Descubra como as manchas escuras na pele madura surgem e os melhores tratamentos para clareá-las
A formação de manchas na pele pode não ser o único problema que surge no rosto ou no corpo, mas certamente é o que mais incomoda. Além das marcas que aparecem por conta de alterações hormonais, como o uso do anticoncepcional ou gravidez, e de inflamações na pele, como a acne, a radiação solar é outra grande causadora dessas imperfeições. Mas você sabe quais são os tipos de manchas solares que podem surgir na pele? Listamos 5 versões desse desconforto e algumas opções de tratamento para removê-las.
1. Melasma
As manchas de melasma surgem, normalmente, após a gravidez ou durante o uso de pílula anticoncepcional, mas exposição solar também é outro motivo para essas imperfeições. As marcas se formam com maior probabilidade no buço, nas maçãs do rosto e na testa. Por outro lado, elas também aparecem no colo, costas e braços, mas só em casos raros.
2. Sardas
As sardas são consideradas um verdadeiro charme para algumas pessoas. Essas pequenas manchas normalmente surgem em quem possui predisposição genética e sensibilidade ao sol. Elas podem aparecer na coloração avermelhada ou marrom clara em pessoas de pele clara e ruiva.
3. Melanoma
Melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele, que pode surgir de pintas novas ou que já estavam no corpo há muito tempo, podendo mudar suas características. é uma mancha superficial na pele, que pode apresentar mais de uma cor ou ser assimétrica. Outro tipo é o nodular, que possui cor azul-enegrecido, vermelho-azulado ou até não ter cor - ser amelanótico
4. Melanose
A melanose é definida como marcas escuras que aparecem na pele por conta do acúmulo de danos solares ao longo dos anos. Elas podem aparecer no corpo inteiro, inclusive nas regiões mais expostas: colo, braços, rosto e mãos são locais bem habituais para o surgimento dessas manchas, que se manifestam a partir dos 40 ou 50 anos de idade.
5. Fitofotodermatose (mancha do limão)
Essa mancha é formada através de uma queimadura causada pela reação do componente químico do limão quando entra em contato com a radiação solar. Quando manipulamos essa fruta, muitas vezes não adianta só lavar as mãos ou a pele para remover o suco da fruta, é preciso usar protetor solar para não queimar a região.
Como clarear as manchas na pele causadas pelo sol?
1. Aplicar protetor solar com FPS alto todos os dias.
PRODUTOS RELACIONADOS
2. Invista em um produto com ácido glicólico, vitamina C ou outro ácido tranexâmico.
PRODUTOS RELACIONADOS
3. Faça esfoliação com frequência na pele manchada.
PRODUTOS RELACIONADOS
4. Fazer peeling químico regularmente, de acordo com a indicação médica.
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 19 de Julho de 2021
Modificada em: 16 de Agosto de 2022