Main content
Vitamina C para o rosto de La Roche-Posay

Vitamina C para o rosto: para que serve, benefícios e como usar?

Você sabia que a vitamina C para o rosto traz benefícios que vão além de apenas clarear manchas?
21 out 2019

A Vitamina C para o rosto é um cuidado especial na rotina de skincare para quem busca uma pele mais radiante e saudável. Como um antioxidante poderoso, a Vitamina C não só previne o envelhecimento precoce, mas também combate manchas de melasma e olheiras, conferindo à pele um brilho especial e luminoso. Mas as vantagens não param por aí! Descubra todos os benefícios da Vitamina C para que serve esse ativo, esclareça suas dúvidas e saiba a melhor forma de incorporá-la à sua rotina com as dicas do Dermaclub.

Índice

O que é vitamina C?

Você já se perguntou o que é vitamina C para que serve e por que ela é tão aclamada na indústria de cuidados com a pele? Esse ativo vai além de ser apenas um nutriente e vitamina essencial para o organismo humano, é também um ingrediente incrível para alcançar uma pele deslumbrante. A vitamina C, conhecida cientificamente como ácido ascórbico, é um poderoso antioxidante que desempenha um papel crucial na promoção da saúde da pele.

Para que serve a vitamina C?

A vitamina C é um ingrediente poderoso e multifuncional que serve para uma variedade de propósitos quando se trata de cuidados com a pele. Além de seus benefícios estéticos, a vitamina C desempenha um papel fundamental na promoção da saúde geral da pele, e um dos principais benefícios da vitamina C é sua capacidade de estimular a produção de colágeno, uma proteína essencial que ajuda a manter a pele firme e elástica.

Ao aumentar a produção de colágeno, a vitamina C pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas, contribuindo para uma aparência mais jovem. Além disso, a vitamina C é um poderoso antioxidante que pode proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres e clarear a pele, reduzindo a aparência de manchas escuras e descolorações para um tom de pele mais uniforme.

Quais são os benefícios da vitamina C para o rosto?

Está querendo começar a incluir a vitamina C na sua rotina de skincare, mas quer entender um pouco mais sobre o ativo antes? Dermaclub te ajuda! Confira a seguir os principais benefícios dessa vitamina queridinha no mundo do skincare

1- Ação antioxidante

A vitamina C serve como uma defesa eficaz contra os danos dos radicais livres, agindo como um escudo protetor que previne o envelhecimento precoce da pele. O poder antioxidante desse ativo mantém a pele saudável e resiliente.

2- Potencializa a ação do protetor solar

A vitamina C aplicada antes do protetor solar aumenta a proteção do produto, isso pode ocorrer através da ação antioxidante que também ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelos raios UV. Mas isso também pode se dar por conta do aumento da produção de colágeno, uma proteína que dá estrutura e firmeza à pele. A exposição aos raios UV pode danificar o colágeno, deixando a pele flácida e enrugada e a vitamina C serve para proteger o colágeno da pele contra os danos causados pelos raios UV, ajudando a manter a pele firme e jovem.

3- Pele iluminada

Esse ativo também pode deixar a pele mais iluminada e trazer um glow para o seu visual devido à sua capacidade de inibir a produção de melanina, reduzindo manchas escuras e uniformizando o tom da pele. Além disso, sua ação antioxidante contribui para a saúde geral da pele, promovendo um aspecto mais radiante e luminoso.

4- Hidratação da pele

A vitamina C também tem o potencial de hidratar a pele, principalmente por sua habilidade de reter a umidade. Ela atua atraindo e retendo a água na camada mais externa da pele. Isso resulta em uma hidratação eficaz, deixando a pele mais suave, macia e com uma aparência mais saudável.

5- Combate dos radicais livres

Radicais livres são moléculas instáveis que podem causar danos às células da pele, contribuindo para diversos problemas dermatológicos. Conforme citamos anteriormente, a vitamina C atua como um antioxidante, portanto, ela neutraliza esses radicais livres, impedindo que eles causem danos às células da pele.

6- Evita o envelhecimento precoce

A vitamina C evita o envelhecimento precoce principalmente por sua ação antioxidante, anteriormente citada. Ao neutralizar os radicais livres, a vitamina C contribui para a prevenção de rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento prematuro, promovendo uma pele mais saudável e jovem.

7- Ajuda no clareamento de manchas

Além de tudo, a vitamina C também serve para ajudar no clareamento de manchas ao inibir a produção excessiva de melanina, pigmento responsável pela coloração da pele. Sua ação inibidora da enzima tirosinase, envolvida na produção de melanina, reduz a aparência de manchas escuras, proporcionando um tom de pele mais uniforme e luminoso.

Como incluir a vitamina C na rotina de cuidados com a pele?

Por si só, a vitamina C já dá um aspecto mais radiante à pele. Mas para um tratamento ainda mais potente, vale a pena juntar esse ingrediente com outro antioxidante, por exemplo, como é o caso da vitamina E. A combinação fortalece ainda mais a imunidade das células e minimiza a formação de rugas e o ressecamento da pele.

Essa substância também pode ser mesclada com o ácido hialurônico, focando no rejuvenescimento, e com o ácido salicílico para otimizar o tratamento da oleosidade. Confira algumas opções:

Se você procura um produto rico em vitamina C, recomendamos o Vitamina C Vichy Liftactiv. Este produto traz a vitamina C para o rosto em sua forma mais pura e concentrada e ele vai além, combinando vitamina C com ácido hialurônico e peptídeos. A vitamina C protege contra os radicais livres, enquanto o ácido hialurônico e os peptídeos nutrem e rejuvenescem.

O Sérum Antioxidante Phloretin da SkinCeuticals é uma opção que une vitamina C ao phloretin, extraído de frutas como maçãs. Assim como um suplemento de vitamina C pode ser enriquecido com outros antioxidantes, o Phloretin age de maneira semelhante, protegendo contra danos solares e melhorando a uniformidade da pele.

Ou ainda, o Pure Vitamin c10, da La Roche-Posay, por sua vez, é um sérum anti-idade que combina a vitamina C pura com ácido salicilico que combate a oleosidade e o ativo Neurosensine que tem ação calmante.

Vitamina C de La Roche-Posay para o rosto

Conheça o clube de vantagens Dermaclub e tenha descontos todos os meses em seus produtos favoritos para a pele. Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua beleza única. Cadastre-se no programa, pontue a cada compra e aproveite os benefícios!

Pode usar vitamina C no rosto todos os dias?

Sim, a vitamina C pode ser usada no rosto todos os dias. De fato, muitos dermatologistas recomendam o uso diário de vitamina C para aproveitar ao máximo seus benefícios antioxidantes e anti-envelhecimento. A vitamina C é um ingrediente seguro e geralmente bem tolerado que pode ser usado por todos os tipos de pele. No entanto, como qualquer produto de cuidado com a pele, é importante começar devagar e observar como sua pele reage.

Pode sair no sol com vitamina C no rosto?

Quanto à questão de se pode sair no sol com vitamina C no rosto, a resposta é sim, mas com uma ressalva. Embora a vitamina C seja um antioxidante que pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres induzidos pelo sol, ela não substitui o protetor solar. Portanto, mesmo quando você usa vitamina C, ainda deve aplicar protetor solar para obter a máxima proteção contra os raios UV.

Qual é a melhor vitamina C para o rosto?

A escolha da melhor vitamina C para o rosto depende de vários fatores, incluindo seu tipo de pele, suas preocupações específicas com a pele e seu orçamento. No entanto, em geral, procure produtos que contenham entre 10% e 20% de vitamina C e que estejam embalados em tubos opacos ou escuros para proteger o produto da luz e do ar, que podem degradar a vitamina C.

Quanto tempo a vitamina C começa a fazer efeito na pele?

O tempo que a vitamina C começa a fazer efeito na pele pode variar dependendo do indivíduo e da concentração do produto. No entanto, muitas pessoas começam a ver uma melhora na luminosidade e uniformidade do tom da pele após cerca de duas a quatro semanas de uso regular. Para resultados mais significativos, como a redução das linhas finas e rugas, pode ser necessário usar vitamina C por vários meses.

O que não pode usar junto com vitamina C?

Existem algumas substâncias que não devem ser usadas junto com vitamina C. Em particular, a vitamina C pode interagir negativamente com ingredientes como o peróxido de benzoíla e o retinol, tornando-os menos eficazes.

Além disso, a vitamina C pode aumentar a sensibilidade da pele aos AHAs e BHAs, portanto, se você estiver usando esses ingredientes, pode ser melhor usar vitamina C em um horário diferente do dia para evitar irritação. Como sempre, é melhor consultar um dermatologista antes de iniciar uma nova rotina de cuidados com a pele.

Qual o melhor horário para aplicar a vitamina C no rosto?

O melhor horário para aplicar a vitamina C no rosto pode depender de vários fatores, incluindo sua rotina de cuidados com a pele e seu estilo de vida. No entanto, muitos dermatologistas recomendam usar vitamina C pela manhã, pois seus antioxidantes podem ajudar a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres ao longo do dia. Além disso, a vitamina C pode aumentar a eficácia do protetor solar, tornando-a uma adição valiosa à sua rotina matinal de cuidados com a pele.

Qual idade pode usar vitamina C no rosto?

Não há uma idade específica para começar a usar vitamina C no rosto, mas muitos especialistas em cuidados com a pele recomendam introduzi-la em sua rotina a partir dos 20 anos, quando a produção de colágeno começa a diminuir. No entanto, é sempre importante lembrar que cada pele é única e as necessidades de cuidados com a pele podem variar dependendo de fatores como tipo de pele, preocupações com a pele e histórico médico.

O que passar no rosto após a vitamina C?

Após aplicar a vitamina C, é recomendável esperar alguns minutos para que o produto seja totalmente absorvido antes de prosseguir com o resto da sua rotina de cuidados com a pele. Em seguida, você pode aplicar um hidratante para selar a vitamina C e fornecer hidratação adicional à pele. Se estiver usando vitamina C pela manhã, o próximo passo deve ser a aplicação de um protetor solar de amplo espectro para proteger a pele dos raios UV, que podem causar danos à pele e neutralizar os benefícios da vitamina C.

Banner Dermaclub Seu Clube de Vantagens

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 21 de Outubro de 2019
Modificada em: 03 de Junho de 2024

artigos relacionados

Se você tem a pele oleosa, com certeza não vai usar os mesmos produtos de skincare de quem possui pele seca, certo? Para que a sua rotina de cuidados seja eficaz, antes de qualquer coisa é necessário descobrir qual o seu tipo de pele: oleosa, seca, mista ou normal. Cada um tem necessidades diferentes e específicas, como espinhas, cravos, ressecamento... E para cada problema, existe uma solução. Neste espaço, você encontra dicas para cuidar adequadamente do seu tipo de pele - confira!

Orientation message
For the best experience, please turn your device