Produtos relacionados
Não é novidade que a vitamina C proporciona uma série de benefícios à pele. Além de deixar o rosto mais luminoso, o ativo também ajuda a clarear e prevenir manchas, aumentar a potência do filtro solar e ainda evitar o surgimento precoce de rugas e da flacidez. Fora do mundo dos dermocosméticos, a vitamina C também leva o nome de ácido L-ascórbico - seu nome químico. Mas existe alguma diferença entre produtos que possuem a vitamina C pura e aqueles que têm seus derivados? Qual é o mais indicado para uso? O DermaClub entrevistou a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, que esclareceu todas essas questões.
Qual é a diferença entre a vitamina C pura e a vitamina C derivada?
Para essa dúvida, existe uma explicação científica: a vitamina C pura é a molécula do ácido ascórbico Que comprova e promove todos os benefícios que se espera quando aplicamos a Vitamina C na pele: luminosidade, clareamento, ação antioxidante e produção de colágeno quando em alta concentração, entre outros. Os derivados da vitamina C São moléculas criadas a partir do ácido L-ascórbico, mas com estruturas diferentes no final. Foram criadas para que tenham maior estabilidade e que sejam mais fáceis de desenvolver uma formulação, mas também não oferecem todos os mesmos benefícios que o ácido L-ascórbico oferece, nem na mesma potência.
O que é o ácido L-ascórbico?
É apenas o nome químico que se dá a vitamina C pura. O ativo pode ser criado em laboratório, ou extraído de fontes naturais, como frutas cítricas.
Qual é o mais indicado para uso?
A Drª Carolina avisa: “A vitamina C sendo pura ou com derivados, ela é uma molécula bem instável, então a sua efetividade vai depender muito da formulação completa, do tipo de veículo do produto, da concentração do ativo, entre outros fatores”. Para obter a máxima eficácia da Vitamina C é sempre ideal procurar pela Vitamina C pura, o Ácido L-ascórbico, em concentrações otimizadas, entre 10 e 15% para uma eficácia antioxidante, luminosidade, ação clareadora e de estímulo de colágeno e além disso tudo, que ainda tenha formulações com ativos sinérgicos para potencializar sua eficácia como o ácido ferúlico que duplica a eficácia antioxidante da Vitamina C pura.
Os benefícios do uso de produtos com vitamina C pura
- São antioxidantes que ajudam a prevenir rugas flacidez e outros sinais do envelhecimento da pele;
- Têm a função de estimular diretamente a produção do colágeno;
- Atuam nos melanócitos, células que influenciam no aparecimento de manchas;
- Diminuem a possibilidade de câncer da pele.
- Potencializam a ação do protetor solar
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 18 de Junho de 2019
Modificada em: 13 de Agosto de 2019

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!