O ácido hialurônico é muito famoso por completar a formulação de vários dermocosméticos e fazer parte de procedimentos estéticos, como o preenchimento injetável. Embora esse ingrediente seja bastante conhecido nos consultórios dermatológicos, muitas pessoas ainda não sabem por completo de todos os seus benefícios para a pele. Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, que citou todas as vantagens do ativo. Confira!
Conheça o ácido hialurônico mais a fundo
De acordo com a médica, “o ácido hialurônico é uma substância produzida nos fibroblastos e tem a produção estimulada por mediadores inflamatórios ou através de fatores de crescimento”. Ela também está presente em várias regiões do nosso corpo, como nos músculos, ossos, sendo a principal substância que existe na nossa pele.
Outra curiosidade é que a distribuição do ácido hialurônico se torna diferente de uma pessoa para outra e também possui uma variação de acordo com a idade - já que a quantidade total da substância vai declinando com o passar dos anos.
Benefícios do ácido hialurônico para a pele:
O ácido hialurônico é a molécula mais volumosa da matriz extracelular. Esse ingrediente é responsável por uma série de benefícios para a pele, como, por exemplo: “Proliferação, regeneração e reparação do tecido. Além disso, ela também é tratada como uma estrutura de suporte e hidratação da região”, esclareceu.
Porém, com o passar dos anos, devido ao processo de envelhecimento, é comum a nossa pele perder uma quantidade significativa de ácido hialurônico. E essa consequência acaba proporcionando uma série de incômodos na região, como a queda de hidratação, alteração da elasticidade, diminuição do suporte e a formação de rugas.
A notícia boa é que essa substância natural do corpo pode ser reposta através de procedimentos e cuidados estéticos. De acordo com a Dra. Carolina, existem vários tratamentos que visam a reposição do ácido hialurônico, garantindo a retomada das características da pele jovem. “Essa devolução pode ser feita através de injeções com o preenchimento, que garantem hidratação e volumização, e estimulada com o uso de dermocosméticos que possuem a própria substância como ativo e ajudam a melhorar a hidratação, tratar rugas finas, entre outros pontos”, concluiu.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 11 de Julho de 2018
Modificada em: 20 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!