Você já deve conhecer bem o poder da vitamina C. Esse ativo cheio de benefícios para a pele ajuda a reforçar a proteção do seu filtro solar, atenuar rugas, diminuir a flacidez e clarear manchas na pele. Além dessa substância queridinha, muita gente está comentando que o óleo de rosa mosqueta também proporciona o mesmo efeito clareador - será verdade? Para esclarecer essa dúvida, o DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo. Veja só o que ela contou pra gente!
O que é o óleo de rosa mosqueta? Ele pode ser usado na pele?
O óleo de rosa mosqueta é extraído de uma planta selvagem. É uma substância natural que, de acordo com estudos, é rica em vitaminas e ácidos graxos, proporcionando propriedades hidratantes e de renovação celular, tanto é que esse óleo costumava ser muito usado para o tratamento de estrias e cicatrizes na pele. Entretanto a especialista afirma: “Não é possível comprovar um ponto de vista científico desse ingrediente, já que na área dermatológica ele não é muito difundido”.
Assim como a vitamina C, o óleo de rosa mosqueta clareia manchas na pele, como olheiras e manchas solares?
A Drª Carolina revela que não existem estudos que comprovam essa comparação entre a vitamina C e o óleo de rosa mosqueta. “O que eu posso dizer é que a vitamina C é uma substância estudada cientificamente há muito tempo e existem inúmeros trabalhos que comprovam os benefícios desse ativo, que vem tendo a sua fórmula cada vez mais aprimorada”, esclareceu. Sendo assim, é possível provar que a vitamina C possui uma série de vantagens para a pele, ao contrário do óleo de rosa mosqueta.
Vitamina C ou óleo de rosa mosqueta: qual é a mais indicada para clarear manchas?
Do ponto de vista dermatológico, a profissional afirma: “A vitamina C tem mais consistência científica do que o óleo de rosa mosqueta”. Além da ação antioxidante, que aumenta a eficiência do protetor solar e estimula a produção de novas fibras de colágeno, a substância ajuda no clareamento de manchas na pele, como olheiras, sardas e aquelas manchinhas solares também.
Saiba como incluir a vitamina C na sua rotina de cuidados com a pele:
A Drª Carolina conta como gosta de indicar o uso da vitamina C para os seus pacientes: “Pela manhã, antes do protetor solar, para aumentar a eficácia do filtro e inibir a produção das moléculas de radicais livres na pele”. Por outro lado, você também pode utilizar o produto à noite junto com ácidos - como o salicílico, que ajuda no tratamento de acne e oleosidade.
Produtos relacionados
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 16 de Setembro de 2019
Modificada em: 14 de Outubro de 2020

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!