Produtos relacionados
É comum tomar drinks em comemorações, festas, barzinho com os amigos ou em jantares especiais. Mas, você já parou para pensar nos danos que as bebidas alcoólicas podem causar à pele? Em conversa com a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, Bahia, o Dermaclub descobriu que o excesso de álcool no organismo favorece, principalmente, o envelhecimento precoce.
Por que a bebida alcoólica causa ressecamento na pele?
Para a médica, o primeiro dano que o álcool causa à pele é o ressecamento. Isso porque é preciso metabolizar corretamente a bebida e, nesse processo, perde-se água de tecidos corporais, como a pele. Então, é essencial beber água entre um copo e outro! “De qualquer forma, é preciso cuidado com o consumo excessivo, já que ele implica diretamente no aumento da formação de radicais livres”, disse.
Perda de viço, rugas e vermelhidão são alguns dos efeitos do álcool na pele
Com a desidratação e a produção dos radicais livres em alta, os principais efeitos observados são a falta de luminosidade, perda de viço e firmeza, vermelhidão, além do aparecimento de rugas e linhas finas a longo prazo. “Quem tem pele oleosa ainda pode ser afetado, porque os poros tendem a ficar ainda mais abertos, deixando o rosto inchado. Já para pacientes com rosácea também sugiro que evitem opções fermentadas, como cerveja e vinho, que favorecem a dilatação dos vasos capilares, conferindo vermelhidão e sensibilidade”, recomendou.
O que acontece na pele quando interrompemos o consumo de bebidas alcoólicas?
Se você quer manter a pele saudável, evitar beber cerveja, vinho ou drinks em excesso é um dos primeiros passos. “Depois disso, o sistema imunológico fica mais forte, e a pele também volta a ficar mais luminosa e hidratada”, contou.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 10 de Maio de 2017
Modificada em: 20 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiana Nogueira Matos
CRM: BA16601
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, formada pela Universidade Federal da Bahia , realizou residência em clínica médica no Hospital Santo Antônio/ Ba e dermatologia na Universidade de Santo Amaro/ São Paulo. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos nacionais e internacionais para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!