Você tem poros dilatados? Essa é uma característica muito comum de quem tem a pele oleosa. Essas aberturas ficam mais aparentes por conta do excesso de oleosidade e o acúmulo de resíduos na pele - como maquiagem, poluentes e outras sujeiras. A boa notícia é que existem maneiras de prevenir esse incômodo do rosto, mas se você já tem esse problema e está procurando pelo melhor tratamento, veio ao lugar certo! O DermaClub conversou com a dermatologista Valéria Marcondes, que contou os melhores cuidados para se ter com poros abertos. Confira a entrevista!
Poros dilatados: conheça as causas e seus principais efeitos na pele
Os poros dilatados não causam nenhum risco à saúde, mas podem incomodar bastante. De acordo com a médica, os poros abertos ficam assim devido ao aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. “O acúmulo de resíduos na superfície da pele - como poluição e maquiagem - também leva à dilatação”, explicou. Dessa forma, os poros dilatados deixam a pele com uma aparência mais oleosa e menos uniforme.
Os poros dilatados ou poros abertos só aparecem na pele oleosa?
Os poros dilatados são mais comuns em quem tem a pele oleosa, acneica e mista. Eles estão localizados nas áreas que produzem mais sebo e possuem pelos mais finos, como a zona T do rosto - testa, nariz e queixo. Entretanto, isso não significa que os outros tipos de pele estão livres desse problema. Por isso, é importante sempre manter atenção e seguir a sua rotina de skincare à risca para manter os poros fechados.
Cuidados e produtos para prevenir os poros dilatados
Produtos relacionados
A médica recomenda a limpeza da pele com produtos seborreguladores, a aplicação de hidratante oil-free e o uso diário do protetor solar específico. “É importante lembrar que não se deve lavar o rosto em excesso para não ocasionar o efeito rebote, no qual o corpo interpreta que a pele está sem hidratação suficiente e acaba produzindo mais oleosidade para reequilibrar, piorando o aspecto dos poros dilatados”, disse.
Tratamentos para fechar os poros dilatados
Para quem já possui os poros dilatados, a recomendação da médica é a visita regular ao dermatologista regularmente. Somente este profissional vai indicar os melhores tratamentos para cada caso, como o uso de produtos com ácidos da família dos alfa-hidroxiácidos - ácido glicólico e derivados do ácido retinóico, assim como o retinol e retinaldeído.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 10 de Julho de 2017
Modificada em: 18 de Janeiro de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Valéria Marcondes
CRM: 50.283
Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Valéria Marcondes é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além de membro fundadora da Sociedade de Laser de São Paulo. A especialista ainda ministra frequentemente aulas e workshops, e possui diversos trabalhos e artigos publicados em periódicos científicos, bem como inúmeras participações em congressos nacionais e internacionais. Hoje, é médica e fundadora da Clínica Valéria Marcondes, voltada para tratamentos de beleza e estética de homens e mulheres, com sedes localizadas em Alphaville e Pacaembu, São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!