Main content
Mulher examinando os sinais de estresse na pele, entendendo como ele prejudica a saude da cutis e dicas para prevenir seus efeitos.

Descubra os sinais de estresse na pele, como ele prejudica a sua saúde e dicas para prevenir seus efeitos

Sabe-se que o estresse é um dos maiores causadores de doenças, incluindo depressão, complicações cardiovasculares, obesidade, câncer, entre outras. Sendo assim, já era de se esperar que o maior orgão do corpo também pudesse ser atingido. Por mais que seja
26 ago 2015

Sabe-se que o estresse é um dos maiores causadores de doenças, incluindo depressão, complicações cardiovasculares, obesidade, câncer, entre outras. Sendo assim, já era de se esperar que o maior orgão do corpo também pudesse ser atingido.

Não dá pra negar: o estresse é o mal do século! Esse problema pode causar uma série de doenças que afetam todo nosso organismo, como ansiedade, depressão, complicações cardiovasculares e até mesmo a nossa pele. Pode parecer uma grande surpresa para muitos, mas a pele é bastante afetada por estas reações fisiológicas, que podem acarretar diversos problemas, como surto de acne, sensibilidade e o ressecamento. Entrevistamos a dermatologista Gabriella Albuquerque que explicou como combater e prevenir os efeitos do estresse na pele.

Da acne ao envelhecimento: saiba como o estresse age na pele

De acordo com a Drª Gabriella, os radicais livres são os grandes vilões de todo o processo. “O estresse acelera a produção de radicais livres que irão neutralizar as proteínas, como o colágeno, e agilizar o processo de envelhecimento. Além disso, pode piorar doenças cutâneas que sabidamente estão relacionadas a estresse emocional como a acne, a psoríase, o vitiligo, dermatite seborreica, reações alérgicas e reações da pele relacionadas ao fotossensibilidade, como rosácea e lúpus” explicou a médica.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Conheça os maiores efeitos do estresse na pele:

- Espinhas;
- Perda de viço;
- Amarelamento do rosto;
- Remodelamento da gordura, aumentando a circunferência da barriga e do pescoço;
- Queda de cabelo;
- Enfraquecimento das unhas.

Como prevenir os efeitos do estresse na pele?

A Drª Gabriella indica desde uma educação alimentar até o uso de dermocosméticos: “O consumo de fibras na dieta e a restrição de carboidratos e açúcares podem reduzir os radicais livres. Além disso, o uso de antioxidantes com textura sérum aplicados diretamente na pele e contendo vitamina C, E e ácido Ferúlico também são eficazes”.!** produtos: 210, 878 **!

PRODUTOS RELACIONADOS

Estresse x sensibilidade: hidratação já!

O estresse ainda pode promover sensibilidade, o que não quer dizer que toda pele sensível é causada pelo sintoma. Independente do motivo, esse tipo de pele precisa de hidratação, por mais que tenha áreas oleosas. é como um muro dilapidado, faltando tijolos. Assim, as partes podem ser recompostas com substâncias hidratantes, como as que possuem na água termal. Ela pode ser usada em diversas situações, como na remoção da maquiagem e higienização da pele, além de ser ideal para todos os tipos de pele. Para rostos sensíveis ainda é mais interessante, já que, desde de 1800, o termalismo vem mostrando suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 26 de Agosto de 2015
Modificada em: 22 de Julho de 2021


Image

palavra do dermatologista

DRA. GABRIELLA ALBUQUERQUE
CRM: 52.71503-4

A Dra. Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ao longo de sua carreira, a Dra. Gabriella tem capítulos de livros publicados, artigos em revistas dermatológicas e ministra aulas em diversos congressos, cursos e workshops para outros dermatologistas.


palavra do dermatologista

Image

DRA. GABRIELLA ALBUQUERQUE
CRM: 52.71503-4

A Dra. Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ao longo de sua carreira, a Dra. Gabriella tem capítulos de livros publicados, artigos em revistas dermatológicas e ministra aulas em diversos congressos, cursos e workshops para outros dermatologistas.

Orientation message
For the best experience, please turn your device