Os médicos são verdadeiros heróis da vida real. Esses profissionais são os que mais participam da vida do paciente, desde o nascimento até alcançar a melhor idade. Essa carreira tem se tornado cada vez mais indispensável na vida de todo ser humano, seja para prevenir, estudar, tratar ou encontrar a cura de doenças graves, como os vários tipos de câncer, HIV e o novo coronavírus, por exemplo.
Para celebrar a importância dessa profissão, 18 de outubro é comemorado o dia do médico e nós do DermaClub explicamos a origem dessa data em homenagem a todos os especialistas que carregam essa profissão além do jaleco e enxergam os pacientes de uma forma humanizada.
Dia do médico: conheça a origem dessa data
O dia do médico no Brasil é comemorado em 18 de outubro e não é à toa. Nessa mesma data é celebrado o dia de São Lucas, santo da igreja Católica, que estudou medicina. Embora haja poucos registros sobre a vida de Lucas, alguns revelam que o seu nascimento aconteceu no dia 18 de outubro e, por este motivo, foi eleito Padroeiro dos médicos pela profissão que exercia.
O significado dessa comemoração acaba variando entre os países, mudando até mesmo a sua data. Um exemplo acontece nos Estados Unidos, em que o dia foi escolhido em homenagem à primeira anestesia dada em um paciente - isso aconteceu em 30 de março de 1942.
Conheça 7 especialidades mais conhecidas da medicina
1. Dermatologia : cuida das doenças de pele, cabelo e unhas;
2. Cirurgia plástica: realiza cirurgias estéticas e reparadoras.
3. Cardiologia: trata de doenças do coração ou do sistema cardiovascular;
4. Ginecologia e obstetrícia: cuida da saúde da mulher e da gestante;
5. Oncologia: trata e previne a formação de tumores malignos;
6. Pediatria: que cuida e acompanha a saúde da criança;
7. Anestesiologia: especialidade que alivia e inibe a dor durante procedimentos e cirurgias.
A importância da dermatologia na medicina
“O que um dermatologista faz?” Essa é uma pergunta muito comum entre as pessoas que recorrem a essa especialidade da medicina. Muito mais do que cuidar de rugas e espinhas, esse profissional auxilia no tratamento de várias doenças de pele, como a psoríase, vários tipos de dermatite e o melanoma, espécie mais agressiva de câncer de pele. Por isso, é tão importante incluir esse especialista em seu check-up anual. Para um atendimento de qualidade e segurança, consulte sempre um médico associado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Outras áreas da medicina podem contribuir para a saúde da sua pele
Além do dermatologista, outros médicos também podem indicar tratamentos multidisciplinares que se refletem na saúde da pele. Um exemplo é o nutrólogo, que ao receitar um plano alimentar específico, pode contribuir para uma melhora em alguma doença de pele, ou até evitar complicações como alergias cutâneas, restringindo determinados alimentos na dieta. O endocrinologista também pode perceber variações hormonais e indicar tratamentos específicos que se refletem na pele, bem como o ginecologista. O pediatra e o clínico geral também podem indicar tratamentos dermatológicos, mas lembre-se: quando o assunto é doenças de pele, o ideal é sempre consultar um especialista.
No dia do médico, valorize esses profissionais, principalmente aqueles que trabalham no SUS (Sistema Único de Saúde) da sua cidade. Lembre-se que eles trabalham todos os dias arduamente para manutenção da saúde e pela recuperação de milhares de pessoas em todo o mundo.
Publicada em: 16 de Outubro de 2020
Modificada em: 23 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!