Produtos relacionados
Atualmente, cada vez mais mulheres optam por assumir os cachos e valorizar a textura natural dos fios. Para escolher o tratamento mais adequado para o seu cabelo, antes você precisa saber identificar qual o seu tipo de cabelo cacheado - ondulado, cacheado ou crespo. O sistema de classificação desenvolvido pelo hair stylist americano Andre Walker ajuda a entender melhor a textura e as características de cada um deles.
Entenda o sistema de classificação que leva em consideração a ondulação do cabelo
O sistema divide a textura e a ondulação do fio em grupos numerados de 1 à 4 na seguinte ordem: liso, ondulado, cacheado e crespo. Em seguida, cada um é subdividido em categorias alfabéticas que dizem respeito ao tipo de ondulação do cabelo. Na letra A estão os com ondas mais soltas e indefinidas; na letra B, os que apresentam alguma ondulação mais definida. Na letra C, os cachos são os menores e mais definidos.
Tipo 2: com a raiz lisa e ondas no comprimento, esse é o cabelo ondulado
As principais características dos cabelos ondulados são fios lisos na raiz e com ondulação em formato de S mais ou menos expressivas no comprimento. Apesar de ser mais suscetível ao frizz, esse tipo de fio é extremamente versátil, sendo fácil de modelar.
2A: ondas pouco definidas, o fio é quase liso e geralmente não são volumosos.
2B: ondas largas e soltas, com mais volume.
2C: muitas ondulações volumosas em formato de S.
Tipo 3: Cabelos cacheados apresentam fios cacheados, volumosos e definidos
Esse fio tipicamente apresenta cachos definidos, volume e ondas desde a raiz, além de ser mais suscetível ao frizz, sobretudo na presença de umidade. Dessa forma, precisam de cuidados periódicos e atentos.
3A: cachos mais largos e regulares, o típico cabelo que parece feito com babyliss. Geralmente são compridos e brilhantes.
3B: os cachos são menores garantindo mais volume ao cabelo. As pontas tendem a ser mais secas porque a oleosidade natural da raiz tem dificuldade de percorrer todo o comprimento do fio.
3C: o fio é naturalmente mais grosso e os cachos são mais fechados e espiralizados. Apresentam forte tendência de ressecamento, então devem ser hidratados com frequência para manter a saúde do cabelo.
Tipo 4: cabelo crespo, afro, black
Com cachos bem menores ou quase inexistentes, o cabelo crespo é naturalmente mais seco, necessitando de muita hidratação para revelar toda a sua beleza.
4A: cachos pequenos em formato de S que, quando penteados, perdem definição e ganham volume porque os fios tendem a ser mais finos e macios.
4B: sem padrão de cacho definido, são volumosos, densos e as mechas tem formato de Z. Além disso, os fios são também finos e com tendência ao ressecamento.
4C: muito crespos e com cachos pequenos praticamente imperceptíveis, esse cabelo é naturalmente armado e seco e dá vida ao poderoso black power.
Publicada em: 13 de Fevereiro de 2017
Modificada em: 20 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!