Vem pro clube! quer ganhar descontos o ano todo e ainda trocar seus pontos por produtos? cadastre-se

ja faz parte
do clube?

como comprar

ainda não faz
parte do clube?

cadastre-se

MINÉRAL 89 30ML DE R$119,90 POR R$99,90. APROVEITE AGORA

Vitamina B5 para a pele: o que é? Como usar? Confira os seus benefícios no tratamento de olheiras e flacidez

Confira a matéria e conheça os benefícios e usos da vitamina B5 para a pele / Foto: Shutterstock
Confira a matéria e conheça os benefícios e usos da vitamina B5 para a pele / Foto: Shutterstock

Entrevista com Dra. Vanessa Metz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Você já ouviu falar na vitamina B5? Este ativo proporciona uma forte hidratação, ação antirrugas, previne a flacidez e ainda ajuda no tratamento de olheiras, sendo um excelente aliado na sua rotina de cuidados com a pele. Para entender um pouco mais sobre esta substância, o DermaClub entrevistou a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, que esclareceu tudo sobre os benefícios da vitamina B5 para a pele. Veja só!

1. O que é a vitamina B5?

A vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico - ou pantenol -, é um ativo presente em alguns alimentos e também na formulação de dermocosméticos, que é produzido de forma natural pelo nosso organismo, mais especificamente pela flora intestinal. De acordo com a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, “para manter o equilíbrio da substância no corpo, é importante manter hábitos saudáveis, como evitar a ingestão de alimentos industrializados que contribuem para o enfraquecimento de bactérias intestinais”

2. Entenda a função da vitamina B5 para a pele

A vitamina B5 é um ativo muito famoso pela sua ação reparadora da pele, promovendo renovação celular e melhora da função da barreira cutânea. O ingrediente também ajuda a retardar o surgimento de sinais do envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

3. Ela pode ser reposta de que maneira?

- Através do uso tópico de dermocosméticos;
- Medicamentos via oral;
- E com a alimentação saudável.

4. Para que serve a Vitamina B5?

4.1. Previne as rugas

A vitamina B5 protege a pele contra os danos oxidativos das membranas celulares, o que ajuda a reduzir os efeitos dos danos causados por agentes agressores, como a radiação solar, a poluição, entre outros. Esse processo evita e reduz o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez.

4.2. Ajuda na cicatrização da pele

A substância também auxilia a cicatrização e melhora a renovação da pele após alguma lesão. Esse ativo pode colaborar para a melhora de feridas, machucados, marcas de acne e até mesmo auxiliar na reparação da pele após procedimentos estéticos abrasivos, como peelings e lasers.

4.3. Previne o surgimento de cabelos brancos

De acordo com a Drª Vanessa, muitos estudos têm apontado que a vitamina B5 ajuda a manter a pigmentação do cabelo, impedindo, assim, o surgimento de fios brancos por bastante tempo. Para quem quer evitar o visual grisalho, é importante incluir o consumo dessa substância no dia a dia.

4.4. Colabora para o emagrecimento

Por contribuir no aumento da queima de gordura, a vitamina B5 também é considerada um excelente aliado no emagrecimento. A substância age sobre as gorduras e ácidos graxos convertendo em fonte de energia para o seu corpo gastar com exercícios físicos.

4.5. Ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade

A vitamina B5 também contribui para a regularização dos hormônios responsáveis pelo aumento do estresse, ansiedade e depressão, o que também transforma o ativo em um ótimo aliado para a saúde mental.

4. 6. Tratamento de olheiras

A vitamina B5 também é capaz de tratar alguns tipos de olheiras, como as profundas - que são motivadas pela perda de tônus e flacidez da pele. O ativo aumenta os níveis de glutationa nas células, atuando como um forte antioxidante, ajudando a reduzir os sinais de envelhecimento que causam esse tipo de olheira.

5. A vitamina B5 pode ser usada com ácido hialurônico?

Pode sim. Quando colocamos a vitamina B5 e o ácido hialurônico juntos em um só dermocosmético, sua ação se torna ainda mais otimizada, prevenindo e reparando as rugas, a flacidez, devolvendo o viço e o volume da pele, além de reforçar a capacidade de auto-reparação.

6. Como incluir um dermocosmético com vitamina B5 na rotina de pele?

Um produto com vitamina B5 em sua formulação pode ser usado duas vezes ao dia:

- De manhã, antes do uso do filtro solar.
- À noite, depois do ritual de limpeza da pele.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 18 de Fevereiro de 2019
Modificada em: 23 de Maio de 2019

Dra. Vanessa Metz

Palavra do Dermatologista

Dra. Vanessa Metz

CRM: 52794953

Dra. Vanessa Metz é especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, formada em medicina pela Faculdade Souza Marques e pós-graduada em dermatologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi vice-presidente da Associação dos Dermatologistas da UERJ (ADUERJ) no ano de 2009 e professora substituta do serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto no ano de 2010. É sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Está em constante atualização participando de cursos e congressos no Brasil e exterior para trazer aos seus pacientes o que há de mais moderno.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Queimadura solar pode se tornar uma mancha? Dermatologista esclarece o assunto

Queimadura solar pode se tornar uma mancha? Dermatologista esclarece o assunto

Dermatologista

Rosácea, sensibilidade, dermatite: 5 problemas na pele que surgem com o desequilíbrio do microbioma

Rosácea, sensibilidade, dermatite: 5 problemas na pele que surgem com o desequilíbrio do microbioma

Dermatologista

Dermatite atópica no verão: como cuidar? Dermatologista indica uma rotina de skincare

Dermatite atópica no verão: como cuidar? Dermatologista indica uma rotina de skincare

Dermatologista

Criolipólise: o que é, vale a pena, quais são os benefícios do tratamento estético?

Criolipólise: o que é, vale a pena, quais são os benefícios do tratamento estético?

Dermatologista

Manchas roxas na pele: o que podem ser? Dermatologista esclarece as possíveis causas do problema

Manchas roxas na pele: o que podem ser? Dermatologista esclarece as possíveis causas do problema

Dermatologista

Espinha interna e inflamada: como cuidar? Dermatologista indica todos os cuidados para tratar a lesão de acne

Espinha interna e inflamada: como cuidar? Dermatologista indica todos os cuidados para tratar a lesão de acne

Dermatologista

Últimas Matérias

Rotina de pele oleosa para clarear manchas de acne: passo a passo para uniformizar o tom da pele Shampoo anticaspa: posso usar todos os dias? Resseca o couro cabeludo? Entenda! Maquiagem e pele seca: 4 dicas de como evitar o aspecto craquelado Alimentos que aumentam a imunidade: sucos + ingredientes que fazem bem ao organismo e à pele Vitamina C, ácido hialurônico, ácido glicólico... Quais substâncias podem ser usadas no sol e na praia? Vitamina B3 (niacinamida): o que é? Conheça a substância e o que ela pode fazer pela sua pele
Ver mais