Main content
Entenda o que causa a queda de cabelo e saiba como tratar

Queda de cabelo? 5 dicas para tratar!

Você sofre com queda de cabelo? Neste post Dermaclub traz produtos úteis, hábitos para adotar e quais as causas da alopecia.
14 fev 2024

Você costuma prestar atenção enquanto o cabelo sai das escovas assim que você termina de pentear os cabelos? Sabia também que é normal perdermos em média entre 50 e 100 fios por dia? Mas quando saber quando a queda de cabelo é ou não normal? Dermaclub responde às suas perguntas sobre o tema e te guia em como manter seus cabelos sempre saudáveis e cheios.

O que causa queda de cabelo?


A queda de cabelo é normal em todos os seres humanos, a média de 50 a 100 fios por dia é padrão para todos nós. Acima disso e podendo aparecer ”buracos” sem cabelo, é sinal de alguma anormalidade no organismo. Também conhecido como alopecia, a queda parcial ou total dos cabelos pode ter como fonte causadora uma inúmera variedade de condições e fatores:

 

  • Hormonal: Desequilíbrios e alterações hormonais podem afetar o ciclo de crescimento do cabelo e inclui condições como Alopecia areata, alopecia androgenética, ovário policístico e podem ter ligações até mesmo com a vida reprodutiva de alguém, por exemplo, uma gravidez. 
  • Envelhecimento: ao longo dos anos, conforme envelhecemos, é natural a todos os sexos que o cabelo se torne mais fino e haja uma redução na densidade capilar.
  • Genética: alopecia androgenética é muito conhecida como calvície masculina e feminina e é uma herança genética que tende a ocorrer entre muitas famílias.
  • Danos externos: muitas vezes há um aumento na queda dos cabelos quando realizamos algum procedimento ou penteado ao qual não estamos acostumados, isso costuma prejudicar a saúde dos fios e levar a quebra ou queda. Penteados apertados, calor excessivo, tinturas, alisamentos frequentes e outros tratamentos capilares podem também ser a razão da queda anormal dos cabelos.
  • Estresse: o estresse emocional pode ter diversos impactos na saúde do nosso organismo, um deles é na saúde dos nossos fios. O eflúvio telógeno pode desencadear a queda de cabelo por estresse e geralmente ocorre algumas semanas ou meses após um evento muito estressante. 
  • Alimentação: a saúde dos nossos fios está diretamente ligada com a nossa alimentação, se comemos mal a saúde deles irá decair e por consequência haverá um aumento na queda. Procure sempre ter uma dieta rica em nutrientes essenciais, como vitaminas, proteínas, ferro e Zinco, essenciais para uma boa saúde dos fios.
  • Remédios: os de algumas medicações costumam causar a queda de cabelo como efeito colateral, os mais comuns são a quimioterapia e antidepressivos, mas podem variar entre alguns outros.
  • Quadros de saúde: algumas condições médicas como problemas na tireoide e anemia além de algumas infecções e até lúpus costumam causar quedas de cabelo. Por isso, assim que notar uma queda anormal nos seus fios, é importante procurar auxílio médico antes de qualquer outra coisa, para que seu quadro geral de saúde seja completamente compreendido, e o problema, identificado e sanado.

Como saber se estou com queda de cabelo?


A queda de cabelo é naturalmente mais fácil de se notar conforme você sente seu cabelo mais ralo, podendo apresentar tufos sem fios, áreas do couro cabeludo mais visíveis ou o recuo da linha do cabelo, mas há também outros sinais que podem ser percebidos, como a presença de mais fios no travesseiro, ralos do chuveiro, escovas e pentes de cabelo.

Quando me preocupar com a queda de cabelo?


Ao notar sintomas como os dito acima, como o cabelo mais ralo, couro cabeludo mais visível e se os fios caem facilmente quando você passa os dedos entre eles, é indicado que você procure ajuda médica para entender mais profundamente seu quadro de saúde e identificar quais as possíveis causas.

Como tratar queda de cabelo?


Existem algumas formas de tratar os diferentes tipos e causas da queda, além da procura de um médico, você pode se utilizar de algumas delas:

1- Tenha alimentação balanceada


A queda capilar pode estar relacionada à deficiência de algumas vitaminas como a biotina, vitamina C, D 5 entre outras que podem ser facilmente incorporadas na dieta por meio do consumo de carnes, peixes e ovos, amêndoas, laranja, kiwi, caju, morango, frutos-do-mar, leite, queijo, camarão e chocolate amargo.


Limitar o consumo de alimentos processados, com alta adição de açúcares refinados e gorduras saturadas. Ao invés disso, incorpore a gordurosa vinda de sementes, abacate e azeite de oliva, e prefira para matar a vontade de doces, opções como frutas e chocolate amargo, por exemplo. Procure ainda consumir a quantidade necessária de água durante o dia. 

2- Evite estresse constante

 

  • Tente praticar técnicas de relaxamento como a respiração profunda, meditação ou yoga.
  • Procure manter a prática regular de exercício físico, para liberação correta das endorfinas que ajudam a reduzir o estresse
  • Mantenha seu sono regulado
  • Procure ajuda de amigos, família ou grupo de apoio, e pondere a ideia do início de um tratamento psicológico (terapia)


3- Aposte em tratamentos fortalecedores


Tente reduzir o uso de secadores e chapinhas, babyliss e outras ferramentas de calor que podem estar trazendo efeitos negativos para o seu couro cabeludo. Evite também penteados que possam machucar o couro cabeludo.Tratamentos como progressiva e descoloração devem ser evitados, pelo menos por um tempo, até que o couro cabeludo atinja a saúde desejada novamente. 


Aplique sempre bons produtos nos seus cabelos, tanto na raiz quanto no comprimento, como a Máscara de Tratamento Dercos Kera-Solutions que recupera a maciez, movimento, hidratação e brilho dos fios e foi desenvolvido com 6% de pro keratin complex e ácido glicólico. Se você é uma daquelas pessoas que acaba exagerando no uso de ferramentas de calor nos cabelos, essa máscara é perfeita para você, ela consegue restaurar fios danificados, devolvendo a flexibilidade aos cabelos enrijecidos por químicas, além de trazer ainda mais hidratação, maciez e brilho aos fios.

Linha Dercos Kera Solutions


O Shampoo Estimulante Antiqueda Energy+ de Vichy é perfeito para cabelos com queda e quebra, fortalecendo os fios, deixando-os mais densos e volumosos. Esse shampoo conta ainda com ativos com a niacinamida, que melhora a uniformidade da pele e a vitamina E que possui propriedades antioxidantes poderosíssimas na prevenção da oxidação das células.

Linha antiqueda Dercos Energy+ da Vichy, para estimular o crescimento dos fios e reduzir a queda.

Na hora de cuidar da sua pele e cabelos, Dermaclub é um clube de vantagens em que todas as suas compras se convertem em pontos, que mais tarde se tornam produtos novinhos, só para você. O que você está esperando para aproveitar todos os benefícios que Dermaclub tem para você?! 

4- Consulte um dermatologista


A consulta ao dermatologista é talvez a mais importante das dicas para que você consiga controlar e reduzir a queda de cabelo. É de suma importância que o quadro geral de sua saúde seja contemplado e entendido em profundidade para descartar quaisquer outras complicações de saúde que podem acarretar queda dos fios, para então se concentrar nas opções mais cosméticas.

5- Faça um tratamento indicado para o seu organismo


Sempre siga as recomendações médicas de um profissional. Elas são determinantes e mais apropriadas para um tratamento com base na especificidade do que pode causar os efeitos negativos, como, por exemplo, a queda dos cabelos. 
 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Clube de vantagens Dermaclub
 

 

artigos relacionados

Um cabelo bem cuidado, com brilho, maleabilidade e saúde é o objetivo de muita gente. Para conquistar estes efeitos é preciso manter uma rotina de cuidados, que vai prevenir e remediar diversas situações. Alguns dos problemas mais comuns na área são a queda, a caspa e a falta de hidratação. Para isso, nossos dermatologistas indicam tratamentos especiais! Confira na seção!

Orientation message
For the best experience, please turn your device