Produtos relacionados
Os cabelos cacheados e o black power têm se destacado ainda mais nas ruas e nas redes sociais em 2016, como parte de um processo libertador da raiz natural dos fios. O método, conhecido como transição capilar, tem como objetivo recuperar a natureza das madeixas e evitar a química, beneficiando a saúde do cabelo. Saiba mais!
Iniciando a transição capilar: quanto tempo dura?
Como o próprio nome sugere, a transição não é um acontecimento estático, é um processo que não tem tempo certo e que depende, entre outros fatores, do ritmo de crescimento dos fios e do procedimento químico utilizado antes. Ela já começa, aliás, no momento em que se decide abandonar a química e todas as técnicas de alisamento dos fios (incluindo relaxamentos e permanentes).
Para acelerar esse processo, uma alternativa é o big chop (grande corte), em que boa parte do cabelo com química é cortada. No entanto, ele não é obrigatório para a transição e depende da paciência de cada uma.
Durante a transição: duas texturas no cabelo, como lidar?
É comum durante a transição, principalmente para meninas que não optaram pelo big chop, ter de conviver com duas texturas diferentes no cabelo: a lisa, consequente dos alisamentos, e a cacheada, que está renascendo. Para lidar com isso, algumas alternativas podem ajudar:
- A texturização capilar, que pode ser feita com produtos, babyliss e chapinha, disfarça a parte lisa e a deixa com um aspecto próximo do natural;
- As tranças sintéticas, são práticas e fáceis de manter;
- Os apliques, também conhecidos como mega hair que, além de mais caros, exigem mais cuidados do que as tranças;
- Penteados, como tranças e coquinhos, são modernos e ocultam as duas texturas dos fios;
- Acessórios, como faixas e turbantes e lenços, que, além de complementarem o look, seguram o cabelo no lugar;
- Aceitar! Não há nada de errado em estar nesse período de transição. Saber aceitar o seu cabelo tal como ele é, aliás, é o mais importante fator nesse processo.
Recuperando a saúde dos fios durante a transição capilar
Como o encontro dessas duas texturas diferentes tende a enfraquecer os fios, é muito importante investir na sua reconstrução a partir de máscaras de tratamento, por exemplo. Além disso, a hidratação e a nutrição das madeixas durante a transição é fundamental: aposte em shampoos e condicionadores específicos para a recuperação da saúde dos cabelos. Óleos vegetais também podem ser grandes aliados nesse momento - misture-os ao creme ou aplique-os diretamente nos fios para um resultado ainda mais eficaz.
Publicada em: 24 de Outubro de 2016
Modificada em: 03 de Outubro de 2019
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!