Main content
Pessoa com mancha escura na pele

Manchas escuras na pele: dermatologista fala causas e tratamento

Explore as razões por trás das mais diversas manchas escuras na sua pele nesse blog post do Dermaclub! Saiba tipos, causas e tratamentos.
18 abr 2024

Queimaduras de sol, melasma, manchas de acne ou câncer de pele? São tantas as causas para as diversas manchas escuras que podem aparecer em nossa pele que fica difícil discernir entre cada uma delas, não é? Mas o Dermaclub veio para te ajudar e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema! Nós conversamos com a dermatologista Dra. Mayara Nascimento e trouxemos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre as manchas escuras na pele. Confira!

Índice

O que são manchas escuras na pele?

Manchas escuras na pele podem ser um sinal de diversos problemas de saúde, desde condições benignas ou até mesmo um descuido, até doenças graves. Essas manchas podem ter diferentes tonalidades e tamanhos, e podem aparecer em qualquer parte do corpo.

As causas mais comuns de manchas escuras na pele podem ir desde uma simples exposição ao sol na qual você esqueceu ou não aplicou protetor solar o suficiente, até gravidez ou uso de certos medicamentos.

Essas manchas escuras na pele podem indicar também condições como melanoma, uma forma agressiva de câncer de pele. Por isso, o Dermaclub reforça a importância de estar atento a qualquer mudança na cor ou aparência da pele, especialmente se as manchas forem irregulares, tiverem bordas mal definidas ou crescerem rapidamente.

Vale dizer que se você for uma pessoa com histórico familiar de câncer de pele, pele clara e muitas pintas deve tomar cuidado redobrado e fazer exames regulares com um dermatologista, já que essas são características comuns entre pessoas que costumam descobrir essas condições de saúde.

O que causa as manchas escuras na pele?

As manchas escuras na pele são alterações de pigmentação que podem surgir em qualquer parte do corpo, e são comumente causadas por uma produção excessiva de melanina, sendo o pigmento responsável pela coloração da pele, cabelos e olhos.

Há diversos fatores que podem levar a essa hiperpigmentação, como exposição solar, envelhecimento, acne, gravidez e uso de certos medicamentos, podendo a mancha escura na pele ainda variar em cor, tamanho e forma, sendo uniformes ou irregulares.

Existem diversos tipos de manchas escuras e diversas apresentações clínicas, e, também existem manchas provocadas por alteração psicogênica, quando os pacientes manipulam a própria pele, resultando em alguma inflamação que pode deixar uma mancha residual, isso a gente chama de hiperpigmentação pós-inflamatória. Tem diversas causas para o aparecimento de manchas escuras e quem vai diagnosticar e determinar qual foi a causa e avaliar o tratamento é realmente o médico dermatologista.” ressalta a médica.

Qual doença causa manchas escuras na pele?

Diversas doenças podem causar manchas escuras na pele, como o fotoenvelhecimento, melasma, cloasma, alergia, queimadura na pele, resistência insulínica, diabetes, síndrome metabólica e também a exposição solar em relação ao câncer de pele.” afirma a Dra. Mayara.

Além disso, desequilíbrios hormonais, como os associados à gravidez ou contraceptivos, podem desencadear o surgimento de manchas, condições inflamatórias, como acne ou eczema, também podem contribuir para a hiperpigmentação.

A genética de cada um também desempenha um papel super importante, tornando algumas pessoas mais propensas a desenvolver manchas escuras.

Como identificar manchas escuras na pele?

A identificação de manchas escuras na pele requer uma observação cuidadosa das características dessas manchas. As manchas podem variar em cor, de marrom claro a preto, e podem ser uniformes ou ter várias cores, mas se você desconfiar de algo, não hesite em procurar atendimento médico.

As manchas escuras na pele também podem variar em tamanho e forma, podendo ser redondas, ovais ou irregulares e aparecer em qualquer parte do corpo, embora sejam mais comuns em áreas expostas ao sol, como rosto, mãos e braços.

Segundo a dermatologista “O próprio paciente pode fazer o autoexame, olhar todas as lesões e identificar essas manchas escuras. Porém, existem algumas áreas que são mais difíceis de ver e conseguir identificar, como nas costas e área íntima. Na consulta dermatológica, o médico vai fazer um exame corporal total onde o paciente irá tirar toda a roupa e o médico analisará todas as manchas. Muitas vezes é utilizado um instrumento chamado dermatoscópio, que amplia a lesão em dez vezes para ser possível identificar sinais de uma possível malignidade ou não.

Ela ainda complementa, em relação à cor da manchaExistem diversos tipos de manchas escuras na pele e a avaliação por nós dermatologistas também pode ser feita conforme a profundidade da mancha. Então, manchas mais superficiais vão ser mais amarronzadas e as manchas mais profundas que atingem a derme vão ter um aspecto mais acinzentado.” afirma.

Manchas escuras na pele pode ser diabete?

Sim, manchas escuras na pele podem ser um sinal de diabete. Uma condição chamada acantose nigricans é comumente associada ao diabete e à resistência à insulina, isso porque ela se manifesta em áreas de pele escurecida e espessada.

A diabetes que pode ser tipo 1 ou tipo 2, garante uma condição clínica que é a resistência à insulina, a principal fisiopatologia da doença. Então por conta disso, esse paciente pode, sim, apresentar manchas escuras. Em geral, são em áreas de dobras, na área do pescoço, axila e virilha. São apresentações bem características de quem tem essa condição.” complementa a médica.

Essas manchas podem parecer “sujas”, mas, na verdade, são alterações na pigmentação da pele. Além disso, a diabete mal controlada pode levar a problemas circulatórios que resultam em manchas escuras na pele, principalmente nas pernas.

Quais são os tipos de manchas escuras na pele?

As manchas escuras na pele são alterações de pigmentação que podem surgir em qualquer parte do corpo, e podem ser causadas por diversos fatores, vamos ver alguns tipos e condições comuns das manchas escuras na pele:

  • Melasma: “são manchas escuras que aparecem no rosto e em áreas expostas ao sol”. Essas manchas aparecem especialmente nas bochechas, testa e nariz e geralmente causadas por alterações hormonais durante a gravidez ou uso de pílulas anticoncepcionais;
  • Cloasma: “que é quando essas manchas aparecem durante a gestação.” relata a doutora.
  • Melanoses Solares: “é um tipo de mancha provocado principalmente pelo envelhecimento e pela exposição ao sol, caracterizada por várias manchas marrons pequenas, que vão crescendo conforme o paciente vai envelhecendo e aumentando a idade”;
  • Sardas: “As efélides, conhecidas popularmente como sardas, que são também um tipo de mancha escura na pele.” São manchas pequenas e escuras que aparecem em pessoas com a pele clara, principalmente em áreas expostas ao sol;
  • Pintas: manchas escuras que podem ser congênitas ou adquiridas ao longo da vida, e que podem se tornar cancerosas em alguns casos;
  • Hematomas: manchas escuras causadas por lesões na pele, como pancadas ou cortes;
  • Hiperpigmentação pós-inflamatória: “é quando o corpo tem alguma inflamação e conforme ele melhora e vai cicatrizando, essa mancha escura na pele pode se formar. Isso pode acontecer tanto por uma queimadura, quanto por qualquer tipo de inflamação, como a proveniente de uma acne.”
  • Câncer de pele: “As manchas escuras mais preocupantes são as provocadas pelo câncer de pele. Existe um tipo de câncer de pele que é o melanoma que pode se apresentar mediante uma mancha escura. Por isso a necessidade do acompanhamento médico.”
  • Acantose Nigricans: “são manchas escuras provocadas por alterações no metabolismo, que podem ocorrer quando o paciente tem uma resistência à insulina ou quando tem diabetes. Essa  pigmentação ocorre geralmente em área de dobras, principalmente no pescoço, axila e virilha” 

Como evitar o aparecimento de manchas escuras?

A melhor forma de evitar o aparecimento de manchas escuras é realmente tendo um acompanhamento médico. Além disso, evitar a exposição solar e fazer o uso do protetor solar de forma adequada também é primordial.

Em pacientes que tem uma tendência e uma preocupação maior em relação às manchas, a gente sempre recomenda, principalmente na região do rosto, que o paciente use um protetor solar com um FPS maior do que 50, na quantidade adequada e também que esse protetor tenha uma cobertura de cor, que dá um efeito de maquiagem e também garante uma maior proteção, prevenindo a piora das manchas existentes e evitando o surgimento de novas manchas.” afirma a dermatologista Mayara.

Adotar uma rotina de cuidados com a pele que inclua proteção solar diária, é então primoridial. O protetor solar facial UV-Pigment Control da Vichy, pode ajudar a proteger a pele dos raios UVA e UVB, conhecidos por causar danos à pele e contribuir para a hiperpigmentação.

O protetor solar da Vichy pode te ajudar a combater manchas escuras na pele

Além disso, produtos como os séruns podem ser úteis para reduzir a aparência das manchas escuras existentes, dependendo dos ativos presentes em cada um. Esses produtos contêm ingredientes que ajudam a diminuir a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele e que, em excesso, causa as manchas escuras.

Devo me preocupar com as manchas escuras na pele?

Sim, devemos nos preocupar com as manchas escuras na pele! E sempre procurar um médico dermatologista especializado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, porque essa mancha escura pode ser só uma questão estética, mas também pode ser um câncer de pele. Então o médico responsável por avaliar, diferenciar e determinar o diagnóstico e o tratamento é um médico dermatologista.” afirma a médica.

Portanto, é importante monitorar qualquer mudança na aparência ou tamanho dessas manchas. Se você notar que uma mancha escura está crescendo, mudando de forma, tornando-se irregular nas bordas, ou apresentando várias cores, deve procurar atendimento médico imediatamente.

Além disso, se uma mancha escura estiver causando desconforto, coceira, sangramento ou dor, isso também pode ser motivo de preocupação. A melhor maneira de prevenir a hiperpigmentação é proteger a pele dos raios ultravioleta do sol, usando protetor solar regularmente e evitando a exposição ao sol durante as horas de pico e utilizar proteção solar todos os dias (mesmo nos dias nublados).

Como tratar as manchas escuras na pele?

O tratamento para manchas escuras da pele depende muito de qual tipo de mancha. Mas, como base pilar, o início de qualquer tipo de tratamento é o uso do protetor solar, até para o paciente que tem câncer de pele. Então dependendo dessa mancha escura pode-se utilizar cremes clareadores com alguns ativos específicos. E nesses casos, o creme será diferente quando é no rosto ou no corpo. Deve ser pensado uma combinação de tratamentos tópicos específicos, mas sempre dependendo da área e do tipo da mancha.” explica a doutora.

O lançamento mais recente da La Roche-Posay é para aqueles que enfrentam manchas na pele do rosto, o Mela B3 da La Roche-Posay é uma excelente opção de tratamento. Este sérum concentrado possui uma fórmula única com Melasyl, um novo ativo patenteado que combate a hiperpigmentação de maneira inovadora, interceptando o excesso de melanina antes que cause diferenças de tonalidade na pele.

Este produto tem eficácia clínica comprovada em todos os tons de pele e previne o reaparecimento das manchas, reduzindo a hiperpigmentação em 85% em apenas 8 semanas, respeitando sempre o tom natural da pele. Além disso, o Mela B3 também contém niacinamida a 10%, uma forma de vitamina B3 solúvel em água, conhecida por sua capacidade de acalmar a pele, fortalecer a barreira cutânea e corrigir manchas, experimente.

Niacinamida ajuda a tratar manchas escuras na pele

Por fim, o Ácido Hialurônico é conhecido por suas propriedades hidratantes, ajudando a manter a pele hidratada e saudável. Juntos, esses ingredientes trabalham para reduzir as diferenças de tonalidade, uniformizar e reparar a pele.

Além disso, existem tratamentos que podem ser feitos no consultório também, com formato adjuvante, para acelerar o clareamento dessas manchas, então a gente pode, sim, utilizar peelings, lasers e micro-agulhamento, que vão fazer com que esse clareamento ocorra de forma mais rápida e efetiva. Mas a base do tratamento é sempre o protetor solar e uma boa rotina de skincare ou de cuidados para pele voltado para queixa do paciente.”

No entanto, é importante lembrar que a causa subjacente das manchas pode variar significativamente de pessoa para pessoa e o tratamento mais eficaz dependerá dessa causa. Procure a ajuda de um dermatologista, que poderá avaliar a sua pele, determinar a causa das manchas e recomendar o tratamento mais adequado para o seu caso específico.

Descubra todos os produtos aprovados por dermatologistas disponíveis no Dermaclub! Além de encontrar qualidade e preço, você também ganha pontos a cada compra, que podem ser usados para adquirir ainda mais produtos. Comece a fazer suas compras agora e desfrute das vantagens!

Quais cuidados tomar quando tem manchas escuras na pele?

Se você notar manchas escuras na sua pele, o primeiro passo é não entrar em pânico. Monitore essas manchas e procure um dermatologista que você confia para entender melhor o seu quadro.

A Dra. Mayara elucida algumas recomendações: “Exposição solar sempre com o uso do protetor solar na quantidade adequada e produtos de qualidade. Se tiver expondo-se ao sol, sempre procurar a sombra, a sombra tem 70% menos de radiação. E abusar também da barreira física, sendo o uso de boné, óculos e blusas de proteção contra o sol. Nesses casos das roupas, precisa procurar o FPU, que é a unidade de medida, que é ideal que seja maior do que 40.”

Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, pois os raios ultravioleta do sol podem piorar a hiperpigmentação e aumentar o risco de câncer de pele.

Dermaclub conta com um clube de vantagens na compra desse e outros produtos em nosso site, faça já o seu cadastro e aproveite seus pontos para conseguir novos produtos!

Banner Dermaclub, seu clube de vantagens

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicado em: 18 de Abril de 2024

Modificado em: 12 de Julho de 2024

 

Dra Mayara Nascimento
 

palavra do dermatologista

DRA. MAYARA NASCIMENTO

Dermatologista Adjunta do Hospital Clementino Fraga Filho-UFRJ, especializada em Cosmiatria e pele negra. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com pós-graduação pelo Instituto de Dermatologia Rubem David Azulay (IDRDA). Realizou Fellowship em Cosmiatria na USP e Unifesp. Atende no Fórum Ipanema e no Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro. Instagram: @dramayaranascimento.
 
 
 

palavra do dermatologista

Dra Mayara Nascimento

DRA. MAYARA NASCIMENTO

Dermatologista Adjunta do Hospital Clementino Fraga Filho-UFRJ, especializada em Cosmiatria e pele negra. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com pós-graduação pelo Instituto de Dermatologia Rubem David Azulay (IDRDA). Realizou Fellowship em Cosmiatria na USP e Unifesp. Atende no Fórum Ipanema e no Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro. Instagram: @dramayaranascimento.
Orientation message
For the best experience, please turn your device