Quem usa ácidos na rotina de skincare, consegue notar várias melhorias na pele. Entre os benefícios dessas substâncias, podemos ressaltar a esfoliação química, renovação celular, clareamento de manchas, tratamento da acne e o auxílio do rejuvenescimento. Os mais famosos são os AHAs, conhecidos como alfa-hidroxiácidos. Quer saber tudo essas substâncias milagrosas? O DermaClub bateu um papo com a dermatologista Lilia Guadanhim que revelou as vantagens de incluir esses ácidos no seu ritual de beleza diário.
O que são AHAs?
A Drª Lilia explica que os ácidos AHAs são alfa-hidroxiácidos ou ácidos carboxílicos orgânicos com um grupo hidroxila ligado na posição alfa do grupo carboxil. Resumindo: essas substâncias servem para um tudo! “Muitos AHAs são presentes em alimentos e frutas, como nas uvas, caldo de cana e açúcar de beterraba”, revelou. Ela ainda ressalta que o ácido glicólico é o representante mais famoso do grupo dos AHAs, acompanhado pelos ácidos lático, cítrico, mandélico, ascórbico (vitamina C) e málico.
Ácidos AHAs: como eles agem na pele? Conheça os benefícios dos alfa-hidroxiácidos
Esse grupo de ácidos possui diversas finalidades e ações na pele, entre elas, uma ação esfoliante, permitindo o efeito de renovação celular. A médica também não pode deixar de citar outros benefícios importantes dessas substâncias: “Os AHAs melhoram a hidratação e possuem efeito queratolítico, sendo úteis no tratamento de áreas ásperas e também no tratamento de pacientes com acne”. Além disso, eles também estimulam e aceleram a produção de colágeno, podendo ser utilizados no tratamento e na prevenção dos sinais do envelhecimento.
Como incluir um ácido AHA na rotina de skincare?
Os AHAs podem ser usados combinados ou isolados a outros hidroxiácidos ou ativos no tratamento de pacientes com acne, na prevenção e no tratamento de envelhecimento, em áreas ásperas, como em pacientes com queratose pilar e até na abordagem demarcas. Os produtos podem ser usados na rotina matinal (sempre acompanhado por um protetor solar) ou noturna, diariamente ou em dias alternados de acordo com a indicação e as características de cada paciente.
Por outro lado, Drª Lilia faz um alerta para quem pretende incluir os ácidos na rotina de skincare: “Como são ativos potentes e que podem irritar a pele, é importante consultar um médico dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para saber se essa é a melhor estratégia para tratar a sua pele”.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
PRODUTOS RELACIONADOS
Publicada em: 25 de Agosto de 2020
Modificada em: 19 de Janeiro de 2023