Main content
Conheca os tratamentos de pele para voce apostar

Limpeza de pele, peeling químico, laser: tratamentos que ajudam a pele no processo de envelhecimento saudável

Quais tratamentos são mais indicados para ajudar a saúde da pele? Com que frequência devemos fazê-los? Como montar sua rotina de cuidados? Confira as respostas para essas dúvidas!
13 jun 2022

Alguns cuidados com a pele são muito importantes para prevenir o envelhecimento precoce, rugas, linhas de expressão e flacidez. Para isso, são úteis não apenas uma boa rotina de skincare, mas também procedimentos estéticos que permitam a renovação celular e o preenchimento facial. Mas, quais tratamentos são mais indicados para ajudar a saúde da pele? Com que frequência devemos fazê-los? Como montar sua rotina de cuidados? Confira as respostas para essas dúvidas logo abaixo!

Peeling químico: para que serve? Previne rugas?

O peeling é um dos procedimentos estéticos mais comuns e pode ser dividido em dois tipos: o peeling físico e o peeling químico. Os dois promovem a descamação da pele, removendo as células mortas e estimulando a renovação. A diferença é que o peeling físico é feito com a esfoliação mecânica de microesferas, como cristais ou diamante. Já o peeling químico promove a descamação por meio da aplicação de ácidos. 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

A grande vantagem do peeling químico é que o procedimento é controlado a partir das necessidades da pele, podendo ser mais profundo ou mais superficial. Os benefícios são inúmeros: despigmentação de manchas no rosto, suavização de rugas, linhas de expressão e até mesmo de cicatrizes de acne. As substâncias utilizadas também podem variar. Algumas das mais comuns são ácido glicólico, ácido salicílico, ácido retinoico e ácido tricloroacético. Como o peeling costuma deixar a pele mais sensível, o ideal é consultar o dermatologista para saber a frequência ideal do procedimento para o seu caso, usar dermocosméticos reparadores no pós-procedimento e usar um protetor solar com alto FPS.

Tratamentos a laser podem corrigir manchas e evitar a pele flácida

Outro procedimento muito procurado em clínicas estéticas são os tratamentos a laser. Assim como o peeling químico, o laser tem vários tipos e múltiplas funções e objetivos, mas todos ajudam a manter a pele saudável e viçosa. O laser de luz pulsada corrige manchas e pequenos vasos, além de marcas de expressão suaves; já o laser fracionado CO2 funciona muito bem para a flacidez, cicatrizes de acne, olheiras e rejuvenescimento facial. é importante lembrar que o laser é um tratamento que precisa ser feito por um profissional especializado e com todo o cuidado: exija óculos de proteção durante o procedimento e, após, use dermocosméticos hidratantes e reparadores, protetor solar de FPS alto ou muito alto.

Por que fazer uma limpeza de pele com frequência? 

A limpeza de pele é um tratamento acessível, que proporciona muitas vantagens e que pode ser feito em todos os tipos de pele. Peles oleosas e acneicas são as mais beneficiadas por esse tipo de procedimento, pois a limpeza reduz a oleosidade, remove os cravos e espinhas e limpa os poros abertos. Além disso, melhora a inflamação causada pela acne e a circulação da pele, além de hidratar e tonificar o rosto. O indicado é que a limpeza de pele seja feita a cada 15 dias, mas o ideal é consultar seu dermatologista para encontrar a melhor frequência para você.

Como fazer uma rotina de skincare contra o envelhecimento da pele

Para manter a pele saudável, é muito importante que o tratamento continue em casa. Por isso, manter uma rotina de skincare adequada evita não só problemas como a acne e manchas solares, mas também o envelhecimento precoce da pele. No entanto, a escolha dos produtos é imprescindível para não causar o efeito inverso!

Se a sua pele for seca, o ideal é escolher produtos mais cremosos e densos para repor a camada lipídica de proteção da pele. Já quem tem pele oleosa ou mista deve priorizar texturas não oleosas, como loção, gel e sérum. Se sua pele for sensível ou acneica, é indicado procurar produtos com propriedades calmantes e de alta tolerância. Para a pele normal, o ideal é equilibrar diferentes texturas. 

PRODUTOS RELACIONADOS

A rotina de skincare passa por três etapas principais: higienização, hidratação e proteção. Para a higienização do rosto, o ideal para todos os tipos de pele é priorizar o gel de limpeza facial em vez do sabonete, já que o gel promove uma limpeza suave, sem agredir a pele e desequilibrar a barreira cutânea. Veja abaixo o passo a passo de uma rotina simples para ter uma pele saudável: 

PRODUTOS RELACIONADOS

1. Lave bem o rosto com um gel de limpeza;

2. seque bem o rosto, dando leves batidinhas com a toalha (sem esfregar!); 

3. com a pele seca, aplique o hidratante específico para o seu tipo de pele;

4. finalize com um protetor solar de FPS acima de 50.

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!

artigos relacionados

Se você tem a pele oleosa, com certeza não vai usar os mesmos produtos de skincare de quem possui pele seca, certo? Para que a sua rotina de cuidados seja eficaz, antes de qualquer coisa é necessário descobrir qual o seu tipo de pele: oleosa, seca, mista ou normal. Cada um tem necessidades diferentes e específicas, como espinhas, cravos, ressecamento... E para cada problema, existe uma solução. Neste espaço, você encontra dicas para cuidar adequadamente do seu tipo de pele - confira!

Orientation message
For the best experience, please turn your device