Main content

Pano branco: dermatologista fala o que é e como tratar

Entenda o que é pano branco, como surge e como tratar. Veja as dicas de skincare e cuidados com a pele de Dermaclub!
18 out 2023

Entenda o que são as manchas brancas na pele, é um fator dermatológico que deve se ficar alerta principalmente no verão. As marcas dependem de suas características, podendo indicar doenças de pele, incluindo o pano branco também conhecido como micose de praia.

A boa notícia é que conseguimos nos proteger desse problema identificando todas as suas causas. A Dermaclub conversou com a dermatologista Lívia Freire que listou fatores que podem motivar essa micose na pele.
 

O que é o pano branco?

De acordo com a médica, o pano branco é o nome popular dado a uma micose superficial chamada pitiríase versicolor. “Ela é causada por fungos do gênero Malassezia, que são leveduras que habitam silenciosamente no folículo piloso, sem causar nenhuma manifestação”. é uma doença de pele extremamente comum que afeta a primeira camada cutânea, causando manchas brancas, avermelhadas ou acastanhadas que descamam e se espalham facilmente pelo corpo, especialmente nas áreas mais oleosas.

Essas manchas podem aparecer em várias partes do corpo, incluindo o tronco, os braços, as pernas e o pescoço. Elas são frequentemente mais visíveis por conta da perda da pigmentação. 

Como o pano branco surge na pele?


Como os fungos Malassezia habitam naturalmente na nossa pele, as manchas brancas se formam quando o corpo entra em contato com as condições favoráveis para o crescimento excessivo desse microrganismo. Alguns fatores como umidade, oleosidade na pele e predisposição genética, podem contribuir para o surgimento do pano branco.  

Também existem fatores do hospedeiro que favorecem o problema: a desnutrição, a sudorese excessiva, o uso de anticoncepcionais, de corticóides e de imunossupressores”

Além disso, os fungos se proliferam mais em áreas seborreicas, como no couro cabeludo, pescoço, dorso e tórax anterior e se alimentam das gorduras existentes nessas regiões

Conheça 5 fatores que podem causar o pano branco:

- Excesso de sudorese;
- Imunodepressão;
- Excesso de oleosidade;
- Má higiene da pele
- Predisposição para a doença de pele.

 Quais são os sintomas do pano branco?


Os sintomas do pano branco podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente se manifestam como:

As manchas na pele são sintoma mais evidente pois são as manchas de cor clara ou escura na pele, que podem aparecer em várias áreas do corpo, a descamação acontece nas manchas, resultando em pele seca e descamativa. Já a coceira é um fator que afeta a área das manchas, podendo causar desconforto 

Também apresenta alterações na pigmentação, além de sintomas físicos, o pano branco pode causar desconforto estético nas manchas visíveis.  É importante notar que os sintomas podem piorar em climas quentes e úmidos. Se você suspeita que tem pano branco, é aconselhável consultar um dermatologista para um diagnóstico preciso e orientação sobre o tratamento adequado.

Qual a diferença entre pano branco e micose?


Embora o pano branco seja na verdade, um tipo específico de micose. A micose é um termo genérico que se refere a várias infecções fúngicas da pele, cabelo ou unhas. O pano branco, por outro lado, é uma forma específica de micose causada pelo fungo Malassezia.

A diferença é que outras formas de micose têm características clínicas diferentes e são causadas por diferentes tipos de fungos. É importante consultar um dermatologista para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado, pois o tratamento pode variar com base no tipo de micose presente.

Como prevenir o pano branco?


A prevenção do pano branco, é conhecida por pitiríase versicolor, trata-se de medidas para reduzir o crescimento do fungo malassezia na pele. Algumas prevenções para o pano branco são higiene regular, secagem adequada, evitar usar roupas apertadas, evitar o calor e a umidade também.  

Se você tem suspeita de pano branco recorrente ou suspeita de estar em risco, é aconselhável consultar um dermatologista. Eles podem oferecer orientações específicas e recomendações de prevenção com base no seu caso.

Como tratar o pano branco?


O tratamento do pano branco geralmente tem aplicações de medicamentos antifúngicos que ajudam a eliminar a infecção da pele, é importante procurar um dermatologista, pois o tipo de tratamento pode variar de acordo com gravidade. 

Uma boa forma de auxiliar com o tratamento do pano branco é fazendo uma higienização adequada com Gel de Limpeza CeraVe, Toleriane Sensitive, Lipikar Baume Light, SA Gel de Limpeza CeraVe e a Loção Hidratante CeraVe ! Todos esses produtos que auxiliar em uma boa higienização e hidratação, você encontra somente em Dermaclub!

Quem está com pano branco pode tomar sol?

 
As pessoas que estão com pano branco (pitiríase versicolor) podem até tomar sol, mas com alguns cuidados muito importantes. Os horários adequados para evitar exposição ao sol mais quente é às 10h da manhã e às 16h da tarde, é melhor nas primeiras horas do dia ou no final da tarde que os raios solares são menos intensos. 

O uso do protetor solar é fundamental para prevenir de forma adequada a exposição ao sol, evitando possíveis queimaduras e agravamento do pano branco, outro aspecto que auxilia na proteção ao sol e acessórios como chapéus, bonés e até mesmo óculos de sol que limitam a exposição ao sol. 

Quantos dias pro pano branco sumir?


A duração do tratamento para o pano branco sumir pode variar de pessoa para pessoa dependendo dos fatores, incluindo o nível da gravidade da infecção, então pode durar de semanas até meses. Depois do início do tratamento você já consegue perceber a melhora dos sintomas, descamação e coceira. 

Para evitar futuras ocorrências de pano branco é importante manter a higiene corporal, fazer o tratamento e tomar todas as precauções durante a exposição solar, conforme recomendado pelos profissionais da saúde. 

O que piora o pano branco?


O pano branco pode ser agravado por vários fatores, e é importante evitar essas condições ou comportamentos para controlar a infecção. Trazemos alguns dos principais fatores que podem piorar o pano branco são: exposição solar excessiva, clima quente e úmido, uso de produtos de pele que são oleosos, roupas apertadas, estresse e má higienização da pele. 

Lembrando que a prevenção e o tratamento adequado, conforme orientados por um dermatologista, são essenciais para controlar o pano branco. Em Dermaclub você encontra produtos para auxiliar nos cuidados e higienização do pano branco!

 

Clube de Vantagens
 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

 

 
Image

DRA. LÍVIA LUNA
CRM: 5285056-0

Graduada pela Universidade Gama Filho (RJ). Fez residência Médica, em Clínica Médica, pelo Hospital Federal do Andaraí (RJ). É Pós -Graduada em Dermatologia pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Também possui título de especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Doutora Lívia está em constante atualização em cursos, congressos nacionais e internacionais para oferecer o que há de melhor e mais moderno aos seus pacientes.
 

 

 

 

 

 

 

Orientation message
For the best experience, please turn your device