Produtos relacionados
Adotar uma rotina de cuidados com o cabelo é essencial para manter os fios fortes e saudáveis por mais tempo. Essa prática serve principalmente para quem tem o costume de finalizar as madeixas usando secador, chapinha ou babyliss - ferramentas de calor que acabam com a estrutura das hastes. Mas como podemos manter essa atenção com os fios? Usando os produtos certos, é claro! O DermaClub indica os melhores tratamentos para recuperar seus cabelos sem precisar recorrer ao corte. Confira!
Entenda por que o cabelo fica mais frágil com essas ferramentas
Existem vários fatores que podem danificar os cabelos, como o sol, procedimentos químicos e, claro, as ferramentas de calor que usamos frequentemente - secador, chapinha e babyliss. O efeito desses agentes acabam danificando a camada protetora que existe no fio, chamada de cutícula - parte formada por escamas, que, quando estão fechadas, garantem a ação de defesa e hidratação das madeixas. Mas, com o calor excessivo desses aparelhos, a barreira acaba sendo removida, fragilizando a fibra capilar, além de causar danos ao couro cabeludo. Essa sequência de problemas nas estruturas, acaba levando à queda e à quebra dos fios.
Cuidados para prevenir a queda e quebra de cabelos e fortalecer os fios:
1) Lave o cabelo com um shampoo sem sulfato
Shampoos que contêm sulfato em sua formulação não são recomendados para quem está com os fios quebradiços, pois a substância pode danificar ainda mais o cabelo, deixando o fio ressecado e fragilizado.
2) Aposte em um tratamento antiqueda
Estes tratamentos ajudam na saúde do couro cabeludo e reduzem focos de inflamação fortalecendo o fio de cabelo no bulbo capilar, evitando a queda.
3) Alterne o uso do shampoo com um creme de limpeza capilar
Querendo ou não, o uso diário do shampoo acaba ressecando um pouco o cabelo. Para evitar esse problema, o ideal é alternar o produto com um creme de limpeza capilar. Essa opção, que substitui o shampoo e o condicionador, limpa sem agredir, condiciona enquanto hidrata e ainda acalma o couro cabeludo. Ele também recupera e protege a hidratação dos fios.
3) Hidrate o cabelo toda semana!
Quem tem os cabelos fragilizados deve fazer uma hidratação capilar toda semana. O ritual ajuda a recuperar a água que é removida pelo uso do secador, chapinha e babyliss, além de manter os fios mais fortes para esses procedimentos. Aposte em uma máscara capilar ou em ampolas de ação rápida que recuperam o cabelo em alguns minutos durante o banho.
4) Dê um descanso para os fios
Se você sente que os seus fios estão caindo muito após a aplicação da chapinha, do secador e babyliss, o ideal é interromper o uso dessas ferramentas por um tempo para o cabelo descansar. Aproveite a pausa para praticar todos esses cuidados.
5) Aposte em uma linha de cuidados capilares com queratina
Se o seu cabelo está danificado, com ressecamento, pontas duplas, fios finos, sem volume e com frizz, a solução pode ser investir em uma linha de cuidados capilares com queratina que ajude a reparar o cabelo na medida certa, sem agredir as madeixas. Essa proteína ajuda a dar mais força e resistência aos cabelos, principalmente aqueles que sofrem constantemente com os danos do secador e da chapinha.
Além do shampoo e do condicionador, invista em um leave-in que ajuda a reparar as pontas duplas, reduzir a quebra dos fios e a garantir uma super proteção térmica para evitar futuras agressões dessas ferramentas de calor.
Caso a queda ou a quebra de cabelo persista, procure um dermatologista!
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 06 de Agosto de 2018
Modificada em: 27 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!