A oleosidade não é um problema que está presente apenas na pele. Ela também pode afetar o seu cabelo e causar bastante incômodo à saúde do couro e dos fios - como coceira, caspa e aquela sensação de estar sempre sujo. Mas fique bem tranquila, pois existe uma maneira de dar um jeito nas madeixas oleosas: basta montar um cronograma capilar com os produtos certos que vão controlar a produção de sebo do couro cabeludo e deixá-lo limpo e saudável por muito mais tempo! O DermaClub bateu um papo com a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, que indicou os melhores cuidados para os cabelos oleosos!
1. O que é um cabelo oleoso?
Antes de montar um cronograma, você precisa descobrir se o seu cabelo é realmente oleoso e a médica cita as principais características desse tipo: “A principal é o excesso de oleosidade no couro cabeludo, que, por sua vez, vai se espalhando até as pontas dos fios”. Essa característica pode estar associada à dermatite seborreica (caspa), além do uso do shampoo incorreto para o seu tipo de cabelo ou o excesso de máscaras e condicionadores a cumulados na região.
2. Sinais que indicam que o seu cabelo é oleoso:
- Muita oleosidade na raiz até as pontas;
- Sentir os fios sujos um dia depois de lavar;
- Aspecto pesado;
- Surgimento de caspa;
- Coceira.
3. Qual é o maior cuidado que o paciente deve ter com o cabelo oleoso?
A prioridade aqui é manter o cabelo limpo, garantindo uma raiz limpa, com equilíbrio, e fios sedosos. “às vezes é difícil preservar essa aparência, pois muitos shampoos que tratam o couro cabeludo oleoso acabam ressecando os fios. Ou o inverso também pode acontecer, quando usamos muitas máscaras que tratam os fios e deixam a raiz oleosa”, atentou. Para evitar essa situação, é importante encontrar o equilíbrio e acertar nos produtos para as madeixas oleosas.
4. Como manter uma rotina de cuidados com o cabelo oleoso:
- é muito importante o uso dos produtos corretos (shampoo, condicionador e tratamento);
- Apostar em um shampoo antioleosidade para uso diário ou dias alternados;
- Utilizar condicionador, apenas nas pontas;
- Pelo menos uma vez por semana utilizar um shampoo antiresíduos ou fazer um detox capilar;
- Usar máscaras ou ampolas equilibrantes uma vez por semana.
5. Shampoo para cabelo oleoso: qual é o melhor produto? Conheça as opções!
O melhor produto é um shampoo antioleosidade para uso diário ou dias alternados. Vale a pena investir também no shampoo antiresíduos ou no esfoliante capilar uma vez por semana para dar aquela revitalizada na raiz e nos fios!
PRODUTOS RELACIONADOS
6. Condicionador para cabelo oleoso: conheça o melhor produto!
O uso do condicionador também é importante na rotina de cuidados do cabelo oleoso, pois é ele que vai dar emoliência, segurar a hidratação dos fios e selar as cutículas. Além disso, a Drª Betina garante que o produto não interfere na produção de óleo, mas, sim, na textura das madeixas. “Sendo assim, o ideal é apostar em um condicionador que não pese e nem deixe as pontas oleosas”, explicou. As ampolas também podem ser uma boa opção para o cabelo oleoso. Escolha as mais leves, indicadas para quem já faz tratamento antioleosidade e que não pesem os fios. Elas devem ser aplicadas apenas no comprimento dos fios para evitar a oleosidade na raiz e o acúmulo do produto na região.
7. Cuidados extras para incluir na rotina de cuidados com o cabelo oleoso
- Peelings para couro cabeludo feito no consultório;
- Não lavar o cabelo com água quente;
- Evitar ficar muito tempo sem lavar o cabelo;
- Evitar passar condicionador ou máscara de hidratação na raiz
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 13 de Junho de 2019
Modificada em: 07 de Junho de 2022