Assim como a pele, o cabelo também sofre quando passamos por alguma mudança brusca na rotina: momentos de estresse, noites mal dormidas ou quando fazemos uma alimentação nada saudável. Caspa, dermatite seborreica e queda de cabelo são alguns desses problemas. Mas como podemos revertê-los? O DermaClub entrevistou a dermatologista Dra. Flávia Addor, que explicou porque essas complicações aparecem - especialmente num momento como o de quarentena - e como tratá-las.
O estresse e a ansiedade podem afetar o cabelo?
De acordo com a médica, qualquer desequilíbrio emocional pode atrapalhar o ciclo de vida dos folículos pilosos, antecipando o estágio de queda. “O problema mais comum de é o eflúvio telógeno, uma perda difusa de cabelos que está relacionada ao estresse”. Neste caso, é comum que caia uma grande quantidade de fios, deixando algumas falhas no couro cabeludo. Entretanto, esse problema pode ser revertido, desde que a causa seja tratada e eliminada.
Uma alimentação nada saudável também atinge a saúde capilar?
A falta de nutrientes no organismo, como vitaminas, proteínas e minerais podem causar o enfraquecimento dos fios e, consequentemente, a perda intensa. Para manter um cabelo forte, macio e brilhoso, é necessário ter uma boa alimentação.
A Drª Flávia indica uma dieta que ajuda a manter os cabelos saudáveis e com um bom crescimento: “Ela deve ser aquela rica em proteínas (leite, ovos, carne, queijo) e antioxidantes naturais (verduras e frutas)”. Agora, uma alimentação de alto índice glicêmico pode refletir em fenômenos inflamatórios, piorando a dermatite seborreica.
Quando não dormimos bem, nosso cabelo também é afetado? O que acontece?
A especialista conta que existe sim, uma relação da falta de sono com a piora da queda de cabelo. “Ela está conectado com fatores hormonais, como a alopecia androgênica e uma , piora de lesões inflamatórias da dermatite seborreica”.
Sendo assim, a dermatologista indica dormir, pelo menos, oito horas de sono. Além de ser saudável para o seu cabelo, esse descanso ajuda a manter sua pele mais bonita, sem olheiras e o organismo em pleno equilíbrio.
Aproveite o tempo em casa para cuidar mais de você e do seu cabelo!
- Opte por um shampoo antiqueda que hidrate e dê resistência aos fios, fortalecendo a fibra capilar;
Produtos relacionados
- Pratique uma boa higiene do couro cabeludo para não se preocupar com a caspa;
Produtos relacionados
- Monte um cronograma capilar de acordo com as necessidades dos seus fios;
- Tire uma horinha da sua rotina para fazer aquela hidratação capilar caseira super poderosa, com uma linha de produtos com queratina para fortalecer o cabelo na medida certa.
Produtos relacionados
- Faça desse tempo em casa um motivo para cuidar mais de você e do seu bem-estar!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 19 de Fevereiro de 2020
Modificada em: 05 de Junho de 2020

Palavra do Dermatologista
Dra. Flávia Alvim Sant'Anna Addor
CRM: 66293
Dra. Flávia Addor é dermatologista formada pela Santa Casa de São Paulo, com mestrado no Departamento de Dermatologia da Universidade de São Paulo e extensão universitária na Vrije university (Bruxelas). É membro da Academia Americana de Dermatologia e sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, a médica fez parte do corpo docente da Universidade de Santo Amaro em São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!