Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Tratamento capilar caseiro: 3 opções para resgatar a saúde dos seus fios

Veja como tratar o seu cabelo em casa com resultado de salão
Veja como tratar o seu cabelo em casa com resultado de salão

Entrevista com Drª Mayara Nascimento, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Manter o cabelo saudável, mesmo em casa, deve ser uma prioridade para quem quer evitar não só o ressecamento e o frizz, mas problemas ainda mais sérios, como a caspa e a queda de cabelo. Para isso, é preciso investir em um tratamento capilar caseiro adequado para o seu tipo de cabelo. Para te ajudar, DermaClub conversou com a dermatologista Mayara Nascimento, que explicou os principais problemas capilares e como cuidar de cada um para ter fios mais saudáveis. Confira!

Tratamento capilar para queda de cabelo: quais as causas desse problema?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a queda capilar pode ser causada por diversos fatores, principalmente hormonais. Porém, é necessário entender se você realmente está sofrendo com a perda excessiva de fios ou se a queda é mínima e comum, como explica a dermatologista. “A queda de cabelo precisa ser avaliada. Em geral, consideramos uma queda de 150 a 200 fios normal. Acima disso, é recomendável procurar um médico dermatologista”, diz Dra. Mayara. 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

A queda capilar é considerada um problema de saúde e, por isso, é necessário ser avaliada de perto. “Caso esteja realmente aumentada, é preciso fazer consulta médica para avaliar, exame de sangue específico para queda de cabelo e exame do couro cabeludo com dermatoscópio. Medicações em uso, estresse, infecções virais, bacterianas, internação ou cirurgia são fatores que interferem diretamente na queda de cabelo”, explica a especialista. A partir daí, o médico poderá indicar o tratamento capilar mais adequado para melhorar o problema, como medicações e mudanças na alimentação. 

Produtos relacionados

Caspa: secar bem o couro cabeludo para ter um cabelo saudável

A Dra. Mayara esclarece que a caspa, também conhecida como dermatite seborreica, é causada por um microrganismo específico em abundância. “A caspa acontece por uma quantidade maior de um fungo chamado Malassezia furfur, que gera uma inflamação no couro cabeludo e causa descamação, vermelhidão, coceira e pode aumentar ou propiciar a queda de cabelo”, conceitua a dermatologista. 

Nesse caso, é essencial procurar um especialista, pois o tratamento da caspa pode demandar diferentes medidas. “É fundamental avaliar o grau de acometimento. Pode ser necessário medicações tópicas, como shampoo e loções capilares com substâncias adstringentes que removem a oleosidade do couro cabeludo e antifúngicos. Caso o problema seja muito extenso, o dermatologista pode indicar remédio de uso oral ou até fototerapia. Mas, já fica a dica para quem tem tendência: secar bem o couro cabeludo, não prender o cabelo molhado e jamais dormir com ele molhado. Cabe lembrar para não usar fórmulas caseiras. Elas podem agravar o estado do couro cabeludo”, explica Dra. Mayara. 

Produtos relacionados

Ressecamento: hidratação capilar deve ser prioridade

cabelo ressecado pode causar incômodos para além do aspecto desagradável. Dra. Mayara enfatiza que para combater esse problema e ficar com o cabelo saudável, o primeiro passo é rever os cosméticos utilizados no seu cronograma capilar: “O ressecamento é um problema do fio/haste capilar. Nesse caso, é imprescindível avaliar os produtos usados no cabelo”.

A dica da dermatologista é usar e abusar de técnicas como o low poo, mantendo um kit de tratamento capilar que priorize a nutrição e a hidratação. “É importante usar um shampoo nutritivo ou até mesmo um low poo como o Dercos Sensi Care, que é uma excelente opção. Use uma máscara nutritiva e hidratante 3 vezes na semana e finalize com um condicionador. Após a lavagem, cai bem aplicar um leave-in e um protetor térmico antes de usar o secador. Além disso, a hidratação no salão 1 vez no mês vai ajudar bastante”, finaliza a médica. 

Produtos relacionados

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 16 de Fevereiro de 2022
Modificada em: 16 de Fevereiro de 2022

Drª Mayara Nascimento

Palavra do Dermatologista

Drª Mayara Nascimento

CRM: 52964565

Dermatologista Especialista pela SBD- Sociedade Brasileira de Dermatologia; Professora de Cosmiatria UFRJ.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Como o vento e o sol do verão podem prejudicar a saúde do cabelo crespo?

Como o vento e o sol do verão podem prejudicar a saúde do cabelo crespo?

Cabelo

Como usar queratina no cabelo crespo? Veja a linha capilar mais indicada!

Como usar queratina no cabelo crespo? Veja a linha capilar mais indicada!

Cabelo

Hidratação capilar no verão: como fazer? Qual máscara usar?

Hidratação capilar no verão: como fazer? Qual máscara usar?

Cabelo

Cabelo crespo: 5 cuidados com os fios para incluir na rotina capilar

Cabelo crespo: 5 cuidados com os fios para incluir na rotina capilar

Cabelo

Qual é o melhor shampoo para caspa? Saiba qual produto escolher para tratar a dermatite seborreica

Qual é o melhor shampoo para caspa? Saiba qual produto escolher para tratar a dermatite seborreica

Cabelo

Queda de cabelo: COVID pode causar esse problema? Como tratar e deixar os fios mais fortes após a doença?

Queda de cabelo: COVID pode causar esse problema? Como tratar e deixar os fios mais fortes após a doença?

Cabelo

Últimas Matérias

Vitamina C para o rosto: para que serve? 4 funções do produto para a pele Niacinamida e vitamina C podem ser usadas juntas? Descubra os benefícios desses ativos Como hidratar a pele sensível? Conheça os principais cuidados com a hidratação deste tipo de pele Qual é o melhor ácido hialurônico para a pele? Shampoo para queda de cabelo: para que serve? Como usar? Qual é o mais indicado? Sentir coceira na pele pode ser resultado da falta de hidratação?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência