Produtos relacionados
Quem tem cabelo oleoso sabe como o aspecto sujo dos fios pode se tornar um problema! Embora o excesso de sebo seja uma característica de cada pessoa - produzido no couro cabeludo pelas glândulas sebáceas -, em outros casos a oleosidade pode ser causada por maus hábitos e atitudes aparentemente inofensivas que praticamos no dia a dia. Para evitar esse excesso e prevenir o aparecimento da caspa, o DermaClub esclareceu 5 coisas que podem deixar os cabelos com esse aspecto pesado. Veja só!
1) Não usar o shampoo corretamente
O shampoo é o produto que ajuda a limpar o cabelo e remove todos os resíduos dos fios e do couro cabeludo. Quando não é usado corretamente, pode deixar sujeira acumulada e causar o surgimento de caspa. Para garantir uma higiene eficiente da região, é necessário aplicá-lo apenas na raiz, esfregar e massagear bastante a região e repetir o ritual se necessário.
Em casos de seborreia, você pode optar por um shampoo anticaspa. Para uma limpeza mais profunda, o ideal é apostar em uma esfoliação capilar - que funciona como um alívio imediato para o couro cabeludo. As substâncias presentes no produto ajudam a reduzir a oleosidade, purificam e equilibram o pH dos fios.
2) Aplicar o condicionador no couro cabeludo
Muita gente tem o costume de aplicar o condicionador na raiz do cabelo - o que é uma atitude muito errada. O creme acaba obstruindo os poros do couro cabeludo, podendo provocar mais oleosidade e até caspa. Para evitar essas casquinhas brancas e amareladas, o ideal é aplicar o produto longe da raiz, apenas no comprimento do cabelo e principalmente nas pontas. Assim você vai conseguir ter as madeixas mais hidratadas e brilhosas.
3) Lavar demais o cabelo
Já ouviu falar no efeito rebote da oleosidade? Esse impacto é muito comum na pele, mas também pode acontecer no couro cabeludo. O problema acontece quando lavamos muitas vezes o cabelo ao longo do dia, o que acaba removendo toda a oleosidade natural da região, e, como um estímulo de defesa, o couro cabeludo produz ainda mais sebo.
O ideal é lavar o cabelo uma vez ao dia - para quem tem tendência à oleosidade - ou dia sim, dia não - para o couro cabeludo sensível e fios mais ressecados.
4) Falta de higiene
Não lavar o cabelo também pode deixar o cabelo mais oleoso. Quando ficamos um bom tempo sem higienizar a região, a oleosidade do couro cabeludo vai passando para os fios e deixando as madeixas com um aspecto mais pesado. Mantenha uma rotina de limpeza dos fios para evitar a dermatite seborreica no couro cabeludo.
5) Acúmulo de produtos
Sabe aqueles dias em que você está com preguiça de arrumar o cabelo e acaba colocando um monte de produtos nos fios para que eles fiquem comportados? Esse acúmulo pode resultar no aumento da oleosidade, fazendo com que seu couro cabeludo e fios fiquem entupidos. Evite esse processo, lavando o seu cabelo regularmente.
Para saber quais produtos usar a fim de evitar o excesso de oleosidade, consulte seu dermatologista!
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 29 de Maio de 2018
Modificada em: 21 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!