Se você está em busca de um sabonete para pele oleosa, veio ao lugar certo! A limpeza do rosto com oleosidade e espinhas é uma etapa fundamental nos cuidados de skincare. A higiene ajuda a amenizar aquele aspecto gorduroso, remover o brilho excessivo e diminuir a aparência dos poros dilatados. Além de todos esses benefícios, lavar o rosto com o produto certo também ajuda a remover a sujeira acumulada ao longo do dia que leva à formação de cravos e espinhas na pele.
Mas, afinal de contas, qual é o melhor sabonete para pele oleosa? Um produto com ácido salicílico pode ajudar no controle da oleosidade e da acne? O DermaClub entrevistou a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, para esclarecer essas e outras dúvidas sobre o dermocosmético. Veja só!
Pele oleosa e acneica: o que é? Conheça as características
A pele oleosa é uma pele que possui a produção de sebo pelas glândulas sebáceas aumentadas. Essa condição se torna mais comum durante a adolescência por conta dos estímulos hormonais - quando os jovens começam a ter um aumento no hormônio testosterona, que estimula a glândula sebácea a produzir mais oleosidade, e assim, facilitando a formação e aparecimento das espinhas, como explica a dermatologista: “As características desse tipo de pele variam entre ter os poros mais dilatados, o rosto brilhoso, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo) e a formação de lesões de acne, cravos e espinhas, devido ao excesso de oleosidade junto com a queratina na pele”, explicou.
Qual é o melhor sabonete para pele oleosa e com acne?
Produtos relacionados
O sabonete para espinhas e pele oleosa ideal é aquele tem benefícios como a limpeza profunda dos poros e redução das espinhas e cravos, além de ser não comedogênico. “Um ativo que é bem eficaz e está presente em quase todos os sabonetes para a pele oleosa e acneica é o ácido salicílico. Ele possui uma função adstringente, que minimiza a oleosidade, além de ser um queratolítico e antimicrobiano. Outro componente que também é interessante e complementa o ingrediente anterior é o ácido glicólico”, ressaltou Carolina.
Para potencializar os benefícios da fórmula procure por ativos que estimulam a renovação celular como LHA que irá auxiliar na desobstrução dos poros e agirá em sinergia com outros ativos, como o ácido salicílico.
5 opções de sabonete para pele oleosa e com acne
-
Blemish+Age Cleansing Gel
-
Effaclar Concentrado
-
Effaclar Alta Tolerância
-
Normaderm PhytosSolution
-
Normaderm Gel de Limpeza Profunda
Quantas vezes devemos usar o gel de limpeza ou sabonete para espinhas?
O sabonete para acne e pele oleosa não deve ser usado em excesso. “O ideal é utilizar o produto duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Como ele tem uma ação detergente, acaba removendo o manto hidrolipídico, que é essa proteção responsável pela hidratação natural da pele. E se é utilizado em excesso, pode levar ao efeito rebote da oleosidade”, atentou.
Rotina de skincare com sabonete para espinhas
Diurna:
- 1. Lave o rosto com gel de limpeza adequado para esse tipo de pele, fazendo movimentos circulares com as mãos ou com uma escovinha elétrica;
- 2. Aplique o seu tratamento ou hidratante para a pele por todo o rosto e espere a região absorver o produto;
- 3. Finalize com o protetor solar com FPS 30 ou mais.
Noturna:
- 1. Remova a maquiagem com água micelar até o algodão sair limpo;
- 2. Lave o rosto com gel de limpeza adequado para esse tipo de pele,, repetindo o mesmo procedimento que fez pela manhã;
- 3. Finalize com o seu tratamento noturno.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 30 de Outubro de 2018
Modificada em: 27 de Dezembro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!