Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Neurodermatite e dermatite atópica são a mesma coisa?

Veja a diferença entre essas doenças de pele
Veja a diferença entre essas doenças de pele

Redação por Carolina Gandra

A neurodermatite, também chamada de neurodermite pelos dermatologistas, e a dermatite atópica possuem sintomas bem semelhantes, mas, ao mesmo tempo, as diferenças entre as duas acabam sendo enormes. O ponto positivo é que a lesão e a doença de pele possuem um tratamento adequado, sem falar que a rotina de skincare é uma ótima aliada para a melhora dos sintomas, como a coceira e manchas vermelhas na pele. Você sabe dizer quais são as características da neurodermatite e da dermatite atópica? O DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Marçon para esclarecer a diferença entre elas.

Neurodermatite: o que é e quais são os seus sintomas

Segundo a médica, a neurodermatite é um processo inflamatório na pele provocado pelo ato de coçar. “Geralmente, tem como substrato alguma inflamação da pele, podendo ser uma alergia ou até uma picada de inseto que gere o ato de coçar (que também inflama), formando um ciclo vicioso. Algumas pessoas acabam tendo isso como um mecanismo de escape, de ansiedade, fazendo algum ponto no corpo em que a pessoa coça e cutuca, formando nódulos e mais lesões”, explica Carolina Marçon.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Os principais sintomas da neurodermatite são coceira, descamação e espessamento, que promovem uma pele vermelha. “É um ciclo vicioso desencadeado por um processo inflamatório inicial que, pelo ato de coçar, leva a uma inflamação crônica. Há um espessamento da pele, vermelhidão e descamação”, conta a médica.

Quais são as diferenças entre neurodermatite e dermatite atópica?

A dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de alergia que reflete em uma pele vermelha, inflamada e com coceira, mas, de acordo com a médica, a dermatite atópica e a neurodermatite são bem diferentes. “A dermatite atópica é uma dermatose geneticamente determinada na qual existem vários componentes envolvidos, mas, basicamente, é uma alteração da função de barreira determinada geneticamente”, esclarece Carolina Marçon.

A dermatologista também conta quais são os sintomas da dermatite atópica, “É uma pele que tende a ser mais seca e mais sensível, e existem vários graus de intensidade, desde menos graves até mais graves com inflamação generalizada. Mas a dermatite atópica pode evoluir para uma neurodermatite - um espessamento da pele desencadeado pelo ato de coçar. Então, pacientes que têm dermatite atópica crônica e que coçam muito as lesões podem evoluir para uma neurodermatite”, complementa a médica.

Saiba como funciona o tratamento da neurodermatite e da dermatite atópica

A primeira atitude que deve ser tomada para tratar a neurodermatite é parar de coçar ou cutucar a pele. “Quando você para de ter o estímulo, também vai parar de ter o processo inflamatório e toda a sequência de fatos que levam a esse espessamento da pele. E se tem alguma dermatite atópica de base, é necessário tratar a dermatite atópica, então deve usar cremes que façam reparo de barreira e usar imunomoduladores tópicos se houver necessidade.

Nas lesões únicas de neurodermatite, pode utilizar corticóide oclusivo e na dermatite atópica também pode utilizar corticóide para diminuir a inflamação de uma forma mais potente e localizada”, explicou. O importante é evitar o contato com os agentes responsáveis pela coceira ao parar de coçar a pele.

A rotina de skincare ajuda no tratamento da neurodermatite e da dermatite atópica?

Produtos relacionados

Os produtos dermocosméticos utilizados na rotina de skincare ajudam a prevenir e a suavizar os sintomas de vários problemas de pele, inclusive da neurodermatite, como explica a Dra. Carolina: “Se for a neurodermatite secundária e a dermatite atópica, sim, porque quando tem o reparo de barreira, consequentemente, o paciente desenvolve menos inflamação e coceira. Uma rotina de skincare com hidratantes potentes, com reparadores de barreiras e sabonetes que não causam agressão, ressecamento ou inflamação na pele e que não alteram a função de barreira”, sugeriu. Caso seja uma neurodermatite localizada, o ideal é parar de cutucar a região.

Para cuidar da pele com neurodermatite ou dermatite atópica, um hidratante facial e corporal com efeito calmante, anti-coceira e anti-recidiva para reequilibrar o microbioma da pele é uma excelente opção. É possível encontrar esses benefícios em um hidratante que tenha niacinamida, manteiga de karité e tecnologia APM em sua composição, já que a niacinamida é um ativo calmante que ajuda a restaurar a barreira hidrolipídica da pele, a manteiga de karité também restaura o filme da pele com lipídios próximos ao da composição da pele e a tecnologia APM reequilibra o microbioma da cútis.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 15 de Novembro de 2021
Modificada em: 16 de Novembro de 2021

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Linhas de expressão na testa: veja como é possível amenizar esses sinais da pele!

Linhas de expressão na testa: veja como é possível amenizar esses sinais da pele!

Dermatologista

O que causa a acne adulta? Dermatologista explica todos os motivos da formação de cravos e espinhas na pele

O que causa a acne adulta? Dermatologista explica todos os motivos da formação de cravos e espinhas na pele

Dermatologista

Manchas nas costas podem ser melasma? Dermatologista indica o melhor tratamento para as marcas

Manchas nas costas podem ser melasma? Dermatologista indica o melhor tratamento para as marcas

Dermatologista

Creme para área dos olhos: dermatologista indica o melhor produto hidratante e para rugas

Creme para área dos olhos: dermatologista indica o melhor produto hidratante e para rugas

Dermatologista

Caspa pode causar a queda de cabelo? Saiba como acabar com a perda dos fios e tratar a dermatite seborreica

Caspa pode causar a queda de cabelo? Saiba como acabar com a perda dos fios e tratar a dermatite seborreica

Dermatite

Manchas vermelhas no corpo que coçam e se espalham: o que pode ser? Alergia, psoríase ou dermatite atópica?

Manchas vermelhas no corpo que coçam e se espalham: o que pode ser? Alergia, psoríase ou dermatite atópica?

Dermatite

Últimas Matérias

Saiba como o retinol ajuda no tratamento de rugas e mantém a pele jovem por mais tempo Preenchimento com ácido hialurônico: quanto tempo dura? Cabelo crespo: conheça os cuidados, curvatura dos cachos, finalização, penteados e muito mais! Sérum com vitamina C para o rosto: conheça as diferenças entre os produtos de SkinCeuticals Vitamina C + protetor solar: conheça os benefícios da combinação desses dois produtos Como incluir um sérum com ácido hialurônico na rotina de skincare?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência