Embora a queda de cabelo seja algo comum e - até certo ponto - esperado, ainda assim, ela é capaz de gerar incômodo quando exacerbada. Afinal, nada pior do que pentear os cabelos e se deparar com uma porção generosa de fios soltos na escova, não é mesmo? Para evitar que a perda de cabelo se torne excessiva, é necessário ter uma alimentação saudável e é possível criar uma rotina capilar antiqueda com produtos e hábitos certos. Quer saber como montar o seu próprio kit antiqueda, incluindo um shampoo para queda de cabelo? O DermaClub, junto com a dermatologista Priscila Kakizaki, reuniu algumas dicas imperdíveis. Confira!
PRODUTOS RELACIONADOS
O que causa a queda de cabelo?
Primeiramente, Dra. Priscila destaca que há duas formas de queda de cabelo: “Ou ela acontece por uma alteração no ciclo do cabelo e o cabelo cai com sua raiz, ou por alteração no próprio fio de cabelo e o cabelo quebra (ou seja, não sai com a raiz)”, explica a dermatologista, que completa: “Vários fatores podem influenciar na mudança do ciclo do cabelo, fazendo com que ele caia em maior quantidade, como perda de peso, cirurgias, infecções, mudanças hormonais, doenças da tireoide e anemia por deficiência de ferro”.
A queda de cabelo ocasionada por alterações no ciclo capilar precisam ser acompanhadas de perto pelo dermatologista, já que pode ser crônica e demandar o uso de medicamentos, como a alopecia androgenética e a alopecia areata, ou ser decorrente de outros problemas de saúde, que precisam ser tratados, como mudanças hormonais e doenças da tireoide.
Já a quebra do cabelo é causada por danos externos e hábitos nocivos, podendo ser evitada e tratada com uma rotina capilar e produtos adequados. “O uso de procedimentos químicos como alisamentos, tinturas e descolorações, assim como o uso de secador, chapinha e babyliss podem deixar os cabelos mais fragilizados e suscetíveis à quebra”, diz a Dra. Priscila.
Cabelo ressecado pode ser mais propenso à quebra
Outro fator que pode ser determinante para a queda de cabelo devido à quebra é o ressecamento excessivo dos fios. “O ressecamento costuma estar relacionado com alguma agressão que o fio de cabelo sofreu. Descoloração, progressiva, relaxamento, assim como o uso de altas temperaturas, afetam a estrutura do fio. Por exemplo, na descoloração (luzes ou mechas) existe um dano interno e externo, o que deixa a haste muito fragilizada. Quanto maior a frequência destes procedimentos, maior o dano”, comenta a dermatologista.
Rotina capilar deve incluir ativos hidratantes e evitar secador e chapinha
Montar uma rotina capilar antiqueda não é difícil, mas precisa de atenção e cuidado não só com os produtos escolhidos, mas principalmente com os hábitos do dia a dia. De acordo com a dermatologista, a hidratação é um momento indispensável: “Faça uso de máscaras com ativos hidratantes, como o pantenol e a glicerina, e emolientes, como silicones, ceras vegetais, manteigas como a de karité e óleos minerais e vegetais. Os agentes emolientes formam uma película protetora ao redor dos fios, diminuindo a perda de água. Podem ser utilizados de uma a duas vezes por semana ou até mesmo substituir o uso do condicionador, dependendo da situação”.
Pentear os cabelos é algo que também demanda cuidados especiais. “Para os cabelos lisos, é melhor que se penteie com os cabelos secos para reduzir a quebra. Já nos cabelos encaracolados, é melhor que estejam úmidos. Dessa forma, é necessário fazer menos força para pentear, o que diminui a quebra do fio”, recomenda a médica. “Evite o uso do secador, chapinha ou babyliss. Mas, caso sejam necessários, passe um protetor térmico nos fios antes do procedimento. No caso do secador, é melhor que seja utilizado a uma distância de pelo menos 15 centímetros do couro cabeludo, com movimentos contínuos e com uma temperatura menor que 150ºC. No caso das chapinhas e babyliss, devem ter uma temperatura menor que 200ºC e utilizados com os cabelos secos”, continua a especialista.
Procurando um shampoo para queda de cabelo? Pense nessas dicas!
Um dos fatores mais importantes para o sucesso da rotina antiqueda é a escolha de um bom shampoo. Dra. Priscila conta o que é mais relevante na hora de optar por um produto: “Prefira shampoo sem sulfato. Os shampoos com sulfato têm um grande poder de limpeza, mas ressecam ainda mais o fio. Caso seu cabelo seja oleoso e necessite de um shampoo que limpe mais, você pode utilizar produtos com óleos vegetais - como o de coco - ou silicones no comprimento dos fios antes das lavagens. Isso protegerá seu fio do ressecamento causado pelo shampoo”.
Shampoo para queda de cabelo: a melhor opção para cabelo seco e quebradiço
Para fechar, é claro que não poderia faltar a nossa dica, né? Se você também sofre com a queda de cabelo causada pela quebra dos fios, a nossa recomendação é o Shampoo Antiqueda Energizante Dercos, de Vichy. Ele contém aminexil e as vitaminas PP, B5 e B6, que fortalecem a fibra capilar e proporcionam maior resistência ao cabelo, evitando a perda dos fios. Além disso, ele é super hidratante e limpa de forma intensa sem ressecar. é usar e se apaixonar!