Produtos relacionados
Você pode até não ver, mas a poluição afeta - e muito! - a nossa pele. A fumaça de cigarros, carros e indústrias contêm nanopartículas que estimulam o estresse oxidativo, promovendo a formação de radicais livres - moléculas instáveis que danificam as células saudáveis do organismo. Como isso pode refletir na nossa pele? O DermaClub explica os efeitos da poluição e qual a melhor maneira de prevenir a pele desse agente. Veja só!
1) O expossoma é uma realidade
Você já ouviu falar sobre expossoma? Trata-se de um conceito que explica como o acúmulo de danos promovidos por agentes externos e internos somado aos fatores genéticos e à forma como cada indivíduo reage a essas agressões implica no envelhecimento precoce da pele. De acordo com dermatologistas, a poluição é um dos principais causadores de rugas, manchas e flacidez, assim como o sol, o estresse e a má alimentação.
2) Rugas, manchas e flacidez podem ser resultados da poluição
A poluição implica no surgimento de sinais do envelhecimento precoce porque incentiva a produção de radicais livres - moléculas instáveis que danificam as células saudáveis do corpo -, processo conhecido como estresse oxidativo. Assim, só há uma forma de inibir esses agentes nocivos: com o uso de antioxidantes, como a água termal.
3) A sujeira da poluição entope os poros
Além de ajudar na formação de rugas, a poluição também pode afetar a qualidade da sua pele em outros aspectos. Quando você deixa de limpar o rosto antes de dormir, por exemplo, as partículas de sujeira se acumulam, entupindo os poros e, consequentemente, promovendo aumento da oleosidade e aparecimento de espinhas.
4) Pele agredida pela poluição = ressecamento
Já sentiu sua pele ultraressecada depois de passar um dia inteiro andando no centro de alguma grande cidade? Isso acontece porque as micropartículas, junto com o vento, desequilibram o pH da pele e, em resposta, ela pode apresentar uma textura mais seca e até vermelhidão. Por isso, a hidratação é fundamental para proteger a barreira cutânea. Aposte em produtos com ativos potentes, que vão nutrir a sua pele profundamente, como o ácido hialurônico.
Deu pra perceber que não podemos deixar de lado a proteção contra a poluição, né? Não deixe de conversar com o seu dermatologista sobre o assunto!
Como prevenir os efeitos da poluição na pele?
Para evitar a formação de rugas, entupimento dos poros e outros problemas por conta da do acúmulo de poluentes, é importante investir em um produto com textura antipoluição. Essa tecnologia forma uma barreira na pele Impedindo que os poluentes entrem em contato direto com o rosto. Que tal incluir esse dermocosmético na sua rotina de skincare?
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 30 de Agosto de 2017
Modificada em: 21 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!