias de vida.
Manchas brancas na pele
As manchas brancas na pele podem ser por diversos fatores, desde fungos, como a micose até o desenvolvimento de vitiligo, doença autoimune muito conhecida por despigmentar a pele em manchas. Podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, elas são frequentemente observadas em áreas mais expostas ao sol, como rosto, mãos, braços e pernas, fator este que pode piorar dependendo do caso. A prevenção e o tratamento de manchas brancas na pele dependem da causa específica, por isso Dermaclub indica sempre a procura de auxílio médico para ter um diagnóstico correto do seu problema.
Manchas vermelhas na pele
Manchas vermelhas na pele podem ter diversas causas, incluindo alergias, irritações, infecções virais, erupções cutâneas e rosácea. Podem ocorrer em todas as áreas do corpo, dependendo diretamente de cada causa, que também irá ditar se a exposição solar pode piorar as manchas vermelhas, especialmente se elas estiverem associadas a condições sensíveis à luz solar, como a rosácea.
Faça do uso do protetor solar um hábito diário e mantenha sempre a pele bem hidratada, tanto interna, bebendo água várias vezes por dia, quanto externa, se utilizando de bons hidratantes.
Manchas roxa na pele
As manchas roxas na pele são resultado de sangramento sob a pele, geralmente associadas a contusões e hematomas causados por traumas, podendo ou não serem sensíveis ou dolorosas ao toque. Aqui, exposição solar não costuma ser uma causa direta de manchas roxas na pele, podendo, no entanto, ser mais visíveis em áreas mais expostas ao sol devido ao contraste de cor.
As manchas roxas na pele geralmente desaparecem naturalmente ao longo do tempo à medida que o corpo reabsorve o sangue, se você deseja aliviar a dor e acelerar a recuperação, você pode aplicar compressas frias nas primeiras 48 horas após a lesão e, em seguida, aplicar compressas quentes para aumentar a circulação sanguínea na área, mas é importante ressaltar que se as manchas roxas ocorrerem sem motivo aparente ou por um período prolongado, é aconselhável consultar um médico para avaliação, já que pode ser um sinal de problemas de coagulação ou outras condições médicas.
Manchas marrom na pele
Manchas marrons na pele costumam ser causadas por fatores como exposição ao sol, envelhecimento, melasma, sardas, pintas, problemas hormonais e queimaduras por ácidos (como ocorre quando há exposição ao sol em uma pele com limão).
A coloração marrom das manchas varia em tom e tamanho, podendo ser planas ou ligeiramente elevadas e a exposição a radiação ultravioleta (UV) do sol já naturalmente estimula a produção de melanina na pele, e pode resultar no escurecimento das manchas, portanto, para prevenir o surgimento dessas manchas marrons, é fundamental a adoção de medidas de proteção solar, como o uso regular de protetor solar de amplo espectro com FPS adequado, vestir roupas de proteção.
Dermaclub indica aqui o uso do Anthelios HydrAOX, um protetor solar de textura fluida, ultraleve e de toque seco, que não deixa aquela sensação de pele viscosa. Além de uma ampla proteção contra raios UVA e UVB, ele possui um complexo antioxidante que previne o envelhecimento e vitamina E que hidrata a pele profundamente.
Quais os tipos de manchas perigosas?
Geralmente, você deve se preocupar com manchas assimétricas, de bordas irregulares, múltiplas colorações ou que apresente algumas mudanças com o tempo, esses tipos de manchas podem indicar desde alergias e infecções até problemas mais graves como o câncer de pele. Caso você apresente manchas com essas características, é imprescindível a consulta com um médico.
Tenha sempre em mente que nem toda mancha na pele é sinal de doença ou preocupante, isso porque é normal do corpo humano o aparecimento de manchas e pintas na pele com o avanço da idade, independente do tom de pele, já que a melanina (proteína que dá cor à nossa pele) nos protege de raios solares e não é distribuída igualitariamente pelo nosso corpo.
Como é as manchas na pele de estresse?
O estresse também é uma causa comum de manchas na pele. Geralmente chamadas de urticárias, essas irritações na pele podem incluir vergões, coceira e vermelhidão. Isso porque o cortisol, hormônio do estresse, afeta também as nossas células da pele, promovendo um processo inflamatório e desencadeando quadros de alergia.
Além disso, o estresse também pode desencadear condições como aumento ou desenvolvimento de caspa, oleosidade e até mesmo dermatites. Caso desconfie de algum desses quadros, procure um médico de sua confiança.
É importante ter em mente que a alternativa mais eficaz de tratamento para quadros desencadeados por excesso de estresse, é a mudança de estilo de vida. Procure sempre manter-se em movimento, praticando exercícios físicos de forma regular, com uma dieta equilibrada e até mesmo começando terapia.
Como tratar as manchas na pele?
Além é claro da avaliação médica, alguns produtos podem, sim, te auxiliar no tratamento de manchas na pele. Produtos dermatologicamente testados e seguros, com eficácia comprovada e ativos como a vitamina C e ácidos como o glicólico e salicílico podem ser muito eficazes contra manchas na pele. Dermaclub indica o uso do Pure Vitamin C10, de La Roche-Posay, um concentrado de vitamina C e ácido salicílico que de forma calmante irá renovar sua pele, melhorando viço, clareando manchas e textura, além de proporcionar um efeito iluminador imediatamente após o uso.
Dermocosméticos clareadores funciona para tratar manchas na pele?
Funciona sim! Na verdade, eles são considerados a primeira opção de tratamento para remover as manchas. Por isso, se você considerar o uso desses produtos, consulte seu dermatologista!
Dermoclub indica o uso do sérum Phloretin, um sérum antioxidante de vitamina C e ácido ferúlico que protege contra fatores ambientais e evita sinais prematuros de envelhecimento, além de ter uma ação clareadora, eficaz para uniformizar a tonalidade da pele. Esse sérum é eficaz em pelo menos 72h depois de sua absorção e é ideal para todos os tipos de pele.
Esfoliação funciona no clareamento das manchas na pele?
De acordo com nosso time dermo especialistas, um produto esfoliante sozinho não clareia uma mancha. Essas marcas costumam ser mais profundas do que superficiais, então, para removê-las, é importante apostar em produtos de ação mais profunda, mas não se preocupe, Dermaclub tem a indicação perfeita para você!
O Niacinamide 10 foi desenvolvido em conjunto com dermatologistas para alcançar o nosso Pure Niacinamide, com 10% de Niacinamida pura e Ácido Hialurônico no intuito de reduzir a visibilidade das marcas e outras problemáticas de hiperpigmentação, além de tom de pele irregular. Testado em todos os tipos de pele, ele tem o poder instantâneo de deixar a pele mais radiante e com mais viço a partir de 1 semana de uso. Diferenças de tonalidade são reduzidas e a textura da pele é uniformizada a partir de 4 semanas de uso.
Já o Discoloration Defense, é um sérum multicorretivo antimarcas, de uso diário, que reduz a aparência dos tipos mais comuns de marcas em todos os tons de pele. Seu poder de uniformização é tanto, que seu desempenho é incrível ainda nas condições mais complexas de tratar, como diferenças de tonalidade persistentes e marcas de acne. Com 3% de ácido tranexâmico, 1% de ácido kójico, 5% de niacinamida e 5% de HEPES, essa fórmula de última geração melhora a aparência da pele, deixando-a iluminada e com o tom uniformizado em duas semanas.
Como evitar as manchas na pele?
A maneira mais eficaz de se evitar manchas na pele é proteger dos raios solares. Boa parte das manchas pode aparecer ou piorar graças a ação do sol, por isso procure usar roupas longas e protetores solares diariamente, o Anthelios HydrAOX é um protetor solar hidratante, indicado para todos os tipos de pele que garante a proteção diária contra raios UVA e UVB sem a sensação pegajosa, comum a outros protetores solares.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 02 de Fevereiro de 2016
Modificada em: 18 de Outubro de 2023

palavra do dermatologista
DRA. CAROLINA REATO MARÇON
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologiapalavra do dermatologista
