Tem dias que você só precisa de uma massagem para aliviar o estresse da rotina. Além da corporal, também existe a técnica que pode ser feita no rosto e, muito mais do que relaxar, ela também trabalha os músculos faciais e ajuda a tonificá-los, revitalizando e evitando o aparecimento de rugas. Quando a massagem é feita durante a aplicação de um hidratante, por exemplo, também potencializa a ação dos dermocosméticos, deixando sua pele ainda mais bonita. O DermaClub apresenta todas as vantagens do procedimento para o seu ritual de skincare!
O que é a massagem facial? Conheça os benefícios
A massagem facial pode ter efeito calmante, estimulante, desintoxicante e tonificante, e a escolha do melhor tipo depende dos objetivos do paciente e de uma avaliação do profissional especializado. A técnica é composta por manobras manuais que melhoram a circulação sanguínea, alivia a tensão muscular e contribui para a diminuição da flacidez.
Como preparar a pele para a massagem facial?
Antes do procedimento, é necessário lavar o rosto e aplicar um sérum hidratante. O ritual de beleza é finalizado com a aplicação de máscaras, geralmente compostas por ácido hialurônico, que incentiva o preenchimento e a hidratação ao mesmo tempo. Para a pele seca, é recomendado um hidratante.
Passo a passo: como fazer uma massagem facial em casa
Além das clínicas de estética, a massagem facial também pode ser feita em casa. Neste caso, o ritual deve ser realizado com movimentos rápidos e repetitivos sempre para cima, nunca para baixo. Para realizá-los com eficácia, é preciso conhecer os músculos da face, por isso, procure sempre o auxílio de um especialista no assunto para um tratamento completo e eficaz.
Produtos relacionados
Veja o passo a passo:
- Antes de começar a massagem, aplique um hidratante de sua preferência para facilitar os movimentos;
- Faça movimentos circulares, direcionando sempre de dentro para fora e de baixo para cima.
- Os movimentos da massagem devem ser feitos suavemente para não causar atrito, irritação e sensibilidade.
Veja quais são as contraindicações do tratamento
Dependendo da condição do paciente, o procedimento não é indicado: se a pessoa estiver passando por algum processo inflamatório ou doença infecciosa; se a pele estiver com estado agudo de acne, já que os movimentos podem estimular as glândulas sebáceas e, assim, aumentar a oleosidade e/ou a inflamação. Para estes casos, a drenagem facial é o tratamento mais adequado, pois incentiva a eliminação de toxinas.
Publicada em: 28 de Agosto de 2015
Modificada em: 25 de Março de 2020
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!