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Vegetariana e com o cabelo saudável, sim! Saiba como manter os fios brilhantes e cheios de vida

Vegetarianas devem consumir nutrientes necessários para o fortalecimento dos fios
Vegetarianas devem consumir nutrientes necessários para o fortalecimento dos fios

Redação por Juliana Oliveira

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Engana-se quem pensa que o vegetarianismo e a ausência de proteínas animais na alimentação têm como consequência cabelos opacos, quebradiços e “sem vida” devido à carência nutricional. Nada disso! Na realidade, a proteína da carne não é insubstituível e, o mais importante para as vegetarianas, assim como para todas as pessoas, é o consumo de alimentos saudáveis em quantidades adequadas para o organismo. Quer descobrir como? Confira!

Conheça os nutrientes fundamentais

Ferro, proteína, zinco e biotina são nutrientes importantes para garantir que os fios não se tornem fracos e quebrem. O ferro, aliás, é ainda mais fundamental para as mulheres, já que esse nutriente é muito requerido na menstruação. Para melhorar a sua disponibilidade no organismo, é interessante associá-lo ao consumo de alimentos ricos em vitamina C, como brócolis, couve ou laranja, por exemplo. Além disso, o consumo de leguminosas, como feijão e lentilha, deve ser combinado com oleaginosas (castanhas e nozes, por exemplo) e aos cereais integrais diariamente.

Aposte em cuidados diários com o cabelo

É importante que os seguidores dessa alimentação mantenham hábitos de cuidados com o cabelo diariamente. Por isso, é fundamental conhecer bem o seu tipo de fio e adotar tratamentos específicos. Além disso, a hidratação, pelo menos uma vez na semana, é fundamental para restaurar e manter a saúde das madeixas.

Procure acompanhamento nutricional

É fundamental que o vegetariano tenha sua dieta acompanhada por um nutricionista, de modo a substituir a carne e a suprir eventuais carências nutricionais. Assim, o profissional pode recomendar suplementos específicos, orientar a manutenção da dieta e propor receitas adequadas às necessidades do paciente.

Publicada em: 19 de Outubro de 2016
Modificada em: 19 de Outubro de 2016

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