A foliculite é um problema que atinge muitas pessoas. Além das áreas mais comuns, como virilha, nádegas e coxas, essas bolinhas vermelhas também aparecem em outras regiões do corpo: no couro cabeludo, no rosto e nos braços. A inflamação nos folículos pilosos chega a ser confundida com lesões de espinhas e parece ser bem difícil de tratar.

A boa notícia é que existem tratamentos e hábitos que podem ser inseridos na sua rotina de cuidados com a pele que podem ajudar, e muito, no combate a esse problema. Confira o infográfico do DermaClub e aprenda alguns deles!
1. Faça esfoliação na pele
Para quem tem problemas com a foliculite, o hábito da esfoliação é o seu melhor amigo. Este cuidado ajuda a remover células mortas e impurezas da pele mais a fundo, evitando inflamações e removendo algumas possíveis casquinhas. No entanto, é importante cuidar para não exagerar: duas a três vezes por semana com frição moderada são suficientes. Você pode fazer a esfoliação com um sabonete esfoliante específico ou com uma bucha vegetal, por exemplo.
Produtos relacionados
2. Abuse da hidratação corporal
Para fortalecer a barreira de proteção da pele e evitar as bolinhas vermelhas, é importante hidratar bastante a pele. Além disso, você evita o efeito rebote da oleosidade, que pode causar acúmulos de impurezas e, consequentemente, a inflamação dos folículos.
Produtos relacionados
3. Use água termal à vontade
Quando a pele está irritada, fica mais susceptível a desenvolver inflamações. Por isso, vale a pena investir na água termal várias vezes ao longo do dia, mas especialmente após a limpeza e/ou procedimentos estéticos, como a depilação ou o barbear.
Produtos relacionados
4. Use roupas mais leves e com tecido de algodão
Você sabia que o uso de roupas apertadas e tecidos sintéticos ajudam a formar pelos encravados e foliculite? Por isso, dê preferência a looks mais confortáveis e de tecidos leves, como o algodão, especialmente nos dias mais quentes.
5. Mantenha a pele sempre limpa
Para evitar o acúmulo de impurezas que podem causar inflamação nos folículos pilosos. Mas atenção, evite fazer a limpeza com produtos antissépticos rotineiramente, pois eles podem ressecar a pele e remover os micro-organismos que são importantes para a sua proteção.
Produtos relacionados
6. Tenha cuidado ao fazer a barba
O surgimento de foliculite na região da barba e virilha é muito comum, por isso, é importante manter a região sempre limpa e ter bastante cuidado na hora de raspar os pelos. Lave a região, use creme de barbear e passe a lâmina no sentido do crescimento dos pelos. Uma boa alternativa pode ser utilizar barbeadoes elétricos ao invés da lâmina.
7. Evite a umidade na pele
Quando a pele fica úmida, ela fica susceptível a desenvolver fungos. Depois do banho ou de lavar o rosto, seque sempre muito bem a pele com a toalha, para evitar esse problema.
8. Aposte na depilação a laser
Se você procura uma forma definitiva de acabar com a foliculite, aposte na depilação a laser, já que esse método interrompe o crescimento de pelos evitando, assim, o aparecimento das bolinhas.
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 09 de Novembro de 2018
Modificada em: 19 de Maio de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!