Main content
pessoa-com-manchas-escuras-na-pele.jpg

Manchas escuras na pele: dermatologista fala causas e tratamento

Está sofrendo com manchas na pele? Dermaclub trouxe tudo o que você precisava saber para uniformizar o tom da sua pele.
18 abr 2024

As manchas escuras na pele, também conhecidas como hiperpigmentação, são um problema comum que pode surgir por diversas razões, como resultado de uma exposição excessiva ao sol ou até mesmo alterações hormonais. Independentemente da causa, essas manchas podem se tornar um incômodo estético significativo, afetando a uniformidade e a luminosidade da pele, além da autoestima de quem é acometido por elas.

 A boa notícia é que existem várias opções de tratamento disponíveis, desde cremes clareadores até procedimentos dermatológicos mais avançados e Dermaclub trouxe mais detalhes sobre isso, confira!

 

O que são manchas escuras na pele?

As manchas escuras na pele são áreas em que há um aumento na produção de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele. Essa hiperpigmentação pode ocorrer devido a diversos fatores, como exposição excessiva ao sol, envelhecimento, inflamação da pele, reações alérgicas ou condições genéticas e podem se manifestar como manchas isoladas ou extensas, afetando diferentes partes do corpo. 

 

O que causa as manchas escuras na pele?

As causas das manchas escuras na pele são variadas e podem vir de diversos fatores. A exposição ao sol é uma das principais, levando à produção excessiva de melanina como mecanismo de defesa da pele. 

Desequilíbrios hormonais, como os associados à gravidez ou contraceptivos, podem desencadear o surgimento de manchas, condições inflamatórias, como acne ou eczema, também podem contribuir para a hiperpigmentação. 

A genética de cada um também desempenha um papel super importante, tornando algumas pessoas mais propensas a desenvolver manchas escuras.

 

Como identificar manchas escuras na pele?

Identificar manchas escuras na pele requer uma análise cuidadosa e que deve ser realizada por um dermatologista. As características da mancha, como cor, bordas irregulares e tamanho, são avaliadas para determinar o diagnóstico preciso, já que o diagnóstico pode variar desde um melasma até um melanoma


Quais são os tipos de manchas escuras na pele?

Existem diversos tipos de manchas escuras na pele, cada uma com suas características distintas. O melasma, por exemplo, é comum em mulheres grávidas e está relacionado às mudanças hormonais que ocorrem durante a gestação. Por outro lado, as sardas são pequenas manchas escuras geralmente associadas à exposição ao sol, enquanto a hiperpigmentação pós-inflamatória pode surgir após ferimentos na pele, como uma sequela do processo de cicatrização. Cada tipo de mancha tem suas particularidades, mas todas podem causar desconforto estético e impactar a autoestima das pessoas.

As exposições diárias ao sol são uma das principais causadoras das manchas escuras na pele, além de também acarretar linhas finas, rugas, manchas e início de flacidez na pele do rosto. Pensando nisso foi desenvolvido o novo Skinceuticals Phloretin CF, um sérum anti-idade, com ação clareadora, que controla a hiperpigmentação para homogeneizar a tonalidade da pele, além de auxiliar na proteção de radiações UV, infravermelha e até da poluição. O produto é indicado para peles normais a oleosas.

 

Como evitar o aparecimento de manchas escuras?

A prevenção das manchas escuras na pele envolve práticas de cuidado consistentes, entre as quais a proteção solar se destaca como uma medida fundamental. O uso regular de protetor solar não só ajuda a prevenir danos causados pelos raios UV, mas também reduz o risco de hiperpigmentação, mantendo a pele uniforme e saudável.

Para potencializar ainda mais esses cuidados, o Sérum Antirrugas Retinol B3 da La Roche-Posay é uma excelente escolha. Este produto foi formulado com Retinol e Vitamina B3, ingredientes poderosos que oferecem alta eficácia anti-idade. O Retinol é conhecido por sua capacidade de acelerar a renovação celular, ajudando a suavizar rugas e linhas finas, enquanto a Vitamina B3 ajuda a fortalecer a barreira cutânea, melhorando a textura e a luminosidade da pele. 
 

Retinol te ajuda a resolver as manchas escuras na pele

 

Além disso, este sérum foi desenvolvido para oferecer máxima tolerância, tornando-o adequado até mesmo para peles sensíveis. Experimente e descubra os benefícios deste poderoso sérum anti-idade! , com e permite uma alta eficácia anti-idade e máxima tolerância para as peles sensíveis.


Devo me preocupar com as manchas escuras na pele?

Embora nem todas as manchas escuras sejam motivo de preocupação, é crucial monitorar qualquer mudança na cor, forma ou tamanho. Manchas que apresentam esses tipos de alterações podem indicar condições mais sérias, como câncer de pele. 

Assim, a atenção aos detalhes e a busca por avaliação médica são essenciais para garantir a identificação precoce de problemas potenciais. No entanto, muitas manchas escuras são benignas e podem ser tratadas esteticamente se causarem desconforto estético.

 

Como tratar as manchas escuras na pele?

O tratamento das manchas escuras na pele varia de acordo com a causa e a gravidade. Para alguns casos, como melasma, o uso de agentes despigmentantes, como hidroquinona, pode ser recomendado. No mais, procedimentos dermatológicos, como peelings químicos ou laser, séruns e cremes também são opções super eficazes para remover ou clarear manchas. 

 

Dermaclub conta com um clube de vantagens na compra desse e outros produtos em nosso site, faça já o seu cadastro e aproveite seus pontos para conseguir novos produtos!

 

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!

**Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

artigos relacionados

Se você tem a pele oleosa, com certeza não vai usar os mesmos produtos de skincare de quem possui pele seca, certo? Para que a sua rotina de cuidados seja eficaz, antes de qualquer coisa é necessário descobrir qual o seu tipo de pele: oleosa, seca, mista ou normal. Cada um tem necessidades diferentes e específicas, como espinhas, cravos, ressecamento... E para cada problema, existe uma solução. Neste espaço, você encontra dicas para cuidar adequadamente do seu tipo de pele - confira!

Orientation message
For the best experience, please turn your device