Já parou para pensar o quanto o colágeno é importante para a nossa pele? De acordo com a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, essa proteína é fundamental em garantir sustentação, firmeza, resistência e proporcionar aquele aspecto mais jovial para a região, prevenindo a flacidez, rugas e linhas de expressão no rosto. Porém, ainda existem algumas dúvidas sobre essa substância: como ela pode ser reposta na pele? A suplementação realmente funciona? O que é colágeno hidrolisado? O DermaClub, juntamente com a Drª Carolina, esclareceu e desmitificou essas e outras questões para você!
1. Ingerir colágeno funciona para reposição?
Na verdade, a ingestão do colágeno, também conhecida como suplementação, é uma forma de reposição bastante controversa. “Alguns artigos mostram que há um benefício nesse consumo, mas também existem trabalhos que revelam que não faz nenhuma diferença para a pele ingerir colágeno via oral”, aponta a dermatologista.
Ela também revela que a suplementação ainda é um ponto muito discutido no meio dermatológico, e que não existe uma consistência significativa para sustentar a indicação de ingerir a substância dessa forma. “O que eu acredito, como dermatologista, é que o paciente precisa focar mais na alimentação à base de proteínas para garantir a ingestão oral de colágeno”, revelou.
2. O que é o colágeno hidrolisado?
Segundo a médica, é um colágeno fracionado, ingerido através da suplementação, que promove uma absorção de forma mais fácil e rápida na pele. Porém, essa teoria ainda não é comprovadamente 100% eficaz.
3. O colágeno pode ser injetado na pele?
O colágeno, propriamente dito, não é injetado na pele, mas existem substâncias que podem ser injetadas, tanto para estimular o fibroblasto - célula da pele responsável por produzir o colágeno -, quanto para dar sustentação à região. Entre esses ingredientes, podemos citar o ácido polilático e o ácido hialurônico.
4. O uso de hidratante auxilia na reposição do colágeno na pele?
De acordo com a Drª Carolina, “ele não garante uma função direta de estimular o colágeno, mas consegue melhorar a retenção de água e outras substâncias, como a glicerina, na matriz extracelular, proporcionando um aspecto mais jovial para a pele”, explicou.
5. O filtro solar ajuda na prevenção do colágeno?
Sim, o protetor solar previne a degeneração do colágeno. “Tanto o calor, quanto a radiação conseguem destruir essa proteína da nossa pele, então, o produto proporciona uma proteção a longo prazo dessa substância”, atentou. Por isso, é tão importante aplicar e reaplicar o filtro todos os dias independentemente da época do ano.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 20 de Março de 2019
Modificada em: 22 de Maio de 2019

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!