Não importa se você a conhece como aloe vera ou babosa, com certeza você já ouviu falar em seus múltiplos benefícios para a saúde da pele e cabelos. Nesse post do blog do Dermaclub você irá descobrir tudo sobre essa espécie de planta medicinal com múltiplas propriedades cosméticas e como ela age em sua pele e cabelos, além de sanar todas as suas dúvidas sobre o seu uso diário e contraindicações.
O que é aloe vera e para que serve?
A aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta a família das suculentas e é amplamente conhecida há muitas gerações por suas propriedades medicinais e cosméticas. Muito conhecida por sua textura em gel transparente, essa planta, originária do norte da África e oriente médio, possui inúmeras propriedades terapêuticas conhecidas desde a antiguidade e é utilizada até hoje na pele e cabelos.
Alguns estudos mostram suas várias aplicações para tratar condições na pele como a cicatrização de feridas e alívio de queimaduras solares, mas também é muito comumente utilizada em produtos para a pele, cabelos e problemas digestivos.
- Hidratação: essa planta possui diversos compostos ativos como vitaminas, minerais, enzimas e aminoácidos que oferecem diversos benefícios para pele e cabelos. Uma delas sendo a hidratação, seu gel, quando aplicado no cabelo e pele, consegue proporcionar uma ótima hidratação, especialmente em climas mais secos. No entanto, há ressalvas em seu uso em peles sensíveis.
- Caspa: Aloe Vera possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórios que conseguem auxiliar no combate à caspa. Quando aplicado no couro cabeludo pode reduzir a coceira e descamação, e auxiliar na cicatrização de eventuais feridas que podem ocorrer no couro cabeludo por conta da coceira associada a esta condição.
- Oleosidade: não há muitas evidências científicas conclusivas, no entanto, algumas pessoas relatam que o uso da Aloe Vera no couro cabeludo e rosto diminuíram a produção excessiva da oleosidade.
Qual a diferença de aloe vera e babosa?
A única diferença entre Aloe Vera e babosa é realmente o seu nome. Graças à variedade linguística presente no Brasil, essa planta é conhecida por nomes diferentes por diferentes pessoas, porém, na prática, é a mesma espécie de planta.
Quais benefícios de aloe vera para o cabelo?
Com benefícios que variam desde a estimulação do crescimento capilar, ao alívio de irritações no couro cabeludo sensível, redução da oleosidade, ação condicionante, fortalecimento do cabelo, hidratação e combate à caspa, os estudos científicos sobre esses benefícios da babosa continuam em execução, sendo assim o mais indicado por especialistas é utilizar-se de produtos formulados especificamente para cada problema e utilizar a babosa apenas por recomendação médica, da maneira que o profissional instruir.
Por exemplo, se o seu problema é a caspa, a babosa possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem auxiliar no quadro de dermatite seborreica , no entanto, o Shampoo Dercos Anticaspa Intensivo da Vichy é altamente recomendado por profissionais, graças à tecnologia microbioma com selênio DS, capaz de reduzir caspa e escamas e reequilibrar o microbioma do couro cabeludo, e conta ainda com sua versão para couros cabeludos sensíveis, o Shampoo Dercos Anticaspa Sensível de igual eficácia.
O shampoo anticaspa intensivo de Dercos evita a reincidência da caspa por até 6 semanas e não resseca os fios. Sendo assim, você usa um produto formulado para essa finalidade específica e caso deseje e haja aval médico para isso, pode utilizar-se da babosa em paralelo.
Mas, se o seu problema é a queda, a babosa, por auxiliar na produção de colágeno, pode auxiliar a fixar melhor os fios de cabelo no couro cabeludo. E ainda com seus minerais e água, ajudam a fortalecer todo o fio, mas você pode utilizar-se também do Shampoo Dercos Antiqueda que além da função antiqueda ainda oferece um aumento de volume dos seus cabelos. Enriquecido com Niacinamida e vitamina E, esse produto melhora a uniformidade e integridade do couro e possui propriedades antioxidantes, essenciais para prevenir a oxidação da célula, deixando os fios 47% mais fortalecidos e 19% mais densos.
A babosa pode ainda ser utilizada na hidratação dos fios, potencializando cremes ou sendo utilizada como finalizadores ou gel.
Quais benefícios de aloe vera para a pele?
A babosa possui inúmeras finalidades quando usada na pele, a mais conhecida delas é o alívio de queimaduras solares. Graças à sua função cicatrizante, anestésica e anti-inflamatória, a aloe vera consegue auxiliar no tratamento das queimaduras, tanto as solares quanto as causadas por acidentes com objetos quentes e fogo, e se você já utilizou a babosa em algum desses casos, conhece a sensação de alívio imediato que ela proporciona.
Além disso, a babosa também pode ser aplicada sobre alergias de pele como dermatites, por serem ricas em propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. No entanto, como nem tudo são flores, algumas pessoas apresentam reações alérgicas à planta, apresentando vermelhidão, coceira e sensibilidade, principalmente quando a higienização da planta não é feita corretamente.
Nesses casos pode haver a indicação de produtos como Lipikar Baume AP+M da La Roche-Posay , um creme nutritivo e anticoceira com ação anti-irritativa que possui uso seguro até mesmo para recém-nascidos. Conta com ativos como niacinamida, manteiga de karité, óleo de semente de girassol e aqua posae filiformis, que juntas proporcionam hidratação e suavização das coceiras e alergias da pele, auxiliando na restauração da barreira lipídica da pele.
A babosa possui ainda uma função antiacne graças à sua função anti-inflamatória, contribuindo no tratamento de espinhas (principalmente as mais doloridas e com pus) e no tratamento das cicatrizes. Mas a planta não faz milagres por si só, e seu uso é mais recomendado como aliada a um tratamento já existente da acne e suas eventuais marcas.
Produtos como o Gel de Limpeza Acne Control o podem ser essenciais no combate à acne, e já que conta com ingredientes como argila branca, que traz o controle da oleosidade e reduz a aparência de poros, 2% de ácido salicílico, altamente eficaz na redução de cravos e prevenção da acne, além estimular a renovação da pele e controle da produção de óleo, e é claro, as ceramidas essenciais e niacinamida, que evitam o ressecamento e repuxamento da pele prevenindo o efeito rebote, para uma pele livre de oleosidade sem esquecer da hidratação.
Pode usar aloe vera todos os dias?
Existem ressalvas quanto ao uso da babosa de forma diária, sendo recomendado a consulta a um médico dermatologista para que a situação específica de sua pele seja melhor compreendida por um profissional, que irá indicar um tratamento mais personalizado, tendo em vista que a aloína, composto encontrado nas folhas da babosa podem produzir desde reações alérgicas até queimaduras quando expostas ao sol.
Sendo assim, jamais deixe de usar um bom protetor solar, como o Anthelios UVMune 400, que com sua textura fluida e invisível proporciona uma proteção profunda contra os raios ultravioletas além da função antioxidante. Graças à nova tecnologia de La Roche-Posay, a Mexoryl 400, esse filtro solar protege contra raios UV mais profundos, principais causadores de danos celulares perigosos, proporcionando uma proteção contra raios UVA, UVB e infravermelhos, que previnem rugas, manchas solares, vermelhidão e manchas na pele. Ultra resistência à água, suor e areia e não arde os olhos.
Pode tomar o aloe vera?
O suco da babosa, que deve ser feito a partir do interior das folhas da planta, possui boas quantidades de vitaminas A e C, além de minerais, antioxidantes e prebióticos . Por não ter um sabor muito agradável, o suco dessa planta pode ser encontrado já pronto em algumas lojas de produtos naturais e em alguns casos até mesmo Supermercados, essas versões costumam ser de uso mais seguro.
O suco da Aloe Vera pode combater a prisão de ventre, diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos do sangue, fortalecer o sistema imunológico, auxiliar no tratamento da gastrite e diabete, além de infecções. Conta com cálcio, selênio, magnésio, potássio, zinco e colina, além de alguns antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres.
Quem não pode usar aloe vera?
O uso da Aloe Vera, tanto interna quanto externamente, é melhor recomendado segundo prescrição médica, tendo em vista que pessoas mais sensíveis podem apresentar reações alérgicas a essa planta. Os quadros alérgicos podem variar desde dores na região da barriga até diarreia e externamente podem apresentar vermelhidão, coceira e erupções cutâneas.
Caso você seja uma das pessoas de pele mais sensível, mas que apresenta problemas com acne, o Effaclar Alta Tolerância pode ser muito eficaz. Com uma fórmula que proporciona uma limpeza suave das peles oleosas e sensíveis, esse gel de limpeza reduz a oleosidade e brilho excessivo sem ressecar. Estão presentes em sua fórmula o PCA de zinco, que possui propriedades antimicrobianas e auxilia no controle da oleosidade e glicerina, que mantém a hidratação da pele, evitando a conhecida sensação de repuxamento.
Não sei se você já sabe, mas as marcas La Roche-Posay e Cerave fazem parte do clube de vantagens de Dermaclub! Ainda não conhece? Nesse clube de vantagens todas as suas compras viram pontos, que mais tarde podem ser trocados por outros produtos novinhos do nosso site, incrível, não é? E não perca tempo, na hora de comprar o seu Gel de Limpeza Acne Control,Lipikar Baume Ap+, de La Roche-Posay, Effaclar Alta Tolerância ou Anthelios UVMune 400 escolha Dermaclub.
Pode dormir com aloe vera no rosto?
A babosa pode, sim, ser usada no rosto ao dormir. Graças a sua textura e propriedades, ela é rapidamente absorvida pela pele e pode ser usada como uma “máscara” ao dormir, auxiliando na hidratação e desinflamação de espinhas enquanto você dorme.
Como usar aloe vera na pele?
A aloe vera, ou babosa, pode ser encontrada em embalagens prontas para uso, vendidas em lojas ou na internet e em folhas, mas essas precisam de um cuidado maior na hora da limpeza para que a gosma mais esverdeada seja retirada completamente. É nela que a substância aloína se encontra em maiores quantidades e podem causar vermelhidão e outras reações alérgicas na pele.
A aloe vera pode ser usada na pele limpa, isto é, depois do uso de um sabonete ou gel de limpeza e antes do protetor solar.
Como usar aloe vera no cabelo?
Já nos cabelos o cuidado com a limpeza da planta deve permanecer o mesmo, a diferença agora é que seu gel pode ser usado tanto no couro cabeludo quanto na finalização do comprimento dos fios.