Você tem a pele oleosa? Se a resposta for sim, você deve saber que os produtos usados na rotina de skincare desse tipo de pele devem ser cuidadosamente escolhidos para controlar a oleosidade excessiva e prevenir problemas, como a acne e comedões. Por isso, é essencial entender quais ativos e dermocosméticos evitar, a fim de não piorar ainda mais a produção de sebo e o aspecto brilhoso do rosto. Confira agora uma listinha de tudo que deve passar longe da sua rotina de cuidados e produtos para pele oleosa que você pode usar na substituição.
Higiene: gel de limpeza facial não pode incluir petrolatos ou pomadas
PRODUTOS RELACIONADOS
Uma das partes mais importantes da skincare da pele oleosa é a limpeza, que deve ser feita com bastante cuidado a fim de evitar que sujidades se acumulem nos poros abertos e causem sua obstrução, gerando cravos e espinhas. Porém, o produto a ser utilizado conta muito nesse momento: se possível, o mais indicado é priorizar o gel de limpeza facial em vez de sabonete comum, por ser ele mais gentil e delicado com a pele, sem agredi-la.
PRODUTOS RELACIONADOS
Petrolatos ou pomadas devem ser radicalmente evitados por quem sofre com produção excessiva de sebo na pele do rosto, pois essas substâncias podem obstruir os poros, além de aumentar ainda mais a oleosidade e deixar a pele "pegajosa''. Outro ponto importante é não cair na tentação de lavar o rosto várias vezes ao dia, pois isso pode causar o chamado efeito rebote, que é quando constantemente remove-se a oleosidade natural da pele, o que a deixa mais exposta a perda de água e, consequentemente, as glândulas sebáceas são mais estimuladas a produzir uma barreira de sebo para evitar o ressecamento. Ao longo do tempo esse estímulo constante, acaba piorando o quadro de oleosidade da pele.
Hidratante para pele oleosa: fuja de cremes e texturas densas
PRODUTOS RELACIONADOS
Após a limpeza, é importantíssimo investir na hidratação, inclusive na pele acneica e oleosa. Essa é uma etapa que deve ser realizada com precaução: uma pele hidratada pode, inclusive, reduzir a oleosidade do rosto, mas caso use o produto errado, o efeito oposto pode ser um problema. Por isso, fuja de hidratantes em creme ou texturas mais densas, com ativos oleosos no geral (óleo de rosa mosqueta, de coco, manteiga de karité, por exemplo). Opte por hidratantes com texturas fluidas, como loções, gel, gel creme e sérum, que sejam oil free e possuam capacidade de controlar a produção de sebo. ácidos como o salicílico e o glicólico são recomendados para a pele oleosa.
Protetor solar para pele oleosa deve ter o toque seco
PRODUTOS RELACIONADOS
Se tem um item que não dá para dispensar em nenhum tipo de pele, é o protetor solar. Afinal, ele não só evita o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas, como também previne o câncer de pele, uma doença grave e muitas vezes negligenciada. A pele oleosa, é claro, não foge à regra. Nesse caso, o mais indicado é fazer uso de um protetor com toque seco e que, de preferência, também tenha controle da oleosidade. Texturas não oleosas e fluidas também são ideais. Evite usar protetor solar corporal na região do rosto e produtos à base de óleo, com consistência densa e excessivamente cremosa. Na dúvida, vá de gel creme, ok?
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!